Forum Pplware

Versão Completa: UBUNTU 8.10 LTSP
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas tardes a todos....

Depois de passar por um tópico sobre ThinClients resolvi este, se acharem que devia estar nesse tópico agradecia que o movessem para lá.

Na minha escola existem alguns computadores obsoletos e resolvi implementar (com uma das minhas turmas) uma solução Terminais Leves (LTSP).

A ideia inicial é criar uma pequena rede a funcionar assim, e depois se a coisa resultar bem partir para algo mais abrangente, nomeadamente disponibilizar PC's na sala de alunos para este poderem aceder à Internet, realizarem trabalhos e porque não jogarem qualquer coisa on-line .

Para iniciar o projecto e olhando para os recursos existentes decidi colocar como servidor uma máquina com estas características:
P IV
3 X 256 MB Ram
20 GB HD
2X Ethernet

Para os terminais tenho máquinas desde Pentium até PIII

Para minha surpresa a instalação do servidor foi bastante simples, onde apenas tive de configurar o IP para aceder à rede da escola e o IP para a rede LTSP, depois foi só esperar que a instalação terminasse e o sistema arrancasse.

Ainda só experimentei ligar uma máquina mas fiquei realmente surpreendido com o arranque da máquina a partir da rede (com cabo cruzado) bem como a resposta do terminal a navegar na Internet. Por falta de tempo ainda não tive tempo para experimentar correr aplicações do OpenOffice.

Agora vou experimentar ligar mais alguns terminais a ver até onde o sistema se aguenta.

Bem depois de um testamento tão grande gostaria de deixar algumas perguntas:

1-Quantos terminais poderei ligar ao servidor acima descrito? Qual a memória que cada um deles ocupará?
2-Poderei usar o Xubuntu para servir de Servidor? (Penso que ficaria mais leve)
3-Qual o software que deverei instalar no servidor para deixar um sistema pronto para navegar na net? (Flash, java, ....)
4-Como disse no ínicio este projecto, se tiver sucesso, será pra implementar a larga escala e para ligar uns 10 computadores. Para uma dimensão física desta envergadura quais as caracteristicas aceitávies para o servidor se aguentar????

Desde já o meu obrigada
NePPEr
Olha num sei se ajuda...
Mas como se costuma dizer RTFM
https://help.ubuntu.com/community/ThinClientHowto


Já agora uma achega...
Sempre podes meter os "terminais" a correr algo como o puppy linux ou assim (desde que tenham o firefox) e meteres o eyeos no server (server que pode estar mesmo em "modo de texto",instalas o LAMP do ubuntu server)

Confused
URL's de Referência