Forum Pplware

Versão Completa: [Ajuda] Software CAM
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde,

Tenho um projecto académico que consiste na construção de uma pequena maquina CNC, um pouco diferente das convencionais, uma vez que esta terá um eixo rotativo ( 4 eixos). Mas o meu problema está mesmo no software CAM, andamos a experimentar vários desde os mais simples aos mais complexos e o problema ´e comum, criar os tollPaths para 3 eixos ainda vamos conseguindo mas quando se trata de o fazer para 4 eixos a coisa complica-se.
Imaginem que tenho um cilindro e que pretendo maquinar algo na sua superfície, como neste exemplo ou seja, o que não estou a conseguir fazer ´e criar os toolpaths para superfícies irregulares.
A informação na net sobre este tipo de software não ´e muita e quando existe ´e sempre sobre 3 eixos.
H´a alguém por aqui que "domine" algum software CAM (MasterCam, EdgeCam, Vericut, VX, etc..) e que me possa dar uma ajuda??
Estamos a testar este tipo de programas porque permitem também a simulação com as próprias maquinas.
O Mastercam até faz 5 eixos .... mas não me perguntes como ou qual a versão Tongue

http://www.mastercam.com/Multimedia/Mach...fault.aspx
Eu sei que faz.. Todos os programas que mencionei no post fazem 3 ou mais eixos. O problema ´e saber como o fazer....No MasterCam já tive alguns resultados no entanto não consigo maquinar a peça toda porque não consigo configurar os toolpaths necessários.
Ok .... pois aí não te posso mesmo ajudar, já mexi no mastercam há alguns anos mas nunca fiz nada desse género e também já me esqueci de quase tudo ^^;;

Tenta encontrar um fórum relacionado com a área e pede ajuda lá, aqui só com muita sorte é que alguém que saiba como isso se faz irá ler o post pois é um problema mesmo muito específico. Mas aguarda e pensamento positivo Smile

Entretanto quando a inspiração estiver em alta vai perguntando ao google, nunca se sabe quando aparece alguma coisa interessante Smile

Tenta vasculhar o site deles http://www.mastercam.com/Support/TechTips/ mas parece-me que tudo o que seja mais avançado tens de pagar para eles explicarem :/
Pois, a maioria das coisas que encontro são a pagar, cursos online, formação, etc.... É um assunto bastante especifico.
Vou aguardar alguma ajuda e até lá vou tentando....

obrigado
URL's de Referência