Forum Pplware

Versão Completa: Perda de partição
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas pessoal.

Sou novo aqui no fórum, mas já frequento a pagina do pplware à algum tempo.

Ontem a noite meti-me a inventar e a tentar instalar o LInux caixa magica 12, depois de algum tempo de volta do SO não consegui instalar; acho eu que foi porque não consegui criar umas partições que me pedia.

Foi então ai que desliguei o meu pc e quando reiniciei vi que me faltava uma partição, partição essa que tinha anteriormente ficheiros meus a qual eu libertei perto de 10 gigas para instalar o caixa magica.

Gostaria que me pudessem ajudar a recupera-la se for possível.
Obrigado.

Vo ver se consigo.

Cheers.
Ui!

Primeiro, não desfragmentes nada, tenta não mexer muito nos ficheiros.
Segundo, saca todas as versões mais actuais destas aplicações freeware descritas no Peopleware, e experimenta cada uma, a ver se consegues recuperar algo. Há algumas que conseguem aceder a partições apagadas.

http://www.pplware.com/2008/08/08/pandora-recovery-201/
http://www.pplware.com/2008/07/09/recuva...ry-116333/
http://www.pplware.com/2008/06/22/undeletemyfiles-25/
http://www.pplware.com/2008/05/07/smart-...covery-40/
http://www.pplware.com/2008/04/30/finerecovery-1214/

Vou-te explicar como evitar esse desastre numa próxima vez.
Se queres instalar o Caixa Mágica ou qualquer outra distribuição de Linux, aconselho-te vivamente, antes, a escolheres uma partição do teu disco que tenha espaço livre.
O objectivo é encolher uma partição para ganhar "espaço" para uma nova, e deixar o Caixa Mágica usar em modo automático, essa partição.

Retirado do fórum da Caixa Mágica:

isto porque a Caixa Mágica 10 já faz reparticionamento de partições NTFS na instalação...

Ou seja é possível a quem tenho um disco com uma única partição em NTFS (ou FAT, ou EXT3...) arranjar espaço para a Caixa Mágica. Os passos são os seguintes:

1 - Fazer no Windows uma verificação ao disco, e depois desfragmentá-lo (pode demorar bastante tempo mas é essencial). Isto faz que que os dados fiquem todos encostados no inicio do disco.

2 - Arrancar com o CD da Caixa Mágica e na parte das partições escolher partições manuais. Agora deves seleccionar a partição que pretendes encolher, escolher "redimensionar", e escolher o tamanho que pretendes que ela passe a ter... IMPORTANTE: deves dizer o tamanho que queres que a partição passe a ter e NÃO o tamanho do espaço que queres ter livre...

Exemplo:
Citar:Tens uma partição NTFS de 76Gb a ocupar o disco todo e queres arranjar 10 Gb para a Caixa Mágica.
Então no ecrã de partições manuais seleccionas a partição NTFS, e escolhes "Redimensionar". Á esquerda colocas o novo tamanho para a partição, que será 66000 (tens de colocar em Megabytes) e fazes OK... e esperas algum tempo...
No final a tua partição passou a ter cerca de 66 Gb, e ficaste com cerca de 10 Gb de espaço disponível que podes usar para criar as partições da Caixa Mágica...

NOTA: Se usas o Windows Vistas e queres redimensionar essa partição, não uses o particionador do Caixa Mágica, lê este artigo.

E depois segue muito bem este óptimo artigo do Miguel Guerreiro no Peopleware: http://www.pplware.com/2008/02/20/linux-...nstalacao/

Espero que agora corra bem Smile
Boas de novo.

Tentei com o testdisk mas não consigo reaver a partição.

@Ana

Eu antes de tentar instalar tinha uma partição com 18 gigas, da qual libertei 10 gigas para tentar instalar o caixa magica. Na instalação não consegui passar da terceira etapa, que é quando me pediu para criar umas sub partições, acho eu Smile.
Agora a partição de 18 gigas não a consigo ter. O meu problema não é os dados que la estão dentro, mas sim os 18 gigas que agora não tenho no PC.

Cheers
Isso é estranho! Tens a certeza que esses 18 gigas não se "juntaram" a outra partição?

http://www.pplware.com/2007/08/11/gparted-034-8/
Corre o Gparted a partir de um CD ou pen USB a ver se tens lá a partição "perdida", pode simplesmente não ser localizada pelo sistema operativo...
Ok.

Ja consegui...Fiquei sem o que tinha na partição mas ja recuperei os 18 gigas.

Obrigado.
Ainda bem Smile

Não te esqueças de seguir os meus conselhos que escrevi em cima. Não desistas! Wink
URL's de Referência