Forum Pplware

Versão Completa: TMN com ligação automática e gratuita ao Wi-Fi através do cartão SIM do telemóvel
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Citar:A TMN reforça uma vez mais a sua liderança no acesso à Internet sem fios e implementa uma nova tecnologia, denominada EAP-SIM, que possibilita autenticar automaticamente a ligação ao serviço Wi-Fi através do telemóvel. Com esta funcionalidade, que permite uma maior rapidez e acessibilidade ao serviço, a TMN posiciona-se como operador pioneiro no lançamento do EAP-SIM a nível mundial, sendo o segundo operador da Wireless Broadband Alliance (WBA) – a principal organização internacional promotora do serviço Wi-Fi – a permitir aos utilizadores do Wi-Fi entrar na Internet, através das credenciais do SIM-CARD do telemóvel, sem terem de introduzir user name e password.

Serviço Wi-Fi no telemóvel

Em resultado da implementação de uma nova funcionalidade de autenticação do
Wi-Fi, os clientes da TMN podem a partir de hoje aceder à Internet através do telemóvel, em qualquer um dos mais de 1500 hotspots Wi-Fi, só com um simples clique, sem terem de introduzir username e password, dados até à data obrigatórios na ligação à Internet sem fios. Uma vez assegurada de forma automática a autenticação e sendo a ligação feita apenas através de um clique, o acesso à Internet sem fios no telemóvel é agora mais fácil.

A facilidade apresentada pela TMN consiste na introdução na rede Wi-Fi de uma tecnologia inovadora – designada 802.1x, que permite proceder à autenticação do utilizador através das credenciais do SIM-CARD do telemóvel (EAP-SIM) –, a qual vem reforçar a segurança no acesso ao serviço, não só por dispensar a utilização de passwords, mas ainda por assentar num protocolo de segurança mais evoluído.

Esta nova funcionalidade passou a impor-se como uma necessidade da oferta da TMN à medida do crescimento, cada vez mais acentuado em todo o Mundo, do número de equipamentos com tecnologia Wi-Fi. A TMN propõe-se alargar o âmbito de utilização do serviço Wi-Fi à maioria dos seus terminais, com maior incidência nos smartphones e nas placas de Banda Larga móvel, com vista a que a breve trecho qualquer cliente Banda Larga TMN ou Sapo possa aceder ao serviço Wi-Fi em regime de plug and play.

Serviço Wi-Fi no PC portátil

Adicionalmente, os clientes Sapo ADSL, Telepac ADSL e Meo vão poder continuar a aceder gratuitamente à Internet (até 2GB/mês de tráfego realizado em Portugal), até 31 de Dezembro de 2009, nos locais públicos com cobertura Wi-Fi da PT. Para aderir a esta campanha, não sujeita a fidelização, basta aceder à Área de Clientes SAPO ADSL, disponível em http://clientes.sapo.pt, a http://clientes.telepac.pt, no caso dos clientes Telepac ADSL, e a http://www.meo.pt, para clientes Meo.

A TMN, que integra o serviço Wi-Fi disponibilizado pelo Grupo PT, apresenta uma cobertura internacional com 30.000 Zonas de Internet sem Fios (HotSpots) e uma cobertura nacional formada por mais de 1500, distribuídas de Norte a Sul do país e abrangendo diversos espaços públicos.

Para além de o serviço Wi-Fi estar incluído nos tarifários Banda Larga móvel da TMN, mantendo-se a gratuidade do acesso ao Wi-Fi para clientes Sapo ADSL, Telepac ADSL e Meo, a TMN possibilita agora o acesso ainda mais rápido e fácil ao serviço através do telemóvel, reforçando a sua liderança a nível nacional e o seu pioneirismo a nível mundial na massificação do acesso à Internet sem fios.

Fonte: Site Portugal Telecom
[Imagem: eapsim.jpg]


Mais info sobre esta tecnologia: link
URL's de Referência