Forum Pplware

Versão Completa: Licenciamento OEM
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Ora viva,
a uns dias contactei a M$ mas pouco mais esclarecido fiquei do que antes de fazer a chamada.

É o seguinte,
liguei para a M$ para saber se, comprando um PC às peças também posso adquirir uma licença OEM.

Resposta: Pode, desde que compre todos os componentes e o SO OEM na mesma compra (factura)

Ora, dúvida.
O que são "todos os componentes"?
Isso já não me souberam responder.

1 - Não sabem se vou comprar 1 ou 10 gravadores de DVD
2 - Não sabem se vou comprar 2GB de ram ou 12GB
enfim, acho que já me fiz entender.

A pergunta é portanto:
Quais são os componentes essenciais para poder ter uma OEM?
RAM + CPU + Board?

A pergunta é pertinente por um motivo simples, comprar um PC às peças tem vantagens no ponto de vista do preço, porque dá para escolher as mais baratas ou mais adaptadas ao gosto em várias lojas.

É que vou montar um pc para um amigo e prefiro que ele gaste a diferença do OEM para o normal em mais memória ou assim.
Microsoft Portugal, aposto... LOL
Enfim, tu no Google deves encontrar informação mais útil.. Mas talvez não tenhas falado com o especialista disso, digo eu..
E parece que encontrei algo. Não sei se ajuda, mas...
Citar:Prezados participantes, a partir do mês 07/2008 foi completamente extinta a concessão de venda de licenças OEM (Original Equipment Manufacturer) pelo método abordado originalmente neste tópico e que eram aplicáveis somente nas duas versões do Windows XP (Professional & Home) e que abordavam essa aquisição através de componentes de hardware agregados e discriminados em nota fiscal já que era permitido essa comercialização e aquisição pelos consumidores na época.
A partir da data mencionada acima a Microsoft determinou que essas licenças OEM só poderão estar agregadas aos equipamentos novos vindo pré-instaladas nos equipamentos dos seus integradores parceiros tão somente
Vê mais informação aqui...

EDIT:Já agora, nunca percebi porquê que escrevem sempre "M$" e coisas do género quando referido a marcas...
Se não for pedir muito.. Smile
Ora viva,
por partes, a noticia que mencionas é de 07/2008, a minha informação é de algures da semana passada da Microsoft.

Além disso, a noticia que dás é desmentida, pelo simples facto de existirem licenças OEM á venda por exemplo na Electric Co no Sintra Retail Park que ainda a 1 mês ou assim as vi.

M$ -> queres que explique?
Já viste a política de preços da Microsoft? Sabes a razão? Só baixaram a garupa agora com o Seven porque o vista lhes abriu um buraco bem grande nos pés de tanto tiro que lá pregaram.
Só agora recentemente com os Family packs para Office é que os preços atingiram valores que considero decentes, e mesmo assim com muita feature em falta. E sabes o motivo disso ter acontecido? Concorrência. Mas não vou entrar demasiado em offtopic Wink
É tipo a VW nos carros, nunca inventou nada, nunca fez nada melhor que os outros mas vende mais caro, porque parece bem. Wink


Edit:
a fazer fé no hardforum:
"OEM OS sold separately.

Another way in which a user can obtain an OEM copy of Windows is by simply purchasing it from a vendor. The vendor must still follow the “sellers” EULA when selling a single copy of the OS. The EULA states the vendor must sell the OS bundled with a “non-peripheral component” that is “essential” to running the PC. Microsoft has a FAQ on this as well:

Quoted from Microsoft's OEM Builder FAQs:

"Q. The current System Builder license states that I may distribute an operating system license with a "non-peripheral hardware component". What hardware components are considered "non-peripheral"?

