Forum Pplware

Versão Completa: Duvidas de iniciante
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Olá a todos.

Antes de mais parabéns pelo piplware, pois está realmente muito bem conseguido.
Instalei hoje no meu velhinho pi b+ a ultima versão do piplware, andei a investigar na vossa wiki e aqui pelo forum e não me safei, portanto vou deixar aqui umas perguntas.

1º - Como passo roms para o sistema? é preciso instalar cores ou emuladores tipo retroarch?
2º - Tenho um comando ps one ligado por um adaptador usb, que ele detecta perfeitamente e me deixa configurar sem problemas (excepto os comandos analógicos que pelo visto são relativamente problemáticos), mas quando entro nos jogos que já vem, doom, quake, mario simplesmente o comando nao funciona, nem no teclado consigo fazer nada de jeito. Se puderem dar umas luzes ficava agradecido.



Cumps,
Simão
Boas,

Obrigado pelos elogios, é sempre bom ver que o nosso trabalho é apreciado.

Relativamente ás usas questões:
1- Não é preciso instalar emuladores, já está tudo incluído, leia novamente o wiki, está lá explicado como passar as roms para o sistema.
2- Quanto aos jogos (Ports neste caso) que falou, o Super Mario Wars suporta joysticks, veja aqui mais informações sobre as teclas e como configurar o joystick:
https://github.com/retropie/retropie-set...-mario-war

O Doom e o Quake julgo que não dão para jogar com joystick, mas consulte as respectivas páginas no link em cima, no menu do lado direito.

Cumprimentos.
Olá dsantos, antes de mais obrigado pelas respostas rápidas Smile

Em relação à instalação de roms, eu andei a vasculhar a wiki, mas pelo menos ontem, essa parte estava indisponível Sad
Nos jogos tipo doom e afins, eu tenho um teclado/comando minix a2 lite ligado. No mario wars consigo navegar perfeitamente pelos menus, mas jogar nicles. Nos outros carregando em enter consigo aceder ao menu principal e é só, porque depois nada mais funciona, apesar dos jogos estarem a correr perfeitamente em background Sad Com o comando apesar de no jogo dizer que o assume e atribui ao barramento 0, não serve de nada Big Grin
Já consegui instalar as roms depois de uma luta ...
Agora não consigo jogar os jogos lol embora configure o comando e ele funcione perfeitamente no menu, não funciona nos jogos. aliás nem o teclado. A unica tecla que funciona em jogo no teclado é o enter que faz de start.
Ler o wiki, está lá praticamente tudo explicado:
http://pipplware.pplware.pt/wiki/
Já está tudo a funcionar! Big Grin
Mas só consegui via bluetooth com o comando ps3, por usb não o consigo configurar apesar de o detectar. Com o comando de psone via adaptador usb configura-se quase tudo menos os analog sticks, e depois em jogo não funciona Sad

A performance é que não é nada de outro mundo, breka um bocadinho e o audio arrasta de vez em quando. Ou é do cartão que se calhar é lento, ou então o meu pi b+ já está a esticar a corda Big Grin
Será que se alterar a definição para 720p ajuda? se é que dá ...
A wiki está mesmo bem feita dsantos, só é preciso saber procurar.

Um bem haja por um projecto tão espetacular!
Por psone suponho que te estás a referir a um comando da Playstation 1 + adaptador. Se sim, eu pessoalmente nunca experimentei nenhum mas sei que este adaptador funciona:
http://blog.petrockblock.com/forums/topi...e-working/

Visto que estás a ter problemas com comandos via USB, pode ser problema da fonte de alimentação, ou cabos USB de fraca qualidade.

Quanto á performance, no RPi 1 há emuladores que podem ser lentos, depende do que estás a usar. Baixar a resolução pode ajudar se o monitor for 1080p, para isso tens de consultar as opções do ficheiro config.txt e forçar uma resolução 720p nesse ficheiro. Fazer overclock ao RPi pode ajudar talvez mais, mas se estiveres com problemas de alimentação, como o carregador ser de fraca qualidade ou ter poucos amperes, pode ainda ser pior.
O carregador é o da minha outra box, tem 2A. Acho que está bem dentro do recomendado. Os emuladores que uso é de NES e SNES, sou um homem muito Nintendo Big Grin
Esse ficheiro que falas é acedido pelo pi ou pela rede no pc?
O oc é feito pelo menu de configuração do pi no emulator station certo? tenho ideia de ter visto isso por lá Wink

O meu adaptador é semelhante a este http://www.vesalia.de/e_usbpspadadapter.htm
Mesmo tendo 2A, se tiver cabo USB separado, o cabo pode ser de fraca qualidade e dar problemas.

O ficheiro está em /boot/config.txt e pode ser acedido directamente no Pi ou se meteres o cartão no PC, talvez mais fácil para ti. Se editares no windows, usa um editor de texto sem ser o notepad, por exemplo o Wordpad ou o Notepad++. Faz uma cópia primeiro desse ficheiro antes de alterares.

Tens aqui as opções que podes usar nesse ficheiro:
http://elinux.org/RPiconfig
Páginas: 1 2
URL's de Referência