Forum Pplware

Versão Completa: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A linguagem que irás ter nessa cadeira tudo depende de onde tirares o curso. Experimenta consultar a pagina da universidade, e procurar a página da cadeira que pretendes. Provavelmente terá alguma zona com o programa a leccionar.

No que toca a linguagens para iniciantes: C na minha opinião não é uma boa escolha. Qualquer linguagem que seja exclusivamente orientada a objectos (ou pelo menos que não faça sentido programar sem ser desta forma: c++, java) também não aconselho.
Um bom começo sem recorrer ao pascal que já não é utilizado praticamente nos dias de hoje, poderá ser python (não utilizando a parte de objectos) ou php. São ambas linguagens muito simples e penso que motivantes no sentido que não perdes muito tempo a fazer debug, e que as coisas funcionam rapidamente bem e com bons resultados.

Como linguagem intermédia diria provavelmente C e java por essa ordem. É verdade que java é bem mais fácil que C, mas a meu ver para se ser um bom programador tem que se ter boas bases de gestão de memória, e para isso não há melhor que C. A escolha do java recai mais no sentido de ser uma boa linguagem para iniciação à programação orientada a objectos, e por ser uma boa ponte entre C e C++.

Por fim como linguagem 'final' como tu lhe chamas, acho que C++. Tens uma soberba performance (que só o C consegue superar), com a vantagem de teres objectos, o que faz a combinação perfeita para projectos de todo o tipo.

cumps
looool... nao vou para a universidade, mas sim informatica de gestao 10ºano Big Grin
é possivel aprender essas linguagens sem ser num curso? tipo.. toturiais.
basicamente:
1º python ou php
2º C
3º java
4º C++

Basicamente... "só" essas 4/5 nao é?
provavel que deie o C++ no 12ºano, pois cunheço pessoal que ja sai de lá a fzr programaçao... sem C++, a programaçao nao deve ser la muito boa pois nao Tongue

Obrigado pela resposta
O ideal não são tutoriais mas sim livros mesmo. Se arranjares os livros e fores lendo, e acompanhando o que lês com pequenos exercícios consegues perfeitamente aprender sem ser num curso.

para python e php não sei nenhum para te poder recomendar.. php sei pouco, so utilizei para umas bd's, python aprendi por mim com base no manual (o que não aconselho para quem se esta a iniciar em programação).

para C tens o "The C Programming language" que é tipo a bíblia do C.

java tens o "thinking in Java"

para C++ depois de saberes C e Java, basta leres alguma documentação conforme fores necessitando, e consultando alguns exemplos que deves conseguir fazer a ponte.

Tens ai a ordem trocadaTongue era python/php, C, Java, C++ Wink

A meu ver, mais importante do que começares a ver já isto tudo antecipadamente é reforçares bem o teu inglês, no caso deste não estar muito "forte", pois tudo o que é bibliografia com qualidade na área de informática é em inglês e não em português, logo convém que estejas à vontade!

cumps
hummm... e onde arranjo os livros mesmo? eq uma papelaria nao deve ter isso "aos montes" XD

PS: ja corriji a ordem Tongue mas ja agora, se java é mais facil, porque fica para ultimo? ^^
Numa papelaria nao, numa livraria sim. Na fnac podes encomendar, mas como sao importados demoram as vezes ate dois meses. Eu costumo comprar na amazon.. (de qualquer das formas se procurares na net tens sempre pdfs).

Quanto ao Java; apesar de ser facil de programar é uma linguagem orientada a objectos, ao contrario do C. A meu ver, é necessario ja estares bastante à vontade com programação funcional para passares para objectos.. para alem disso como referi a cima, é bastante bom que tenhas boas noções de gestao de memória para programares bem, caso contrario nao tens noção do que se passa 'por baixo do capô'. Só nao ponho C como primeira linguagem, pois penso que seja preferivel ganhar primeiro um raciocinio algoritmico solido antes de se ter que pensar em outros problemas.

cumps
gestao de memoria "nunca a vi mais gordo".

e pdfs, nao me lembro Tongue
Não me estas a pedir para te dar uma aula aqui pois nao? LOL

Vou te apresentar a mais importante ferramenta de um informatico:
http://www.google.pt

Não sabes o que é um pdf?!?!?
hihihihi
eu disse que nao me lembro ^^
----
e por acaso nao me importava da aula... ^^

PS: desta vez ja nao deste os "cumps" '-'
aaaaaaaah
PDF
ja sei
aqueles ficheiros que o adobe reader le (ou um deles)...
sim sim ja sei
existem PDF's disso???
onde? ^^
(07-03-2011 22:39)dininis Escreveu: [ -> ]hihihihi
eu disse que nao me lembro ^^
----
e por acaso nao me importava da aula... ^^

PS: desta vez ja nao deste os "cumps" '-'
aaaaaaaah
PDF
ja sei
aqueles ficheiros que o adobe reader le (ou um deles)...
sim sim ja sei
existem PDF's disso???
onde? ^^

Para comecares com Python. Tutoriais, problemas e resolucoes (as partes mais importantes):
http://forum.pplware.com/showthread.php?...5#pid61155

Desaconselho o C porque e' mais facil cometeres erros simples e perderes bastante tempo a fazer as coisas mais basicas. Mas se conseguires fazer os exercicios anteriores com sucesso, podes mudar para qualquer linguagem.

Se tens as capacidades necessarias para programacao, nao interessa a linguagem que comecas ou como comecas a programar. Apenas comeca!

Fiquem Bem!
C e Java já tenhos os pdf's...
o phython, fui ver la no site da amazon, e tem lá muitos... escolhi pelo nome, e escolhi o "Beginning Python: From Novice to Professional", de Magnus Lie Hetland. 667 páginas Confused XD

o PHP, tbm fui ver la, e escolhi, tbm pelo nome, o "Beginning PHP and MySQL: From Novice to Professional (Expert's Voice in Web Development)", de W. J. Gilmore

C++, também aproveitei e escolhi o "Beginning C++ Through Game Programming, Third Edition", de Michael Dawson.

HTML, como o toturial do w3schools ja me está a confundir... escolhi o "Beginning HTML, XHTML, CSS, and JavaScript", de Jon Duckett (este é para o fórum Big Grin)


já tenho livros para: "HTML + XHTML + CSS + JavaScript", "PHP + MySQL", "C", "C++", "Java" e "Phython" tá tudo (aprender nunca é demais Big Grin)? '-'

PS: só coloquei o nome dos livros, pois, como não me informei, não sei se estes são aconselhados para iniciantes ou não... estão todos em inglês mas isso não é problema, cerca de 99% do conteúdo eu vou perceber (o 1% resolve-se com tradutores/dicionarios) Big Grin
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
URL's de Referência