Forum Pplware

Versão Completa: Windows 7 RC instalado. Como passar para o RTM sem perder dados...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A situação é a seguinte: Formatei o computador com o Windows 7 RC oficial tirado da Microsoft. Criei só uma partição, pois não gosto de andar com mais que uma, se bem que é recomendado exactamente porque depois surgem situações como esta. Mas depois soube que para actualizar do RC para a RTM teria de fazer uma "clean instalation" (como quem diz, formatar e instalar de novo). Ora os meus planos de actualizar a RC para a RTM foram-se abaixo, sabendo ainda mais que mesmo tirando o problema do RC para RTM do caminho, uma versão inglesa (RC) também não pode ser actualizada para uma portuguesa.

Ora bem, vi uma ferramenta aqui no Windows 7: Gestão de Discos, que oferece a opção de "reduzir" o disco, o que significa no fundo: criar uma nova partição. E agora pergunto, seria seguro?

Digamos que tenho um disco de 500GB, criava uma partição de 150GB para guardar os meus ficheiros (usando a ferramenta do Windows), metia tudo o que queria guardar para lá, e já com o Windows RTM, formatava a partição principal, instalava tudo muito bem, e em princípio a segunda partição era reconhecida e voilà, tenho os meus ficheiros de volta à mesma.

Mas e depois? Podia apagar a segunda partição, certo?

E acham que isto tudo é seguro? Há muitos riscos? Afinal gostava de instalar a versão final em português do Windows 7 quando esta estivesse disponível, mas sem isso perder qualquer dos meus dados/ficheiros.
Sim, é seguro.
Terás de cumprir estas máximas:

1 - Desfragmentar muito bem desfragmentadinho o teu disco, de forma a que os ficheiros se concentrem no início do disco.

2 - Ao criar a partição, criá-la no fim do disco.

Seguindo estas duas regras de ouro, não há possibilidade de perderes ficheiros.

Boa sorte.
Bem, já estou mais descansado. Agora é só esperar que saia efectivamente a tal RTM portuguesa, para fazer este aparato todo.

Obrigado pela resposta, ainda mais a esta hora (contava obter uma só amanhã Tongue).
URL's de Referência