Forum Pplware

Versão Completa: Google Chrome - 1º Aniversário
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Parabéns a você Big Grin
[Imagem: 1st-birthday-cake.jpg]
Eu sei que isto vai destoar com este tópico e pode não agradar a muita gente, mas como tenho direito à minha opinião, e estamos em onda de aniversário aqui vai a minha prenda, um tomate podre. É claro uma prenda simbólica Smile e que provavelmente alguns elementos da Mozilla também lhe gostariam de dar, visto que não me convenceu nem a mim nem a muitos utilizadores.

[Imagem: 1515332202_9472c66285.jpg]


Em vez de tentar ter unido esforços ao Firefox o único projecto open source feito pela comunidade para a comunidade, a Google tentou criar um browser que apesar de ter uma vertente de software livre (chromium) embora seja na sua grande maioria controlado pela mesma, tem a outra vertente o chrome que é instrumentalizado pela Google.

Simplesmente não vejo qual o interesse e utilidade de um browser que, na minha opinião não trás até agora, nada de novo que não pode já ser visto há muito tempo em outros browsers existentes e que apenas está onde está na quota de mercado, devido a ser instrumentalizado e promovido pela Google.

Aliás desde há muito a ideia da Google parece ser construir um browser para o seu Chrome OS que fizesse com que as pessoas o utilizassem e colocassem todos os dados naquela nuvem remota, que ninguém sabe o que lá acontece, nem o que eles fazem aos vossos dados. Será isto bom para a internet e a privacidade dos dados dos utilizadores? Será que vocês vão querer embarcar no jogo de uma empresa que cada vez mais mostra traços de "monopolista" ?

Abro com isto uma discussão com pontos para todos discutirem Wink

(Atenção que esta crítica não é para ferir a susceptibilidade de ninguém, nem criticar as escolhas dos utilizadores é para apenas discutir vários factores, que não se vê muito discutido pelos meios de comunicação social, entre os quais se o chrome realmente vos facilitou ou não a vida e discutir as suas vantagens / desvantagens e os reais interesses da Google)
Na minha opinião, o Google está a fazer o que todos os operadores de mercado que buscam lucro fazem: constroem produtos vendáveis. Pouco haverá a dizer sobre esse assunto, o que vos digo e que já afirmei muitas vezes, o Google Chrome é o fim do Firefox.

o Eldorado das borlas... não passa disso mesmo.. de um sweet dream. Sou utilizador no Windows XP do Chrome... e tirando uma ou outra questão, estou bastante satisfeito. Claro que ainda recorro ao Firefox por causa de meia dúzia de extensões, mas mais uns meses e deixo porque o Chrome irá aparecer com um leque extraordinário de plugins.

Agora que tudo isto cheira a monopólio... isso é verdade, mas para a excêntrica comunidade de open source este gesto do Google é um pé no cu.... e que pé!

Enfim, venham mais porque o que temos da Mozilla é fraco.
Ainda que a minha opinião possa não interessar muito vou deixa-la na mesma:

Por norma uso firefox e estou bastante satisfeito com ele. Tenho o Chrome instalado e já por duas vezes que tentei "migrar" para ele. De facto é um bom browser, cativou-me principalmente pela sua interface bastante simples e convidativa. Encontrei algumas funcionalidades que apreciei mas que mais tarde vim a descobrir que também tinha, de uma forma ou de outra, no Firefox. Encontrei também coisas que nem por isso apreciei como a forma como ele gerencía os downloads.

De uma forma ou de outra voltei sempre ao Firefox porque sinto-me mais "em casa", já tenho os meus bookmarks todos arranjados, as palavras-passe guardadas etc... (embora que com Chrome tamném se possa fazer isto...) E mais principalmente, tenho os plugins todos para me poupar tempo e trabalho.

No fundo para mim é um bocado indiferente pois não sou um utilizador muito exigente. Digamos que já tenho a vida feita no Firefox. Concordo com o racoq quando diz que não acrescenta nada de novo ao mundo dos browsers. E é certo também que só por ser um produto promovido pela Google faça logo saltar vários passos passos em relação a qualquer novo browser.
Concordo em parte com o Rui, a nível da privacidade dos dados e das mais valias (poucas) trazidas pelo Chrome ao mercado dos browsers.


Na minha modesta opinião, provocaram o parto do Google Chrome. Além de provocarem o parto, fizeram pompa e circunstância desse nascimento. A novidade? Tabs independentes, nova estrutura do browser, visual apetecivel.

Funcionalidade: próxima de zero, quando comparando com a concorrência.

Mas pronto, era uma Beta...

Mas mesmo com a saída de MILHÕES de Betas (os posts do Peopleware que o digam, eheh), continuamos sem aquilo que, em conjunto com a estrutura revolucionária do browser, poderia derrubar o grande Firefox: os Plugins.


