Forum Pplware

Versão Completa: Fedora/Linux Mint
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Ok. Obrigado Ana.
Se souberes uma ddistribuição melhor diz.
Eu referi estas duas porque foram as duas que testei em LiveCD.
Até pode haver melhor, mas sou leigo no que toca a Linux.
A distribuição mais utilizada mundialmente pelos utilizadores mais recentes, é sem dúvida o Ubuntu.

O Linux Mint é o Ubuntu ainda mais simplificado. Com tudo pronto a funcionar, e tem a vantagem de tirares partido de todo o suporte que existe face ao Ubuntu, pois todos os tópicos, artigos sobre o Ubuntu, funcionam também no Mint.

A melhor distribuição para começar a meu ver é o Mint ou Ubuntu.

Quando tiveres alguma fluência, aconselho-te a experimentar todas e mais algumas e ver qual é a que se adequa mais ao teu gosto!

Quanto ao ambiente gráfico, opta pelo Gnome, por ser mais comum. É o que vem por omissão no Mint e no Ubuntu.

Depois dentro da distribuíção podes instalar outros ambientes gráficos, incluindo o KDE!

Portanto, a liberdade é total! Big Grin
Talvez instale o Mint então.
Qual o espaço ideal para instalar o Mint/Ubuntu?
Devo confessar que sofro de falta de espaço no portátil, por isso quanto menos melhor. Digam-me o tamanho ideal para a partição, pf.

Além disso, Ana, concordas com o que o Mkman disse, quanto ao boot?
Penso que os requisitos minimos para uma instalação ubuntu são 8 GB de disco de algumas versões para cá!

Mas para uma instalação segura eu recomendo-te 20 GB se tiveres esse espaço.

Quanto ao que o MKman disse é verdade, o GRUB do Linux por omissão não interfere com o Windows, aliás o GRUB é instalado na MBR.

Um fdisk /MBR geralmente resolve o problema no caso de corrupção da instalação de linux.

Aliás podes fazer de outro método, executar o comando fixmbr através do modo de recuperação (através de uma linha de comandos que te é lançada quando clicas em R) quando inicias o CD de instalação do Windows XP
E aconselhas o Mint, Racoq?
Ou achas que devo escolher outra distribuição?
E infelizmente não possuo 20GB. Máximo dos máximos talvez 8GB.
(11-09-2009 13:47)Rui C. Escreveu: [ -> ]E aconselhas o Mint, Racoq?
Ou achas que devo escolher outra distribuição?
E infelizmente não possuo 20GB. Máximo dos máximos talvez 8GB.

Eu aconselho sempre o Ubuntu, por inumeras razões, nem que seja por ser a distribuição elegida pelo pplware, para os seus tutoriais.

Claro que Mint é ubuntu com um novo tema, software extra e todos os codecs que o ubuntu não trás (mas podes descarregá-los de uma forma automática).

Resta testares o LiveCD de cada uma e veres qual delas preferes. Os 8 GB devem dar para uma instalação de Ubuntu, Mint não te posso garantir dado não usar, mas parece-me que traz mais aplicações e provavelmente isso repercute-se no espaço.
Estou a ver que queres coisas simples, eu recomendo sempre para começar Ubuntu porque e extremamente facil de usar com quase tudo com interface grafica, mas podes testar tambem o OpenSuse com o seu famoso Yast torna a manutençao da distribuiçao muito simples, e o Mandriva, ou tambem podes testar a portuguesa Caixa Magica
Concordo com tudo o que o racoq disse.

Uma partição de 10GB chega e sobra + 1gb de swap.
Então devo criar duas partições: uma de 10GB e uma de 1GB?
Sim sim, cria. E depois quando fores a instalar, escolhe o modo manual de partição e coloca a partição de 10GB com o sistema de ficheiros "ext4" e ponto de montagem "/", e coloca a partição de 1GB com o sistema de ficheiros "swap".

Em vez disto podes ainda criar espaço vazio no disco, uns 11 GB, e quando fores a instalar o Mint, escolhes o modo "usar o maior espaço livre contíguo", ou qualquer coisa do género.

Ambas as formas dão.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência