Forum Pplware

Versão Completa: C IDE
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Porque programar em C em linux e não em Windows?

A minha resposta e a minha opiniao é:

Os sistemas linux são sistemas abertos, e quando programas em C o que pretendes maioritariamente e fazer uma programacao de baixo nivel, ou seja, acederes aos recursos do SO etc, logo em sistemas linux isso é bastante mais facil embora o Windows ofereca uma serie de API´s, ok , entao pk n programar em C no Windows? Tens um IDE poderosissimo para Windows chamado, Visual Studio, na minha humilde opiniao o Deus dos IDE´s , e tens também uma framework fantastica que faz tudo o que queres, logo porque te preocupares em fazer programacao de baixo nivel quando ja esta td feito? Não é que em Linux já n tenha sido tudo feito também, mas a organizacao das bibliotecas frameworks and whatever digamos que é quase caótica, sendo essa uma das minhas principais queixas relativamente ao open source, penso que a comunidade é caótica quando considerada como um todo.

Relativamente ao assunto do topico:

Code::blocks , simplesmente o melhor ide que ja apanhei em linux, sendo que tenho alguma alergia ao eclipse.
(27-08-2009 12:08)Shogun Escreveu: [ -> ]Porque programar em C em linux e não em Windows?

A minha resposta e a minha opiniao é:

Os sistemas linux são sistemas abertos, e quando programas em C o que pretendes maioritariamente e fazer uma programacao de baixo nivel, ou seja, acederes aos recursos do SO etc, logo em sistemas linux isso é bastante mais facil embora o Windows ofereca uma serie de API´s, ok , entao pk n programar em C no Windows? Tens um IDE poderosissimo para Windows chamado, Visual Studio, na minha humilde opiniao o Deus dos IDE´s , e tens também uma framework fantastica que faz tudo o que queres, logo porque te preocupares em fazer programacao de baixo nivel quando ja esta td feito? Não é que em Linux já n tenha sido tudo feito também, mas a organizacao das bibliotecas frameworks and whatever digamos que é quase caótica, sendo essa uma das minhas principais queixas relativamente ao open source, penso que a comunidade é caótica quando considerada como um todo.

Relativamente ao assunto do topico:

Code::blocks , simplesmente o melhor ide que ja apanhei em linux, sendo que tenho alguma alergia ao eclipse.
[1st post]
Concordo, o Code::Blocks é o IDE de referência no mundo do Software Livre. Uso-o sempre que tenho de gerir um projecto grandinho e básico. Caso contrário costumo passar directamente aos editores básicos de texto (Gnome-edit Tongue) e à utilização de sistemas de controlo e construção (scons + bazaar).

Mas, Shogun, por vezes é-nos útil "re-tratar" de frameworks de baixo nível. Por exemplo, para termos melhor controlo do código...para fins de debugging (quando usamos frameworks de código-fechado)...etc. O ReactOS, por exemplo, está a tratar de se livrar da biblioteca STL que vem com o MingW precisamente porque quer ter um controlo mais rígido sobre tudo.

Há umas quantas boas ferramentas e frameworks no mundo do Unix. E agora é-me bastante difícil programar sem o Memcheck/Valgrind e, claro, o bom velho GNU GDB...
Pessoalmente, utilizar directamente a API do Windows é bastante cansativo. Apanhei-me a fazer isso durante um longo bocado...agora estou mais habituado a frameworks multi-plataforma práticos e rápidos de utilizar (FLTK, WxWidgets, QT... ; Irrlicht ...)

Pessoalmente, também concordo que o Visual Studio foi o melhor IDE que já utilizei e o compilador da Microsoft é, também, um dos que mais seguem o standard. No entanto, agora estou mais acostumado a utilizar o GCC e o TenDRA.

Mas não concordo que a programação em C tenha sempre de ser uma programação de baixo-nível. Com cuidado e técnicas suficientes, conseguimos criar um bom nível de abstracção (por algum motivo a biblioteca padrão está lá Wink)...só lhe falta o suporte a objectos 'nativo'.
Para programar em C eu uso:

No Windows: Microsoft Visual C++ 2008 Express Edition - http://www.microsoft.com/express/vc/

No Linux: Netbeans - http://www.netbeans.org/downloads/index.html / Kate+GCC
Páginas: 1 2
URL's de Referência