Atenção, passou-se 1 ano.

E se me vierem dizer: ah e tal mas já permite plugins. Permitir permite, mas versões development.

Site de addons/plugins, onde estão? Existem, mas nada oficial e tudo muito verde ainda.


O Chrome é muito rápido sim, mas para quem precisa de um simples browser e não aproveita as potencialidades da Web. Nesse caso usa-se o Firefox ou o Opera, ou mesmo o Safari, embora não o considere ao nível dos primeiros dois.

Eu uso e abuso de extensões que NÃO dispenso, por nada deste mundo.


O Firefox é mais lento. Verdade. Mas continua a ser aquele que melhor satisfaz as minhas necessidades e, por ser open-source, eu sei que existe muito boa gente (tenho colegas até) que contribuem para a comunidade.

E são pequenos pormenores que fazem algo muito grande, ficar ainda maior.

Sinceramente, até o Chrome suportar Plugins/Addons de forma fácil, e a Google disponibilizar um site tipo Firefox Addons, devidamente certificado, seguro e vigiado, não usarei o Chrome.


Na minha opinião, o Chrome nasceu antes do tempo. Por questões financeiras, deverá ter sido a razão. Mas ao menos devia estar um bocadinho mais na incubadora.

Até lhe nascerem pelo menos as unhas, pestanas e sobrancelhas para rivalizar com os seus irmãos mais velhos. Wink
@Ana

Deu-te para as metáforas hen?
Deves ter estado a ver o House abocado Tongue
O meu presente foi rejeitado LOL
(03-09-2009 13:28)Snorkel Escreveu: [ -> ]O meu presente foi rejeitado LOL

Se tivesses um pouquinho mais de juízo e tacto ao ponto de saber até onde podes ir, ninguém teria mexido no teu comentário.

Mas a julgar pela tua reputação parece-me que simplesmente não queres saber de nada neste forum e cumprir as regras do mesmo ainda não te entraram na cabeça.
Vou dar a minha modesta opinião:

Porque havia a Google de ajudar a Mozilla no desenvolvimento do Firefox? Motivos? Alguém? Zero. Em primeiro lugar, a Google é uma empresa com fins lucrativos que quer ser grande. Não quer ser apenas mais uma, mas a maior. Meus amigos, nunca ninguém enriqueceu de ajudar os outros. A sério, porque motivo devia a Google ajudar o Firefox e não criar o seu próprio browser? Não percebo.

Vejamos as coisas por outra perspectiva: porque não se juntam a Audi, a BMW, a Mercedes e todas as marcas de automóveis para criar um super-carro? Porque, obviamente, as coisas não funcionam assim. Como seria quando cada uma puxasse para seu canto? Claramente, cada uma tem visões diferentes do que é importante num carro. Tal como a Mozilla e a Google têm visões diferentes do que é importante num browser. Para a Mozilla, é o que o rodeia, a expansibilidade, a enorme quantidade de apetrechos que se podem adicionar à aplicação. Para a Google, é o que está lá dentro, o conteúdo, a Web.

E, por favor, não digam que o Google Chrome pouco ou nada tem contribuído para o "mercado". Não podia estar mais longe da verdade. A sério, olhem para o "mercado". Será que fui o único a reparar na tendência cada vez maior para seguir o browser da Google? O Firefox, o Safari, até o Internet Explorer deu novo fôlego para tentar acompanhar o ritmo. E passo a citar:

Citar:Brian Rakowski, director de produtos do Google Chrome, comentou: “não é importante que nem todos utilizem o Google Chrome, mas que a tecnologia dos web browsers evolua tão rápido quanto possível”. E acrescenta: “é problemática a quantidade de pessoas que não sabem o que um browser é, ou que não o sabem avaliar” tendo em conta o papel central que desempenham hoje.

Isto sim é o busílis da questão.

Para aqueles de vocês que não percebem como passado um ano o Chrome continua, mais coisa menos coisa, com as mesmas funcionalidades, sem uma galeria de plugins ou temas como a do Firefox, a Google responde: desde que foi lançado, o Chrome está ainda mais rápido e mais estável. É impossível construir uma boa casa sem bons alicerces. São às dezenas as aplicações que, após algum tempo, atingem um determinado estádio em que é impossível evoluir muito mais. Isso devido aos erros que foram cometidos no fase inicial do desenvolvimento, aos bugs que se foram acumulando, às falhas e à confusão de código que se gerou. Não é preciso ir muito longe: o Windows Vista é exemplo disso; o Firefox, para lá caminha.

E não me vou alongar mais porque o post já vai longo... O Google Chrome é um projecto para o futuro. Estejam atentos.
Páginas: 1 2
URL's de Referência