Forum Pplware

Versão Completa: Ubuntu 9.04 + ATI fglrx
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Eu tenho um portátil com uma ATI X1250 com o Ubuntu Intrepid Ibex instalado e queria fazer o upgrade para para o Jaunty.

Quando vou fazer o upgrade diz-me que não há suporte para os drivers proprietários (fglrx) para a minha placa. Segundo li a minha placa passou a ser legacy e como tal nunca mais vão criar drivers para ela..

Existe alguma forma de eu poder fazer upgrade e ter aceleração 3D? Ou pelo menos espera-se alguma solução para esta situação?

Fiquei mesmo frustrado e furioso com a ATI quando vi isto! Mad O suporte da ATI a linux foi sempre fraco mas agora abusaram!!!

Nunca mais na vida vou comprar uma placa ATI!! Estou mesmo arrependido!! Evil
Pois não aconselho a ninguém placas ATI em Linux. É preferível uma intel.

De qualquer forma existe a hipótese de teres um bom suporte 3D pelos drivers open source da ATI (alguns drivers da ATI open source são absolutamente melhores que os proprietários da ATI)

Tenta faze ro upgrade e ver se notas a diferença. Caso não o queiras fazer. Tenta usar o LiveCD e testar com algum joguito pequeno que puxe alguma coisa pela placa grafica ao nivel do 3D, que esteja nos repositorios do ubuntu.

talvez o warsow?

http://packages.ubuntu.com/jaunty/warsow

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=542
Hmm vou tentar isso do LiveCD então para não me arriscar..

Esses drivers instalo a partir dos repositórios? Como se chamam?

Obrigado pela ajuda!

É vergonhoso o suporte que eles dão a linux.. ao menos que pusessem o fglrx open source para que a comunidade pudesse melhora-los..
os drivers já vêm no live CD do ubuntu.

Se tudo correr bem, ele vai-te usar esses drivers no Live CD mal o arranques.
então mas quando arranca o live cd, não são os drivers para aceleração 2D que são utilizados?

Obrigado pela ajuda.
São usados os 2D no caso de os drivers 3d existentes forem proprietários, neste caso existe uma caixa de diálogo que te aparece de controladores de hardware restritos que te permite selecionar os drivers 3D e instalá-los, de modo a que possas logo tirar partido dos mesmos.
Oh, estou a ver, entao visto que desde o novo xorgserver não aparecem drivers proprietarios no Hardware Drivers, o ubuntu passa a utilizar drivers 3d open source?

A aceleração 3d que estou a experienciar não é lá grande coisa (não é nada nada decente), existem mais alternativas para estes drivers nos repositorios ou assim?

(open source, pois a ati tambem dropou suporte à minha placa... inuteis esses individuos pá)
URL's de Referência