Forum Pplware

Versão Completa: Problema com disco externo
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Olá a todos,

Como utilizador recém-registado, permitam a minha ousadia de pedir a vossa ajuda perante um problema que não consigo resolver.

Adquiri recentemente um disco externo de 500 GB, marca Lacie, para me servir de backup. Formatei-o e normalmente copiei os meus documentos pessoais até o dia de hoje.

Hoje, estiquei-me um pouco mais do que o normal, e como vou formatar um computador caseiro, resolvi copiar os dados do caseiro para o disco externo; valores por alto, passei a tarde a copiar perto de 100 GB de dados.

Trabalho feito, resolvi remover o disco com segurança e não deu. Dei o ar da minha graça e usei o Unlocker sobre a unidade do disco, que me informou que o Explorer estava a usar a drive em questão e eu, resolvi clicar sobre o a opção "Unlock All". E lá consegui remover com segurança o hardware.

A razão pala qual vos escrevo e também pela qual vou ter uma noite mal dormida deve-se ao facto de após o que foi explicado no 4º paragrafo nunca mais consegui aceder ao disco externo. Já revirei, por assim dizer, o nosso amigo Google, à procura de uma cura milagrosa mas as indicações e contra-indicações são tantas que receio dar um passo em falso e por isso peço a vossa ajuda e opinião.

Neste momento, cada vez que tenho o disco externo ligado ao pc e acedo ao icone "O Meu Computador" demora mais que o usual a apresentar-me os meus dispositivos e a resposta é sempre a mesma cada vez que tento aceder ao disco externo. "E:\ não está acessível. O ficheiro ou directório está corrompido e elegível."

O disco inicia-se normalmente cada vez que lhe ligo o cabo de alimentação e o cabo USB. Não faz qualquer barulho estranho, mas qualquer cabo USB do tipo B (que liga as traseiras do disco), tem uma ligeira dificuldade a encaixar. Mas nunca foi preocupação, dado que sempre funcionou correctamente. Tenho outro disco da mesma marca, com menor capacidade e tentei usar o cabo de alimentação e USB (exactamente iguais), mas sem sucesso.

As minhas únicas tentativas de encontrar o meu disco foram através da gestão de disco, do painel de controlo do Windows XP e atraves do Partition Table Doctor 3.5 Demo. Anexo os screenshots de cada um dos programas.

[Imagem: 2233416_GD.jpg] [Imagem: 2233417_PTD.jpg]


O disco ainda está na garantia, mas quero acima de tudo recuperar os meus dados.

Se me puderem ajudar, ficarei eternamente grato. Se não me puderem ajudar, ficarei eternamente grato também.

Obrigado a todos e os parabéns da praxe ao Vitor e à restante equipa pelo excelente trabalho.

Smile
Se o disco esta visível, usa um programa de recuperação de dados , recuva, Easeus Recovery Wizard, e por ai fora, há uns quantos é só escolher. Depois corre o programa selecciona a drive para ele te procurar os ficheiros, quando o fizer é só guardar-los noutra drive.

Se não o formataste e não tentaste mandar mais nada la para dentro deveras conseguir recuperar todos os dados sem problemas.

Boa sorte

Abraço
Ou arrancar com o Ubuntu por exemplo e ver se consegues aceder ao disco..
Olá ,


Eu abria a cx e ligava o disco directo a um pc a ver se assim já o reconhece .


é só uma ideia Smile
Pelo que percebi, o disco é reconhecido não da é para aceder devido aquela mensagem.
Obrigado a todos. Para já, o que me parece mais apelativo é correr um livecd do Ubuntu e tentar aceder-lhe ou abrir a caixa do disco e ligar a um pc ou a outra caixa externa (mas não tenho portas SATA, nem caixa externa) e ainda, correr-lhe um programa de recuperação de dados (TestDisk parece boa escolha?).

De qualquer modo, o que quer que faça, relato-vos os episódios subsequentes da saga do meu disco externo.

Smile
Mestres,

o meu primeiro grande passo foi através do TestDisk (http://www.cgsecurity.org/). Parece-me um programa recomendado pelas principais marcas e utilizadores. Explorando o programa e o disco com cuidado, encontrei através do Testdisk, os meus dados, que me parecem estar em perfeito estado. A minha pergunta, depois de seguir alguns passos sugeridos na pagina do TestDisk, é a seguinte: devo "escrever a estrutura da partição para o disco", com os dados em aparente perfeito estado? Esta opção não me tirará percentagem de sucesso à recuperação dos ficheiros? E o facto de estar ligado por porta USB importa (no sentido em que o pc pode ficar lento, bloquear ou até reiniciar no fim do processo)?

Agradecido uma vez mais.

PS _ Junto anexo um printscreen, para vocês verem onde me encontro.

[Imagem: 2235476_D.jpg]
Amigo, ainda não percebi porque estas a complicar uma coisa tão simples como instalar um software no disco do windows, e corre-lo no disco USB e recuperar os dados.

Há tanto software conhecido e com bons resultados, eu estou a falar por experiência própria, sou técnico de informática a alguns anos e sempre o fiz com sucesso.

Abraço
Tiago Lopes,

mais do que recuperar os dados, queria tentar recuperar o disco primeiro, se fosse possivel. O meu maior problema prende-se com a falta de espaço nos pc que tenho. Mas ja agora, aproveito para perguntar, qual o programa de recuperação dados que sugeres. Gratuito, de preferência.

Smile

Abraço & Obrigado.
Depois de teres os dados a salvo, formatas o disco e testas intensivamente para ver se é problema de hardware...
Tu estas a fazer ao contrario, resumidamente andas a por os teus dados(que não estão numa situação saudável) na corda bamba.

Gratuito
http://www.piriform.com/recuva

Pago
http://www.easeus.com/datarecoverywizardpro/

Abraço
Páginas: 1 2
URL's de Referência