Forum Pplware

Versão Completa: Netbook: O Dilema - Qual escolher?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Olá meninos,

Hoje é a minha vez de pedir o auxílio de todos vós.

Recentemente tenho andado com a pancada dos netbooks.
Tenho 2 portáteis, um ASUS e um Acer, ambos com problemas no ecrã, típicos de 2 anos de utilização (quando a garantia acaba, os problemas aparecem, já conhecem a lei). Ambos não são nada de especial... um tem Intel CoreDuo2 1,6Ghz, 1GB RAM e outro Intel CoreDuo2 1,83Ghz, 2GB RAM. Ambos têm gráfica dedicada Geforce Go7300.

Como estou farta de 15,4'' e 3Kg mais carregador e mala às costas, acho que está na altura de um Netbook.

Ele servirá para as tarefas do dia-a-dia, programar, compilar, correr programas, ver filmes, essas coisas. Eu sei que programas como o Eclipse ou outros IDEs pesaditos são capaz de se queixar com 1GB RAM, e por essa razão, agradecia que me indicassem modelos que possibilitem a expansão até 2GB, e cujo processo de desmontagem/montagem do compartimento da RAM, fosse mais simples e "indolor".

Como imaginam, estou confusa com a quantidade de oferta disponível no mercado.

Tenho alguns requisitos:
- Ecrã de 10 polegadas com resolução decente.
- Super compatível com Linux (Ubuntu basta).
- Slot da RAM expansível até 2GB.
- Processador N270 ou N280, preferindo o último, caso a diferença de preço não seja muita.

O preço não deverá exceder muito os 300€, com preferência a abaixo deste preço. 300 e tal, vá lá... nunca passando os 400.

Dá-se preferência a lojas físicas, mas também aceito lojas online.

Já encontrei imensos comparativos pela net fora, mas acho que não há nada melhor do que perguntar a quem já teve ou tem estes bichinhos.

Se tiverem algum netbook, agradecia que partilhassem a vossa experiência (preço, autonomia, desempenho, temperatura, peso, etc.).

Alguns sítios para investigar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_netbooks
http://www.testfreaks.com/netbooks/
http://optimitza.cat/en/laptops/netbook-comparison
http://laptopsmatrix.com/Netbooks/
http://www.netbookcrunch.com/ratings/

Venham lá esses bitaites!

Agora que é preciso, ajudem a Narciso!
Hello there!

Eu pessoalmente não acho muita graça a esses netbooks, porque para uma pessoa que trabalhe diariamente com um portatil, isso deixa muito a desejar.... mas ta bem! Por hoje escapa... Tongue

Com um pouco de pesquisa e alguns feedbacks encontrei:

Eee PC 1000HE BlackASUS
Citar:Dispositivo Móvel Internet / Intel® Mobile Atom™ N280 - 1,60GHz / TFT Wide 10" / 1 GB DDR2 / 160GB / Windows XP / Intel® GMA 950 / WebCam Incorporada

Asus - EEEPC1000H
Citar:- 10Pol WSVGA (1024 X 600)
- INTEL ATOM N270 (1.6GHZ/667MHZ FSB)
- 1024MB: DDR2
- 160GB HDD
- WIFI 802.11N
- 10/100 MBPS ETHERNET
- 1.3 MEGA PIXEL VIDEO CAMERA
- 3X USB 2.0
- WINDOWS XP
- IMR BLACK

Mini Note 700EPCOMPAQ
Citar:PC Portátil Intel® Atom™ N270 - 1,60MHz / TFT 10.2" / 1024 MB / 60 GB / Windows XP / Intel GMA950 / Web Cam

Toshiba NB100-12Z Cosmic Black
Citar:Intel Atom N270 1.60GHz (FSB 533MHz)
1GB DDR2 667 (1x 1GB)
2x slots de memória (1 disponível)60GB SATA (5400rpm)
TFT 8.9" TruBrite WSVGA (1024x600)
Intel Graphics Media Accelerator 950
224MB DDR2 (partilhada)
24-bit stereo; altifalantes stereo integrados
3x USB 2.0
1x VGA

HP - Pavilion dv2-1000EP (AMD Athlon Neo/320Gb/2Gb)
Citar:- AMD Athlon Neo para notebooks Ultrathin MV-40 1,60 GHz
- 1x 2048 MB (só tem 1 slot)
- 320GB
- X1250
- LED BrightView 12.1Pol
- ATI Radeon X1250
- WebCam HP com Microfone
- WLAN 802.11b/g
- Bluetooth
- Windows Vista Home Basic

Este último é um pouco acima do orçamento (€ 629,99) Sad

Quanto a usar Ubuntu, penso que serão todos compatíveis a usar essa malha!! Big Grin

Espero ter contribuído!! Mr Green

Cumps
Pelo que já vi online um dos grandes problemas dos netbooks no que diz respeito a trabalho é o teclado. Visto que o teclado é mais pequeno (ou pode ser mais pequeno) que um teclado normal, o afastamento das teclas pode ser muito pequeno e isso só atrapalha. Pelo que vi alguns modelos conseguem ser bastante confortáveis e práticos nesse aspecto. Vai até uma loja e tem atenção a esse aspecto nos vários modelos que estejam em exposição.

