Forum Pplware

Versão Completa: A revolução da electrónica aproxima-se!
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Investigadores da Universidade de Twente, Holanda, conseguiram transportar dados recorrendo a movimentos de electrões. A próxima geração de PCs pode já usar este método.

A vantagem de recorrer aos movimentos, em vez de usar a carga dos electrões é o menor consumo energético deste método. Até esta experiência, os cientistas tinham conseguido transmitir dados apenas a temperaturas muito baixas, explica a BBC.

Em Twente, pela primeira vez, a experiência realizou-se à temperatura ambiente, numa plataforma de sílicio. Uma vez que o sílicio já é usado na indústria dos computadores, será mais fácil construir equipamentos que possam ser comercializados.

No entanto, o sílicio tem a desvantagem de precisar de cada vez mais energia para mover os electrões, à medida que os chips vão diminuindo de tamanho. Esse consumo pode levar também ao sobreaquecimento.

Para esta demonstração, foi preciso uma interface detalhada onde os electrões eram colocados na plataforma de sílicio, com uma espessura e grau de pureza específicos.

Para que a spintroncis (de spin, movimento) seja realmente utilizável, vai ser necessário contornar o problema do sobreaquecimento.



Noticia de: Exame informática - http://aeiou.exameinformatica.pt/a-revol...e=f1004209
URL's de Referência