Forum Pplware

Versão Completa: Fazer backup de base de dados mysql
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Viva!

Gostaria de saber se me podem ajudar neste problema.

Tenho um disco de rede (nas) lenovo ix2, que tem o sistema em linux, e permite ter um site alojado nele com respectiva base de dados em mysql. Tenho acesso ao disco pelo browser, ou pelo shell do linux, também tenho acesso ao shell do mysql.

Aquilo que gostaria de saber é se existem alguns comandos linux para fazer backups das base de dados que criei no mysql? Neste momento o site está online, e a base de dados funciona muito bem, só preciso de fazer backups para estar descansado. Smile

Cumprimentos
$ mysqldump --opt -u [uname] -p[pass] [dbname] > [backupfile.sql]

Código:
mysqldump database_name > database_name.sql

Código:
mysqldump --databases database_one database_two > two_databases.sql

Código:
mysqldump --all-databases > all_databases.sql
Só para esclarecer uma duvida. Dou um destes comandos no shell do linux, e vai-me colocar o backup no directório onde eu estiver?

Sempre agradecido,
José
Outra duvida. Alguém me sabe dizer onde encontrar as minhas pastas? Fiz dir e aparecem-me varias pastas e não consigo encontrar o caminho para as pastas do utilizador.


root@ix2:/# dir
bin   debug  etc   initrd  lib64  nfs  opt   ram  sbin     sys  usr
boot  dev    home  lib     mnt    oem  proc  run  selinux  tmp  var
root@ix2:/#


Em que directório devo entrar? Supostamente seria home, mas esse directório tem dentro o directório default, e dentro desse não existe nada, nem directórios nem ficheiros.
Desculpem-me a minha ignorância, mas tenho poucos conhecimentos de linux.

Agradecido,
José
Se fizeres cd /home que te devolve?
Se tiveres o  phpMyAdmin instalado tambem o podes fazer por lá.
(06-03-2015 20:36)eSkiSo Escreveu: [ -> ]Se tiveres o  phpMyAdmin instalado tambem o podes fazer por lá.
Eu tenho um NAS lenovo ix2 e não tem esse software disponivel.

Terei de fazer através do shell linux por ssh.
Andei a mexer no comando su a tentar mudar de utilizador para tentar aceder as pastas de utilizador, para ai colocar o ficheiro de backup, mas acabei por alterar a password de root para aceder ao mysql sem saber, deixei de ter acesso à base de dados do meu blog, fiquei sem saber o que fazer, acabei por repor a password padrão do mysql e consegui resolver o problema, mas não estraguei tudo por pouco!!! Smile

Agora com tudo a funcionar, quero-me concentrar no backup.

Duvidas que ainda tenho:
- Este comando para o backup "$ mysqldump --opt -u [uname] -p[pass] [dbname] > [backupfile.sql]" é dado no shell do linux? 
- E coloca o ficheiro resultante no diretorio corrente?
(06-03-2015 17:29)RicardoGaio Escreveu: [ -> ]Se fizeres cd /home que te devolve?
Depois de ter feito uma pergunta no forum da lenovo recebi a resposta deles. O caminho para as pastas de share que eu criei é: " cd mnt/pools/A/A0 ".

Problema resolvido.
URL's de Referência