Forum Pplware

Versão Completa: Ajuda: Usar Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
Boas...

Como tenho vários assuntos, vou separá-los, respondam a um ou a todos como acharem melhor.

------------
1º Assunto:

Numa tentativa de usar Linux, instalei o Kubuntu através do Wubi.

Como não consigo mudar a resolução de ecran, nem fazer lá os passos do tutorial da Ana Narciso, que foi planeado para o Ubuntu, queria desinstalá-lo.

O Unninstall não faz nada, por isso não sei se posso ou não apenas apagar a pasta sem que isso me afecte o boot do windows.

E caso afecte, como corrigir.

------------
2º assunto:

Instalei o Ubuntu numa pen, e corro-o na máquina virtual, há alguma forma de ter uma janela maior? Aquilo fica minúsculo. Não dá minimamente para apreciar o SO.

------------
3º assunto:

Se instalar o Ubuntu no disco, disco esse que está aproximadamente meio ocupado, mas tem 200+gb livres, como e de que tamanho faço as partições e em que formatos as ponho? Como o mais certo é depois querer desinstalá-lo, como recupero esse espaço?

Digo que é o mais certo, porque esta é a minha enésima tentativa de usar o Linux e nunca consegui aguentar mais de 8 dias com nenhum, por causa de problemas com gráficos, problemas com montagem de discos, problemas com tudo e mais alguma coisa... Mas, como, aparentemente há milhares de pessoas que o usam sem problemas, não desisto totalmente da ideia e de vez em quando lá me meto (em problemas) a tentar.

Sou, talvez, demasiado windowed para isto, já uso Windows desde a versão 2.0, mas, vejo o Linux como uma forma mais justa de pensar software. Gostaria muito de incentivar a minha esposa e filhos a mudar, mas, se eu não o consigo usar, não tenho forma de fazer isso. Espero de vós a ajuda e apoio possível, nada mais.
1º terás de esperar pela resposta do racoq, pois nunca utilizei wubi e como tal, pouco conheço da ferramenta.

2º Faz boot pela pen, sem instalar, consegues apreciar melhor e ver se encontras algum problema com o teu hardware.

3º não estou com muito tempo, pelo que alguém te dirá melhor o espaço a dedicares, mas se não estás com ideias de te dedicares muito ao ubuntu, 30 gb no total sobra-te para tudo e mais alguma coisa (4gb já dá para fazer tudo, contando com o espaço do SO). Depois, existem ferramentas para Windows inclusive já faladas no blog que te ajudam a reparticionar e "recuperar" esse espaço em disco.
Obrigado pelas respostas.

Vou fazer o boot, e depois logo vejo.

Quanto à dedicação, vai depender muito do tipo de problemas que encontrar. Das outras vezes acabei por desistir porque ao fim de usar computadores há 30 anos, usar um SO que me faz sentir incompetente e inútil era demasiado "insultuoso" para persistir. Pode ser que desta vez chegue um "bocadinho" mais longe e que comece finalmente a perceber alguma coisa. Nunca software nenhum me fez sentir tão "burro". Nem sequer o malfadado Autocad... que foi o único que nunca consegui usar de forma minimamente eficaz. Muito provavelmente trata-se apenas de um ajuste a uma forma diferente de abordar problemas, o que eu estranho é que seja "tão" diferente que não me consigo adaptar.
Viva!

Continue com o kubuntu instalado pelo wubi =) Não devia dar problema nenhum... Instalou o default ou carregou algum iso seu?

Vamos por passos, o que aparece quando corre o kcontrol? Não fornece a possibilidade de utilizar outra resolução? Qual é o seu hardware?

Cumprimentos!
Por passos:

Instalei o Kubuntu directo do site. Através do wubi. Ficou tudo a trabalhar, já fiz várias actualizações.

Apenas a resolução que está no máximo a 1280x800.

Hardware:
Processor: Intel® Core™ i7 CPU 920 @ 2.67GHz (8 CPUs), ~2.7GHz
Memory: 6134MB RAM
Hard Drive: 4 TB Total
Video Card: NVIDIA GeForce GTX 285
Monitor: SyncMaster T240,SyncMaster Magic T240(Digital)

Instalei os drivers proprietários NVidia. E o máximo de resolução é 1280x800, muito abaixo dos 1920x1200 do Windows. Como resultado, fica-me tudo ENORME, hihihi.

-------------------------

Esta noite tentei fazer o boot pela pen e instalar o Ubuntu. Digo tentei, porque os resultados foram algo frustrantes.

1º Deixem-me descrever as minhas drives, tenho um Raptor 160Gb, aonde está o Windows Vista 64. Para além disso, uma Drive de 1Tb, usada para dados diversos com mais ou menos 300Gb livres, um disco de 320Gb, aonde estão as pastas de utilizador do windows e pouco mais, para além disso, dois discos Externos de 1Tb e 1 de 500Gb.
2º Não me pareceu boa ideia instalar o Ubuntu num disco externo, apesar de um deles ser E-Sata. Como tal, utilizando o Gpart, depois de arrancar com a pen em modo Live, particionei o Disco de 320, criando uma partição de 12Gb para o Swap e outra com +-170Gb em Ext4.
3º Procedi à instalação, estranhando no entanto que aquando da escolha da partição aonde instalar, o Ubuntu me dissesse que não havia mais nenhum SO no sistema. A instalação decorreu sem problemas. No final pediu para reiniciar o PC. Retirei a pen e reiniciei. Durante o boot apenas me aparece o Windows Vista e o Kubuntu. Nada de Ubuntu. Entrei no Vista e a drive que particionei pede-me verificação de consistência. Não tinha erros.

A minha dúvida... o que faço agora? Entro no Kubuntu e tento reparar o Grub? Ou apenas apago essas partições e tento outra vez com um CD de Boot?

Agradecia sugestões.
E nao instalaste o Kubuntu nao partiçao de Ubuntu??? e Olha devo dizer que tens um exelente pc eehehhe,outra coisa nao precisas 12 gb para a swap se ja tens 4gb de RAM podes por 1gb de Ram e ja te chega perfeitamente e nunca deveras usar a swap
(08-07-2009 22:03)FatGiant Escreveu: [ -> ]Hardware:
Processor: Intel® Core™ i7 CPU 920 @ 2.67GHz (8 CPUs), ~2.7GHz
Memory: 6134MB RAM
Hard Drive: 4 TB Total
Video Card: NVIDIA GeForce GTX 285
Monitor: SyncMaster T240,SyncMaster Magic T240(Digital)

OFFTOPIC: esse pc ai, e de invejar Smile o ubuntu vai correr a velocidade da luz Big Grin eheh. Assim so por curiosidade, podias fazer um teste e mostrar aqui a malta quanto tempo passa desde que ligas o pc ate ao ecrã de login do ubuntu Wink
Acho que devias apagar todos os dados, que tens do Kubuntu e Ubuntu (Se tiveres), do disco, e voltar a tentar a instalação.
Ok, obrigado.

Vou tentar reinstalar o Ubuntu, mas desta vez faço um CD, que aquilo da USBuntu não me convenceu nada quanto a fazer boot...

Funciona bem, se usares a VM, mas numa janelinha mínima que não dá para fazer nada de jeito.

Atenção, esta deve ser a minha 20ª instalação de Ubuntu, mas não neste PC, até agora tentei num PC velho e nunca me correu nada bem... Pode ser que este faça "alguma" diferença...
Podes mandar vir o teu CD do Ubuntu pelo site oficial Smile
Páginas: 1 2 3 4
URL's de Referência