Forum Pplware

Versão Completa: Entrevista com Stallman acerca do estado actual do GNU/Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Isto do software livre tem muito que se lhe diga....

Imagina uma coisa:

- Trabalhas horas e horas e horas e mais horas num software que desenvolves, e que no final sai uma boa malha... ora bem: tu pensas logo, como fazer dinheiro com isso, para seres recompensado do teu esforço e para teres um meio de subsistência - conclusão: registas o produto e vendes os executáveis do teu programa.

Se for open-source, apenas ficas habilitado a doações de pessoas (não podes fazer dinheiro com isso) e corres o risco de 2 ou 3 dias depois sair uma versão "chinesa" do teu programa com outro nome, mais xpto, mais futurista baseado no teu programa...

...eu sou muito apologista do Linux e do código aberto, mas quando a gente tem como profissão a informática, tem que ter um meio de sobreviver... logo não podemos oferecer por ai fora o fruto do nosso trabalho Tongue

Gostaria de saber mais opiniões acerca deste tema Smile

comentem Tongue
Ora Viva,
só te estou a responder agora, porque a modos que vim de férias Smile

A tua visão do Open Source tem algum sentido, é um facto.
Eu trabalho em informática e inclusivamente numa empresa em que um dos CoreBusiness é vender software, área onde somos até monopolistas no nosso nicho de mercado

Posto isto,
é verdade que temos que viver de alguma coisa.
Mas podemos viver de serviços. Podes oferecer o software e vender o suporte. por exemplo.
Ou podes ter uma versão OpenSource e outra profissional, paga. A exemplo do que acontece com o projecto Colibri penso eu.

Outra questão, é a curva de evolução do produto, tipicamente, no universo OpenSource, a curva é mais interessante. Veja-se o caso dos ambientes gráficos que existem montados em Linux. Quando apareceram, eram muito dificeis de instalar, configurar, e mesmo o aspecto, era rudimentar, num ápice (7 ou 8 anos Smile ) se colocaram ao lado ou á frente do que já existiam. É verdade que muitos efeitos de pouco valem a nível de produtividade, mas estão lá, são giros hehe.

Algumas das ferramentas OpenSource são fornecidas quando os seus criadores já tiraram algum partido disso, ou seja, fizeram a aplicação para si, para o seu trabalho e ao fim de uns anos, mandam para a rede, tens o exemplo do T.U.T.O.S.

Outras ferramentas OpenSource, são feitas na brincadeira para responderem a uma necessidade especifica do criador ou para mero exercício de programação o NotePad++ por exemplo.

Agora pergunto eu, que software gratuito (Penso que no assunto que falas um software gratuito mesmo não sendo opensource causa o mesmo efeito) conheces tu que tenha eliminado postos de trabalho?
Eu conheço um assim de repente, o Internet Explorer. é "gratuito", vem no SO que supostamente compras, e rebentou com a Netscape. e não é OpenSource. E foi metido no mercado com o objectivo de destruir a Netscape.

Agora se pensar em ferramentas OpenSource, não vejo nenhuma que tenha causado isto.
OpenOffice? claro que não, não tem taxa de penetração no mercado para o fazer.
Linux? Não, pelo contrário, acho até que o Linux gera emprego Wink, mas isso fica para outro dia.
Notepad++, talvez tenha dado um rombo na malta do UltraEdit.
FileZilla? Não me parece
enfim, vim de férias, eço desculpa posso estar a esquecer-me de alguns, nem teclados vi durante uns bons dias Tongue
Welcome back Smile

Também estive fora algum tempinho... soube bem Wink

Relativamente à tua ideia inicial de Open-source, também tem um ponto de vista bastante forte....

Agora imagina isto: Se o Windows fosse Open-Source?!

Havia milhares de versões Windowz e VVindowS e nao sei que e nao haveria tanta qualidade e espectativa no software... eu penso que o que é bom tem que se pagar... uma ideia um pouco retrograda mas uma coisa é certa: a qualidade paga-se!

No que toca ao Linux, tem uns efeitos muito porreiros e bonitos... mas agora eu pergunto: para que?! Que me adianta ter um sistema operativo que me gasta memoria RAM e gráfica para fazer uns efeitos xpto e arrasta janela e muda ambiente em cubo, se ao fim ao cabo não serve para nada?!

Um bom SO está no seu nucleo, na capacidade que tem de gerir todo o seu sistema, nao entrando em conflito uns com os outros... por isso admiro muito o Mac OSX, que para mim, actualmente é o melhor SO que anda aí no mercado dos computadores.... é um Sistema organizado, facil, simples, funcional <- que é muito importante isto -> e que realmente corresponde às necessidades de qualquer pessoa...

...agora imagina se isso fosse Open-Source? Havia centenas de OSX OSY OSZ e seria muito mais vulneravel do que é actualmente....

...por outro lado tambem temos a hipotese que seria desenvolvido esse sistema por mais pessoas, mais seguro e talvez mais funcional... mas onde é que a Apple ia pagar aos funcionários e fazer competição à Microsoft?

Isto tem muito que se lhe diga, mas também tenho que admitir que tens um ponto de vista muito forte Big Grin

Cumprimentos e mais uma vez, Welcome back Wink
O meu proximo investimento vai ser num MAC. Adoro o OS X
Mkman é a melhor coisinha que podes fazer Smile

É pena mesmo o preço... são caros Sad
Sim realmente e um preço demasiado alto,mas vale e investimento
o problema é que passado meio/1 ano sai uns novos Macs Books ou iMacs que a gente quer logo por as mãos em cima Tongue

....ou seja, quando investires, aposta forte num que te dê para uns anos Big Grin
Tenho que começar a juntar guito para comprar uma grande maquina Tongue
URL's de Referência