Forum Pplware

Versão Completa: Espanha: Banda Larga de 1MB será direito universal em 2011
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
[Imagem: fibra.jpg]


Miguel Sebastián, que falava na inauguração do 3º Fórum Internacional de Conteúdos Digitais (FICOD), em Madrid, explicou que esta decisão implica que o serviço terá que ser oferecido com qualidade e a um preço acessível em qualquer zona do país.



Trata-se, segundo referiu Sebastián, de uma aposta do Governo em garantir que o acesso às tecnologias de informação se torna num direito para todos.

Actualmente este serviço denominado “universal” é prestado em Espanha pela Telefónica e inclui, entre outras coisas, a rede fixa, o acesso funcional à Internet de banda estreita e um abono social para utilizadores com necessidades especiais.

Agora o Governo quer ampliar o serviço, segundo explicou Sebastián, dada a importância e o potencial da Internet e da indústria de conteúdos digitais para contribuir para um modelo de crescimento económico mais sustentável.

O ministro explicou ainda que, dependendo do interesse existente por parte das empresas para serem designadas como “operadoras de serviço universal”, serão convocados os concursos necessários por elementos e zonas geográficas, avança o “El País”.

A Lei Geral de Telecomunicações espanhola fixa, no seu artigo 22, que se entende por “serviço universal o conjunto definido de serviços cuja prestação é garantida para todos os utilizadores finais, independentemente da sua localização geográfica, com uma qualidade determinada e a um preço acessível”, avança ainda o mesmo jornal.

Na sua intervenção, o responsável recordou que o sector dos conteúdos digitais em Espanha facturou em 2008 quase 5.000 milhões de euros, mais 15,8 por cento que no ano anterior.

Os Estados Unidos são o país convidado da edição deste ano da FICOD, dedicada aos conteúdos em espanhol.

Ao longo do encontro haverá nove sessões plenárias, 28 meses redondas e mais de uma centena de sessões de trabalho.

Uma zona de exposição paralela e uma forte aposta no networking fazem ainda parte do certame.


In Público
Ora aqui está uma ideia que eu aplaudiria de pé, se fizessem cá em Portugal. Mas é melhor e mais favorável politicamente o Magalhães.

Não digo que o Magalhães não tenha sido uma atitude importante que o foi. Agora o Magalhães é apontado apenas a uma faixa etária da população - as crianças.

E num país em que cada vez mais tem uma população mais envelhecida, penso que esta medida em Portugal iria ter um impacto mais positivo para nos aproximarmos do nível de desenvolvimento dos restantes países da União Europeia.

A internet, como fonte de informação universal, deve também ser a meu ver um direito universal.
Mesmo que apliquem em Portugal será o mesmo que a "água" e a "luz", nas regiões mais remotas não está acessível.
Uma boa atitude sem duvida alguma.
Por alguma razão Espanha é um pais bem mais evoluído que o nosso Portugal.
Quanto à utilidade do Magalhães, sinceramente não vou comentar! Wink
URL's de Referência