Forum Pplware

Versão Completa: Lei de Moore prospera na Intel
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O CEO da Intel, Paul Otellini, exibiu hoje um prototipo de silício "silicon wafer" contendo os primeiros chips do mundo, construídos sobre a tecnologia de 22nm. O teste aos chips de 22nm incluem, tanto a memória SRAM, bem como circuitos lógicos para ser utilizado em futuros micro-processadores Intel.

"Na Intel, a Lei de Moore está viva e próspera", disse Otellini. "Começamos a produzir os primeiros micro-processadores a 32nm, que é também o primeiro processador de alto desempenho para integrar gráficos com o CPU. Ao mesmo tempo, estamos já a avançar com o desenvolvimento da nossa tecnologia de fabrico de 22nm, abrindo caminho à produção de processadores ainda mais poderosos e capazes."

O prototipo 22nm exibido por Otellini é composto por matrizes ou moldes, contendo 364 milhões de bits de memória SRAM e tem mais de 2,9 biliões de transístores, embalados numa área do tamanho de uma unha. Os chips contêm a menor célula SRAM usada em chips já relatados, a .092 micrómetros quadrados (mm2). Os dispositivos dependem de uma terceira geração de alta tecnologia "High-k metal gate transistor technology", combinação de metais semicondutores, que servem de ponte para os melhorados transístores, tendo um melhor desempenho e baixo consumo de energia.

Ao continuar a liderar o fabrico desta tecnologia, a Intel será capaz de inovar e integrar novos recursos e funções nos processadores. A micro-arquitectura de 32nm da Intel "Westmere" está agora em fase inicial de fabrico. Onde já integram o controlador de gráfico (GPU). Após a passagem para 32nm, a Intel obrigatoriamente terá de introduzir o "Sandy Bridge", a nova micro-arquitectura da Intel. O "Sandy Bridge" terá uma sexta geração de núcleos gráficos sobre a mesma matriz do núcleo "Core" e inclui um conjunto de novas instruções AVX de vírgula flutuante, mídia e de software particularmente exigente.

_________________
Fonte: PhysOrg.com
Lei de Moore:

Citar:Até 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware, quando o então presidente da Intel, Gordon E. Moore fez sua profecia, na qual o poder de processamento dos chips teria um aumento de 100% a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore. Esta serve de parâmetro para uma elevada gama de dispositivos digitais alem dos CPUs, na verdade, qualquer chip está ligado a lei de Moore, ate mesmo CCD de câmeras fotográficas digitais. Aparentemente, ela vem se mantendo valida ate os dias atuais, mas a grande pergunta é “por quanto tempo perdurará a lei de Moore?”.

Não conhecia Smile
Ainda bem que assim continua de boa saúde a lei de moore.

Um continuo crescimento da evolução do processamento é bom para todos nós. No limiar, todos nós beneficiamos com um maior processamento chegue ao nosso alcance.

Assim a tecnologia presente nas baterias (no caso dos portáteis ou outros dispositivos móveis), acompanhem e evoluem tanto ao mais. Isto porque temos cada vez mais assistido a um aumento do processamento nos smartphones (por exemplo) e as baterias ao nível de autonomia não têm evoluído o que se esperava.
URL's de Referência