Forum Pplware

Versão Completa: Estado paga 99 500 euros por um site!
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
No passado mês de Julho foi colocado online o portal oficial das celebrações do centenário da República Portuguesa. Um trabalho feito pelo atelier de design Henrique Cayatte, por ajuste directo, ou seja, sem concurso e que custou ao estado 99 500 euros, como pode ser verificado no Base, um site de informações sobre contratos públicos.

[Imagem: centenario.jpg]

O portal tem como base o Drupal, uma plataforma pré-construida para gerir conteúdos e que é open source (gratuita) e utiliza o tema “Zen” (também gratuito), que define a maior parte das opções estéticas do site. Estas ferramentas minimizam uma grande parte do trabalho estrutural e de design de qualquer tipo de site, uma vez que a carroçaria está praticamente feita. Dá-se uma de mão na cor escolhida e entrega-se a chave ao cliente.

O mesmo designer também criou (já a titulo individual) o estacionário do mesmo evento – o papel de carta, cartões e envelopes – por um valor mais reduzido: 90 000 euros.


Noticia retirada de: http://diario2.com/99-500-euros-por-um-site-3656

Agradeço ao "Era uma vez.." que colocou esta notica como comentário off-topic.

Aproveito para o citar:
"Site das comemorações do centenário da república custou 99.500€!!!!
Usa uma plataforma open-source e um tema também gratuito. A sua construção foi adjudicada por ajuste directo

Até quando vamos permitir que situações come esta continuem a acontecer?
Todo o ladrão merece prisão..mesmo se for um Dr. Ladrão."
Algum amigo de alguém do governo já ganhou alguns milhares...

....é certo como o sol Sad
E quem sabe, se algum velhinho, a passar os seus momentos de reforma, não deu a sua ida ao café como de costume?..

Porque infelizmente é assim, uns com demais, outro com menos...
Ele entra ali, tem de sair "aqulá".. Neutral
LoooL um site com o drupal e um tema pre-definido 99500 euros? Estamos bem empregues, depois dizem que o defice ta alto e tal..

So lamento nao ter sido eu a fazer o site, coisa que eu faria num mes, tendo em conta que so tou familiarizado com o joomla.
É uma vergonha isto, tanto para o Estado como para o ladrão que devia ficar atrás das grades com pena máx... este gajo nem ser humano é!
Pois, mas pelo que sei o Drupal e os respectivos temas são GPL e segundo a mesma licença:

"Each contributor grants you a non-exclusive, worldwide, royalty-free patent license under the contributor's essential patent claims, to make, use, sell, offer for sale, import and otherwise run, modify and propagate the contents of its contributor version."

Ou seja podes vender uma solução como tal, aparentemente pelo valor que quiseres sem violar a licença.

Fonte:
http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html

O que eu quero dizer com isto é que eles respeitaram a licença GPL, contudo o preço que eles levaram ao estado (e consequentemente a todos nós como contribuintes), é altamente imoral e como tal deveria ter sido reprovado.

Penso que o problema está do lado do estado em não ter responsáveis com conhecimento técnico de modo a avaliarem e inviabilizarem negócios com um montante como este. E já não vou pelo caminho que já foram aqui de que só pode ter sido um contracto prometido devido a alguém desse atelier ter um "padrinho" lá envolvido no governo.

Falam em crise e queriam recentemente com medidas fiscais sobrecarregar ainda mais as empresas com impostos (algumas dessas empresas estão actualmente em dificuldades) e a realidade é que só neste contracto foram perto de 100k de euros.

Agora juntem este montante mal gasto a outros negócios semelhantes (mais sensivelmente nove ou dez) e mal feitos pelo estado, e já poupariam o suficiente para cobrir o eventual "défice" que dizem que vão ficar pelas medidas que foram reprovadas no parlamento (pelo menos até o próximo ano). Défice esse da ordem do 1 milhão de euros

É infelizmente o país triste que temos.
Se não fosse triste, era uma anedota!
99500 € por um site daqueles?! Enfim, é o país que temos! Há crise, há crise, mas por vezes mais parece que saiu a lotaria ao governo...

Mas, então... Não seria interessante haver informáticos competentes no seio das instituições governamentais que dessem uma opinião séria e fundamentada quando há a necessidade de lançar "sites" na Net, programas informáticos, etc. ?
Se quando se pensa em fazer um aeroporto na Ota o Governo consulta o LNEC, por exemplo (que entendeu ser melhor outra solução), seria também pertinente que quando se pretendesse lançar um produto informático (como um "site") o mesmo governo se aconselhasse... com informáticos competentes que justificassem técnica e economicamente o investimento!
É uma vergonha? Um roubo? Sentem-se f#didos pelo estado/governo?
Então continuem a votar neles... Wink
Completamente desumano!
está bem que a maior parte dos governantes não percebe nada de informática (e construção de sites incluída) mas, .... não deveria de haver um gabinete de apoio a estas tomadas de decisão e de análise destes contratos?

Esta noticia, dá-me tanta vontade de rir como de chorar ...

Imoral, des-respeitador, irresponsavel, vergonhoso, e não sei até que ponto inconstitucional, e muitos outros adjectivos que de momento não me ocorrem.
Páginas: 1 2
URL's de Referência