Forum Pplware

Versão Completa: Chrome OS mais próximo / O que é o Google Chrome OS?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Google disponibilizou o código fonte do futuro sistema operativo Chrome OS, e espera que os primeiros aparelhos cheguem em 2010.

A apresentação de hoje interessa mais a programadores do que aos utilizadores finais. A disponibilização do código fonte visa convidar parceiros e programadores a contribuir para o seu desenvolvimento. Por outro lado, os primeiros aparelhos com o Chrome OS só deverão chegar ao mercado no final de 2010.

A Google quer que o Chrome OS seja simples e rápido, de forma a permitir o acesso à máquina e aos documentos em alguns segundos. Neste momento, o sistema operativo demora sete segundos a ficar disponível mas este valor deverá diminuir ainda mais até ao lançamento no final de 2010.

As aplicações e os dados estarão armazenados na nuvem "de forma a que os utilizadores do sistema operativo não tenham de descarregar nada ou tenham de estar preocupados com actualizações".

Caso o utilizador tente abrir um ficheiro que esteja num formato proprietário e exista uma aplicação baseada na Internet capaz de o abrir, o Chrome OS tirará partido deste facto. Um exemplo dado na apresentação do sistema operativo foram ficheiros no formato Excel, que são abertos recorrendo às Web Apps do Office 2010.

Mais informações estão disponíveis nos blogues da Google e do Chromium .

O que é o Google Chrome OS?
http://googleblog.blogspot.com/2009/11/r...ource.html



Blog Google - http://www.googleblog.blogspot.com/
Chromium - http://www.chromium.org/

Noticia retirada de: http://aeiou.exameinformatica.pt/chrome-...o=f1004131
Acho Curioso (é algo que não foi muito falado) e saliento isso como grande adepto do Ubuntu, que o Google Chrome teve engenheiros da Canonical a colaborar com a Google no desenvolvimento do Google ChromeOS.

A google esteve bem aqui, em se aliar à empresa que até à actualidade conseguiu uma melhor experiência com o utilizador, com uma distribuição de Linux. Só estava curioso em saber o que a Canonical ganha com isto (nenhuma empresa trabalha e dedica recursos sem ter contrapartidas).

Talvez contrapartidas financeiras? Ou um possível suporte futuro da Google em relação ao ubuntu para computadores desktop/portáteis com mais capacidade ? Wink Só especulações é que se podem fazer agora Wink

Algo que à muito se desconfiava é verdade, de facto se confirmou. A google sempre foi adepta de Ubuntu (há quem diga que usa uma versão personalizada do Ubuntu)

Isto leva-me a crer que ao contrário dos rumores que o ChromeOs seja baseado em Debian, eu ponha as minhas dúvidas.

Penso que (apesar de não ir ver o código nem ter em mente fazê-lo) este novo SO é baseado mais propriamente nos mecanismos que o Ubuntu construiu sobre a base Debian, como é o caso do amplo suporte de hardware e as optimizações aos kernels.

Agora também faz sentido os rumores iniciais que iriam existir versões de netbooks com processadores ARM. Ora nem de propósito desde há umas versões atrás o Ubuntu é das poucas distribuições a suportar esta arquitectura. Ficamos também a saber que se a base é Ubuntu, a google fácilmente se quiser lançará o seu SO em netbooks com qualquer arquitectura da intel.

Tempos interessantes que se vivem no mundo da informática Wink Nem eu esperava o envolvimento directo da Canonical no ChromeOS
check it out:

URL's de Referência