Forum Pplware

Versão Completa: Aliança para combater a biblioteca Virtual do Google
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Amazon, Microsoft e Yahoo vão assinar um acordo apelidado de Open Book Alliance e organizado pela Internet Archive. Esta estratégia visa combater a Google, que pretende criar a maior biblioteca virtual do mundo com o serviço Google Books. Brewster Kahle, fundadora do Internet Archive, é peremptória: "A Google está a tentar monopolizar o sistema de biblioteca online, através da exploração de uma única fonte de todos os títulos publicados".

Esta polémica remonta a 2008, quando a empresa chegou a acordo com algumas editoras e autores face à digitalização ilegal de livros que o Google Books estava a levar a cabo. Na altura, a Google concordou com o pagamento de uma indemnização de perto de 87 mil euros, criando a Book Rights Registry, onde os autores e as editoras poderiam registar os seus trabalhos e receber as devidas compensações monetárias. Na altura, a Google ficou também com o direito de digitalizar títulos cujos autores fossem desconhecidos, o que correspondia a 50-70% dos livros editados após 1923.

A organização sem fins lucrativos Internet Archive, responsável pela digitalização de 1,5 milhões de livros, tem sido a maior contestatária do monopólio que a Google está prestes a conseguir. Até agora, tanto a Microsoft como a Yahoo já confirmaram a sua participação; apenas a Amazon aguarda que a aliança seja formalizada. "Todos nesta coligação temos uma visão competitiva do mercado literário", garantiu Peter Brantley, director do Internet Archive. "Mas se o Google tiver sucesso, conseguirá garantir o monopólio da exploração de uma parte considerável dos livros de o século XX".

Em sua defesa, a Google argumenta que o acordo para esta biblioteca universal virtual trará grandes benefícios para os autores que, em alguns casos, poderão fazer fortunas com livros que se encontram já fora de circulação e que serão facilmente acedidos através da biblioteca virtual. Trata-se, segundo a Google, de um vantajoso processo de democratização da leitura, onde todos saem a ganhar.

Esta não é a primeira vez que a biblioteca virtual da Google é contestada. Em 2006, uma organização que representava 125 editoras sem fins lucrativos de publicações académicas e livros de teses dos Estados Unidos acusou a empresa de violar normas de direitos autorais com um plano que disponibilizava o espólio de bibliotecas universitárias na rede mundial de computadores.

De França surgiram mais críticas, onde há receio de que a iniciativa possa reforçar o predomínio da língua inglesa e do pensamento anglo-saxónico. Por isso, a França e vários outros países europeus garantiram apoios da União Europeia para um projecto rival para obras que não sejam em inglês.

Por outro lado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a realizar um inquérito sobre o impacto nas condições de concorrência para o mercado livreiro.

In Diário de Noticias
Estão à cata de multas.

A inveja é assim.
Existem empresas enormes como a Yahoo! e a Microsoft que não fazem nada para ajudar ao melhoramento da cultura mundial, ao contrário da Google, pioneira em muitas coisas, que ao menos possibilita a partilha de informação....

....whatever....


Dor de coto Big Grin
Se os autores das obras vão receber dinheiro à custa disto também me parece ser um bocado dor de cotovelo, ou "rant" de mau perdedor ... mas como estas coisas também costumam ser um bocado mais complexas do que o que parecem ....
Risada total.
O Google é o melhor motor de busca que pode existir e não será concorrência que o irá destruir.
Se inventassem um robô de clones de gajas. : D
Dor de cotovelo, pura e dura.
(24-08-2009 06:32)zÉMANEL Escreveu: [ -> ]Risada total.
O Google é o melhor motor de busca que pode existir e não será concorrência que o irá destruir.
Se inventassem um robô de clones de gajas. : D

"clubismos" à parte, já vi por diversas vezes gigantes a tombarem e qualquer empresa que seja não está imune a isso. Tal como a Google surgiu, outra qualquer poderá surgir e tomar o seu lugar, é assim o ciclo da vida Rolleyes
(24-08-2009 06:32)zÉMANEL Escreveu: [ -> ]Risada total.
O Google é o melhor motor de busca que pode existir e não será concorrência que o irá destruir.
Se inventassem um robô de clones de gajas. : D

Isto não tem nada a ver com o motor de busca da Google.

Wink
URL's de Referência