Forum Pplware

Versão Completa: Dúvidas de iniciante
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6
parece-me que te faltam os headers, tenta isto na consola:

sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`

atenção: os '`' são acentos, para os conseguires antes do uname deves carregar na tecla de acento e carregar em espaço para ficar desenhado o acento, no final deves fazer o mesmo no acento que fecha o uname -r

Depois disso tenta de novo. e sempre com o sudo atrás do comando que estás a correr para que te corra em modo de administração
Os headers já estão na versão mais recente. Continua a dar o mesmo erro. Li algures que tinha que remover os drivers antigos e depois instalar estes. Tentei fazer isso no gestor de pacotes, mas não sei quais remover.

Já agora, qual é a diferença entre o apt-get e o aptitude?
usa o apt-get o aptitude está em desuso e se dantes tinha uma ou outra vantagem, com a evolução das ferramentas apt do debian essas diferenças abateram-se!

Podes também sempre usar o synaptic, se não gostares de mexer em comandos de consola, aliás é o que te aconselho
racoq, Obrigado pela explicação.

Bem parece que a versão do xorg do ubuntu 9.04 não suporta a minha placa gráfica e ATI deixou de fazer drivers para ela. Acho que vou mudar para o 8.10. Porque até mesmo se for "Controladores de Hardware" não aparece lá nada referente à ATI. Não sei bem o que fazer...
Surgiu-me outra dúvida. Quando faço mount ao meu outro disco, formato em NTFS, não consigo fazer atalhos de pastas que ele tem. Quer dizer conseguir consigo, mas se quero aceder a eles pela Área de trabalho dá um erro. Nem com amarok consigo vê-lo. Tentei utilizar o NTFS-Config, mas não percebi muito bem o funcionamento do software.
Quanto à placa gráfica terás de dizer qual tens, só dizer que é ATI não ajuda muito.

Quanto aos links não estou a ver qual o problema aqui links para pastas que estejam num sistema de ficheiros ntfs trabalham bem, mas não queiras é misturar links de linux e links de windows pois são coisas diferentes.
O Disco está completamente vazio, apenas está formatado em NTFS. Eu com o NTFS-Config consigo configurar o mount para, por exemplo: mal inicie o ubuntu o disco ficar automaticamente iniciado?

A minha gráfica é uma ATI Radeon X850XT, está nuns postes a cima.

Eu falei deste problema noutro forum e deram-me esta resposta:

"2 notas:
Esses drivers não funcionam no Ubuntu 9.04, só os últimos é que dão.
A ATI já não suporta a tua placa, logo não vai funcionar com os ultimos drivers.

Solução?
Deixa-te ficar com os drivers que o sistema tem e usa por omisão. que são os OpenSource (Radeon, ATI)"

Eu pergunto, se uma outra solução não será voltar ao ubuntu 8.10?
Não, por uma razão:

Não me parece que seja válido:

Voltares para a versão anterior do ubuntu vais voltar para uma versão mais atrasada e que mais brevemente deixará de ser suportada com actualizações de segurança que a versão Actual


só tens duas hipóteses:
- Mantens-te pelo 9.04 com os drivers open source (recomendado). Até porque os drivers proprietários da ATI só muito recentemente é que têm alguma qualidade de resto são uma vergonha. Os drivers open source são no seu geral de superior qualidade.

- Mudas de placa gráfica e se assim for se arranjares uma placa gráfica usada ou nova da Nvidia, tenho quase a certeza que o suporte será óptimo.


Resumindo:

Não me parece que valha a pena estares a ter este trabalho todo só por não teres um aplicativo para te gerir o contraste / luminosidade. Até porque podes ajustar esses parâmetros no teu monitor Smile


Quanto ao disco verifica se tens todas as actualizações instaladas no ubuntu e mesmo assim o problema persiste.
Então e como instalo as drivers open source? É que quando entrava em Sistema > Administração > controladores de hardware no 9.04 não aparecia nada referente à ATI. Eu se podesse alterar isso no monitor não precisava do controlador, estão no máximo! Não há outro aplicação para poder gerir isso?

Podiam me esclarecer então se, com o NTFS-Config consigo por o disco a ser montado automaticamente no arranque do Ubuntu?
A aplicação de controladores de hardware é apenas para drivers proprietários. Isto é, se não aparecer lá nenhum driver, é sinal que o ubuntu já está a usar os melhores drivers. Isto é, no teu caso o Ubuntu 9.04 já trás os drivers open source (que são os que estás a usar Wink )

Quanto a uma ferramenta generica que pode fazer o que queres, a unica que encontrei, foi o driconf.

Vai ao synaptic e procura por driconf e instala e vê se resolve o problema.

Caso não te crie nenhum atalho corre depois de instalado o driconf na consola que te deve lançar a aplicação. Vê se esta tem tudo o que precisas Wink
Páginas: 1 2 3 4 5 6
URL's de Referência