Quanto a programar e ver filmes, não sei o que usas mas como o monitor dos netbooks é pequeno vê bem se não vais ficar com o monitor cheio só com as barras de ferramentas e os filmes ... vão parecer um preview Tongue mas acho que isso é o menor dos problemas.

Ainda quanto ao tamanho do monitor, acho que um netbook para o trabalho do dia a dia é capaz de não ser muito confortável em termos de esforço visual. Tenta pedir um netbook emprestado a alguém conhecido para estares nem que seja a navegar na net/ver filmes (umas horas) e veres se te adaptas bem, pede-lhe um opinião sincera acerca dos problemas detectados na utilização normal do dia a dia.

Há também os portáteis da toshiba da série portégé mais pequenos com monitor de 12,1" e 13,3" penso eu com resolução nativa igual à dos portáteis com monitor 15.1''. Acho que um professor meu tem um e aquilo é fixe, nota-se que é mais pequeno mas não tão pequeno que faça logo impressão à primeira vista ou que seja desconfortável trabalhar com ele.

Quanto aos teus portáteis com o monitor avariado ... não consegues usar um monitor externo? Ainda são máquinas boas demais para estarem encostadas Big Grin
Parcialmente off-topic; tens algum tipo de contrato com a Vodafone ou algum familiar teu tem algum regime contratual de empresas? Se sim, Dell Mini 9 mesmo não tendo o tamanho que querias.
Caso não aches viável, tens os Mini 11 a rondarem os 350€ salvo erro.
Linux sem dores de cabeça, OS X O.O.B. sem dores de cabeça, etc

L.
Hum... parece que estou inclinada para o Asus EeePC 1000HE, por uns eurinhos a mais que o 1000H, tem uma bateria fenomenal. Conheço alguns colegas com um desses, estão satisfeitíssimos também. Eu vejo-os a programar num ecrã de 10'' e não me parece excessivamente pequeno. E são giroooooos! (sim, sou uma fútil!).

A minha mãe escreve imensos relatórios e tem necessidade de um portátil para trabalho, em reuniões, etc. Pensei juntar o útil ao agradável. Compra barata, usar o EeePC quando não preciso de muito processamento, caso precise, recupero o meu portátil e dou o EeePC À mamã. Digam lá se não é justo? E ficamos todos contentes. Big Grin

Não é nada urgente, mas se se lembrassem de baixar todos os preços, é que vinha a calhar.

Enquanto isso, estou com a corda no pescoço porque tenho um Asus na assistência a arranjar o monitor, e já lá vão 1 mês e meio, e queria por o Acer na assistência também porque a garantia de 2 anos está mesmo a acabar. Não convinha ficar nada sem portátil!

Conhecem alguma marca cuja assistência seja decente, ou seja, rápida?

Obrigada por todas as sugestões.
Creio haver aqui um moço no fórum que domina a poda da assistência técnica. É questão de lhe perguntares.

No entanto, e não te querendo desapontar, decente e rápida, -a.k.a. de 3 a 10 dias- só mesmo Apple IMC, logo fica invalidada a tua possível compra, se se tiver em conta o teu "grupo de requesitos monetários".


L.
Bem, acabei por comprar o Asus Eeepc 1000HE, muito bom!

Comprei logo um módulo de 2GB, ele voa!
Cabe facilmente na minha "mala de gaja", e dura umas fantásticas 9h de bateria.

Já lhe pus o Ubuntu Netbook Remix e tudo.

Esperem alguns artigos relativos a netbooks brevemente. Wink
Acho que fizeste bem, tenho um 1000h há mais de um ano e tou satisfeito, suponho que o 1000HE é bastante semelhante. Também lhe meti 2GB e faz tudo o que preciso. Ao contrário do que possam pensar o teclado é pequeno sim, mas após um tempinho habituam-se e nem notam grande diferença para os outros portáteis.

Não gosto é muito do UNR, dou-me melhor com o ubuntu normal. Apenas instalei o ACPI com a ferramenta do elmurato e um kernel específico para os eee pc e ficou tudo a "bombar" Big Grin
Porreiro Big Grin

Estou contente por teres decidido isso, pois também seria a minha opção caso decidisse comprar um netbook Big Grin

...ahhh e estou a espera de uma review sobre o EeePC 1000 HE Big Grin não te escapas Tongue
(05-07-2009 01:51)xOy Escreveu: [ -> ]Porreiro Big Grin

Estou contente por teres decidido isso, pois também seria a minha opção caso decidisse comprar um netbook Big Grin

...ahhh e estou a espera de uma review sobre o EeePC 1000 HE Big Grin não te escapas Tongue

Eu sei que não! Tongue
Páginas: 1 2
URL's de Referência