Forum Pplware

Versão Completa: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Estive a ler com atenção o que escreveram nos diferenes posts deste tópico, e compreendo e concordo com o qu foi escrito.

De qualquer forma apenas queria acrescentar algo mais ... eu acho que um dos pontos mais fortes da programação, é o momento prévio à mesma -ANALISE.
Creio que para se conseguir fazer qualquer bom projecto em informática (programação neste caso) terá de haver uma análise previamente feita, que consiga delinear a maior parte dos processos, tipos de dados, .... que entram no processo.

Passado à parte das linguagens de programação propriamente ditas, creio que será dificil delinear uma ordem de aprendizagem, do tipo deve-se começar por A, ou por B, ou por C ...
Aqui vai u pouco no sentido do que a Ana disse. É preciso ter as bases (que incluem também a Analise) para que todo o processo seja feito com lógica e sentido.

Pessoalmente, quando estudei programei em Pascal, Cobol, ... mas quando sai para o mercado de trabalho, atiraram-me para linguagens como Visual Basic (6.0, salvo erro na altura), Oracle Forms, e posteriormente para C#, fazendo uma breve passagem por PL/SQL.

O meu percurso foi estilo uma evolução, que considero normal, em relação aos tempos que correm (ou aos consecutivos anos que passaram).
Aliás, isso é importante ... o tempo/ano em que se inicia na programação pode ser um factor bastante diferenciador.

No entanto, neste momento, posso afirmar que programo 90% das vezes em Visual Studio (C# e ASP.NET), e considero que com isso consigo obter resultados bastantes positivos ...

Abraço!
Boa tarde,

Estive a ler (por alto Big Grin) o que foi dito neste topico e apenas keria deixar aqui a minha pouca experiencia.

Como linguagens de programação na faculdade comecei por c#, logo a seguir java (que nao fiz à primeira Big Grin) e por ultimo visual basic, claro que antes tive noções de programação (logica).
Aprendi a gostar de programar com c#, pois o meu curso é de Eng. Electronica e Informatica e o objectivo inicial era seguir pela parte da electronica, ate me encontrar com programação Big Grin.
Fiz o meu projecto de fim de curso em java e logo de seguida estive um ano em lx num projecto a programar tb em java.
Neste momento troquei de empresa para voltar ao Norte e estou à uma semana num projecto a programar pl/sql.

Por experiencia, tenho k concordar com o k foi dito, pois sem logica ninguem consegue trocar de linguagem de programação, pois ganham-se habitos e fazem-s as coisas nao por saber mas porque se decorou.
Nao percebo mto de pl/sql mas acredito que com estudo da sintaxe conseguirei chegar la, pois a maior dificuldade k tenho encontrado é em saber como fazer o k pretendo nesta linguagem.

E pronto foi apenas um testemunho Smile

cumps
Olha, estás muito correta, porém a programação, infelismente exige um maior esforço de memorização do que propriamente de mentalização, ou seja, memorizar um artigo referindo-se a um código de programação é mais prático e eficiente do que aprender a lógica deste. Até por que a medida que se vai escrevendo periodicamente alguns códigos de programação, vai apredendo o funcionamento lógico da linguagem, tudo é uma questão de tempo até que o individuo saiba não só escrever o código, mas entende-lo por completo. E outra, todos sabem que é meio complicado um aluno aprender a lógica de programação apenas na internet, é necessário professores, para orientar o individuo. Então acho que a frase poderia ser incrementada:
Saber uma linguagem, não é APENAS saber programar, é saber, SIMULTÂNEAMENTE, pensar.
Bem, como vou entrar para Engenharia Informática e Computação e não tenho conhecimentos de programação, decidi dedicar algum tempo das férias a introduzir-me.
Gostava de saber que software recomendam, pago e grátis, e o que devo começar por fazer, tendo em conta que vou começar a programar na linguagem C.
Falaram-me já do Visual Studio. E consigo ter acesso a este programa... Dá para programar em C?
Para C, o gcc com um editor de texto serve bem Wink

http://www.thefreecountry.com/compilers/cpp.shtml
(20-08-2010 10:09)JPedrosa Escreveu: [ -> ]Para C, o gcc com um editor de texto serve bem Wink

http://www.thefreecountry.com/compilers/cpp.shtml

Não diria melhor!

Programar em Linux e utilizar o gcc é sempre aconselhável.
Mas e em Windows?
o cigwin ainda existe? Se sim...cigwin e o gcc lá dentro hehe
(20-08-2010 19:10)Rui C. Escreveu: [ -> ]Mas e em Windows?

Dev C++ 5
http://www.bloodshed.net/
Utilizo para windows xp mas nao sei se da para vista ou seven... mas experimenta...
Podes também passar uma vista de olhos neste forum:
http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php[hr]
Já agora que recomendam que apreenda primeiro: C, C++ ou C#? Qual é melhor, qual a melhor utilizada? Qual a melhor para combinar com visual basic?

Outra questão, um bom tutorial para java? e bons livros para java e visual basic?

Já sei as bases de c e vb Wink e python já sei mais um pouco LOL

Agradecia imenso respostas as perguntas... obrigado Wink
Eu também estou interessado em saber de programação como basico vou começar em C, agora diga-me alguns sitios onde ir buscar estes programas.
ObrigadaBig Grin
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
URL's de Referência