Forum Pplware

Versão Completa: Mandar registo php para a base de dados
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas, sou iniciante em programação web.
Criei um formulario de registo, mas nao sei como fazer a ligaçao para a base de dados, por exemplo, quando carregasse em registar, os dados do registo fossem para a minha base de dados, como se faz?
Basicamente vais ter de usar uma linguagem de programação que lide com o servidor.

A mais usada é PHP. Depois tens nodeJS que é Server-Side Javascript.

Mas ainda antes disto vais ter de escolher que plataforma vais usar para a base de dados.

PHP anda de braço dado com MYSQL, aliás a sigla LAMP (Linux, Apache, MySql, PHP) diz tudo, é o setup mais usado pelos serviços de alojamento de websites. 

Com NodeJs, é mais recomendado para trabalhar com MongoDB, mas já existem drivers que também permitem rodar NodeJS com MySql.

Exemplo MUITO básico:


Tens o formulário e na tag "action" metes "registar.php" e na tag "method" metes "post". Depois crias esse ficheiro "registar.php", no inicio da página crias a lógica que faz conexão à base de dados e se houver conexão disponível, basta acederes às variáveis vindas do formulário. 


Suponhamos que tinhas um input no formulário com a tag "name" de "nome", no ficheiro "registar.php" para acederes a esse input basta usar $_POST["nome"]. $_POST tem todos os campos vindos do formulário.


A seguir, tratas essa informação vinda do formulário com a lógica que quiseres, e cuidado porque em PHP tens de purgar bem essa informação pois nunca confies no input vindo de um formulário.


Por fim basta fazeres uma query para inserires a informação na BD e não te esqueças de fechar a conexão à BD depois de tudo concluído como boa prática.


Aconselho-te a ires ao youtube e ver uns tutoriais sobre isto, porque existem excelentes tutoriais em todas as línguas.


Hasta [[]]
URL's de Referência