Forum Pplware

Versão Completa: Recuperação de dados disco externo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boas pessoal,
Infelizmente o dia de ontem correu um pouco mal Sad
Tenho um disco rígido externo, um Iomega Prestige 500GB e estou bastante satisfeito com ele, mas ontem ao desviarem a secretária mandaram-no ao chão, uma vez que ele se encontra no suporte, perpendicular à secretária Sad

Agora ligo-o, acende a luz de presença durante algum tempo mas não o consigo ver no explorador como uma nova drive. Se colocar a mão em cima dele sinto alguma trepidação, normal da leitura, mas passado algum tempo para e desliga a luz.

Gostaria de saber se já alguém teve um problema semelhante e se o software de recuperação de dados é capaz de funcionar no meu caso, uma vez que ele nem aparece como drive no windows (inclusive fui à gestão de discos ver se ele aparecia como espaço inalocado, mas nem isso).

Que acham? Já o abanei todo a ver se tinha algo solto lá dentro mas parece tudo ok (o que não quer dizer nada).

Agradeço desde já.
Pode não ser grande ajuda (e não sei se este modelo em causa to deixa fazer), mas tenta trocar o cabo USB e verifica se dá.

Notas alguma coisa solta junto das ligações do disco?


L.
Viva!

O controlador pode ter ido ao ar! Parece-me que é a explicação mais plausível. A solução é arranjar uma caixa externa, abrir essa e colocar o disco e ver se funciona ou melhor, se tiver um desktop, remover o disco da caixa e instalar para ver se o sistema reconhece!

Talvez o mais fácil seja mesmo arranjar uma caixa externa de alguém!
Tem garantia o disco? Claro que vai ao ar se abrir a caixa...

Cumprimentos e boa sorte!
(25-06-2009 22:16)acidizer Escreveu: [ -> ]Pode não ser grande ajuda (e não sei se este modelo em causa to deixa fazer), mas tenta trocar o cabo USB e verifica se dá.
Também tentei, mas o resultado é o mesmo Sad

(25-06-2009 22:16)acidizer Escreveu: [ -> ]Notas alguma coisa solta junto das ligações do disco?
Não, junto às ligações parece estar tudo ok, e como disse anteriormente não parece existir nada solto no interior, tenho medo que se tenha danificado a cabeça de leitura ou o próprio disco, mas acho que o dispositivo devia ter alguma protecção anti-queda.

(25-06-2009 23:29)BitandByte Escreveu: [ -> ]O controlador pode ter ido ao ar! Parece-me que é a explicação mais plausível.
Quando te referes ao controlador, falas do hardware que faz a interface entre SATA e USB certo? Sou um bocado nabo neste aspecto Tongue
Já pensei e ligá-lo ao desktop como recomendaste, mas este velhote só suporta ATA e o disco é SATA ou SATA-2 (já não me recordo). Um colega meu falou-me de uma espécie de cabo (3€ e tal) que faz a conversão de SATA para ATA, mas não sei se isto funciona nos dois sentidos, por exemplo um computador que só suporte ATA reduzir a velocidade do disco SATA ou se só funciona num computador que suporte SATA e faz com que ele consiga comunicar com um disco ATA. Outra caixa também é uma hipótese, por volta de 10/15€ arranjo uma (pelas minhas pesquisas).

Em relação à garantia, o disco é recente, tem cerca de 2 meses nas minhas mãos (mais ou menos), mas mesmo assim eles se virem que algo está partido no interior ou assim não devem incluir a sua reparação na garantia, por isso acho que o vou mesmo abrir.

Obrigado aos dois pela atenção, se alguém tiver mais ideias são bem vindas também Wink

Cumprimentos
Viva!

Exacto, portanto o controlador é o responsável por se entender com os dois interfaces.

Na minha óptica foi isso que foi à vida e não o disco... Veremos! Era bom que fosse mesmo só isso e não o disco! Smile

desejo muita sorte! Compre lá a caixa mesmo que não resolva o problema dá sempre jeito Smile

Cumprimentos!!!
boas...

antes de mais peço desculpa por estar a invadir este tópico com esta minha questão mas, à cerca de 1 mês atrás o meu disco externo WD MyBook II de 1Tb também estava em cima da secretária, quando a minha mãe que estava a fazer limpeza à casa, não viu o cabo de alimentação e mandou o disco ao chão, partindo todas as entradas (mini-USB e de alimentação), contudo o disco continua a funcionar na perfeição!

Aquilo que eu gostava de saber era onde posso arranjar um placa igual, para colocar na caixa desse disco uma vez que esta não partiu!
A placa só tem mesmo a entrada mini-USB e de alimentação.

Btw, espero que tenhas sorte com a recuperação dos dados, quando aconteceu isto ao meu disco, o meu coração quase parou... ninguém gosta de ficar sem as suas preciosidades que estão la gravadas.


PS: Mais uma vez peço desculpa pela invasão do tópico!

Cumprimentos kripton2007
Viva!

Essa placa não é fácil de encontrar portanto a melhor sugestão é uma caixa para disco nova!
Eu tentaria desenhar uma placa, arranjar os conectores, fazer a placa de forma artesanal e soldar tudo.

A questão é que isso não é fácil de ser feito uma vez que o design tem que considerar que, neste caso, já existem altas frequências ou seja, muito sensível ao design da placa de circuito impresso. Se possuir esse background, força nisso. Se não. não vejo outra solução: uma caixa nova!

Cumprimentos!
pois...
eu já tinha comprado uma caixa nova logo após o disco ter partido, pois precisava mesmo do disco para utilizar com o portátil.

Mas gostava de reaproveitar a coixa original do disco, arranjando apenas a placa com as ligações.. pois gostava bastante dela!

Mas uma vez que é assim tão difícil arranjar só a placa, e dado que não tenho experiência nenhuma em fazer placas de circuitos, vou deixar a caixa de lado! Pode ser que um dia destes se arranje algo.

Muito obrigado!
Cumprimentos, kripton2007
Smile

Há por aí umas fotos da placa em questão?

Não se rale com isso, mas se já tiver poste que nunca se sabe se alguém tem alguma igual Smile

Cumprimentos!
Ola tenho um assunto igual a vocês...
A minha avó tem um disco esterno WD 500GB e à um mês deixou-o cair da mesa.
Quem me poder ajudar que publique!

Obrigado conto com vocês...SadWink
Páginas: 1 2
URL's de Referência