A. A non-peripheral hardware component is a hardware component that is considered to be essential to running a computer system, and includes components such as memory, internal devices and drives, mice, keyboards, and power supplies. Examples of components that are not considered essential are external modems, networking devices, cameras, printers, and scanners. ""

por aqui se depreende, que posso anexar a aquisição de uma OEM a qualquer parte "não periférica", como mobo, cpu, ram, etc
Antes de nada peço desculpa pela inválida informação, julguei que fosse uma noticia actualizada.. Mas não. :|
Citar:*Update com a reestruturação completa das informações pertinentes em 12/09/2008*

E sim, diz que podes utilizar tudo, menos o não essencial.. Muito resumidamente.. Smile
Agora "tudo" depende do que precisa... Bem, que confusão.. Confused

E mais uma vez desculpa, ainda não percebi porque utilizam "M$" para defenir Microsoft... Shy
não faz mal, eu continuo a usar essa designação e tu continuas a não perceber Tongue

obrigado pela info.

A verdade é que parte da razão pela qual dou o nome que dou, está intrinsecamente ligada á dificuldade que é obter a resposta à pergunta que estou a fazer. entre outras Wink
Tanto quanto sei, podes comprar uma licença OEM à parte, no entanto, aquando de qualquer actualização de hardware é necessario contactar a MS para eles actualizarem a licença.

Na primeira activação não será necessario, visto a MS registar o teu hardware numa base de dados e só quando se faz actualizações a nivel fisico é que a licença tem de ser actualizada.

Isto tem a ver com o esquema anti-pirataria que a MS arranjou (não que seja muito fiavel mas enfim).

avlisrotiv, este simbolo "M$" é para os anti-microsoft que gostam de salientar o facto da empresa gostar de ter lucros Smile
(03-12-2009 01:42)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Tanto quanto sei, podes comprar uma licença OEM à parte, no entanto, aquando de qualquer actualização de hardware é necessario contactar a MS para eles actualizarem a licença.

Na primeira activação não será necessario, visto a MS registar o teu hardware numa base de dados e só quando se faz actualizações a nivel fisico é que a licença tem de ser actualizada.

Isto tem a ver com o esquema anti-pirataria que a MS arranjou (não que seja muito fiavel mas enfim).

avlisrotiv, este simbolo "M$" é para os anti-microsoft que gostam de salientar o facto da empresa gostar de ter lucros Smile
obrigado pela info.

wrong, não sou anti-microsoft.
trabalho todos os dias com os seus produtos, suporto produtos que apenas correm nas suas plataformas, não sou é obrigado a gostar.
Era um outro tópico, gigante talvez, sobre politicas de pricing da microsoft e/ou estratégias de marketing da mesma.
Alguma vez leste um EULA? tu sabes de facto o que aceitaste ao usar um S.O. da empresa em questão?
Curiosamente um dos seus melhores produtos de sempre é o M$-Money ... engraçada coincidência.
Companheiro estas-me a dar razão, eu tambem não gosto da politica da MS e não é por isso que deixo de usar o seu software Smile

Só porque não andas a fazer manifestações contra a sua politica não que dizer que não sejas anti-MS Wink

Presumo que conheces a expressão "nem 8 nem 80" ??!!
hehe.
claro que conheço a expressão.

A questão é que não sou mesmo anti-microsoft.
dou valor aos seus produtos que o merecem e "casco" o que tenho a cascar nas trampas que produzem.
Quanto á politica de preços, licenciamento, e outra "porras" que tais, se fosse uma empresa minimamente transparente, não me tinha deixado sem resposta quando os contactei. E atenção, não me digas "epá não falaste com um perito", claro que falei. Fui ao site, pesquisei por licenciamento, vi um "contacte-nos" e contactei Wink se esse não é perito, é incompetencia de quem o meteu atrás desse telefone ou não lhe forneceu as informações necessárias para desempenhar a sua função de forma exemplar.

Por comparação, posso-te dizer que ja contectei outras empresa sobre licenciamento e foram bem mais esclarecedoras, e posso-te referir algumas, Sun, Oracle, Suse, Vecal, Quest, mais?
Sempre fui mais a favor da technet, sempre me pareceram mais competentes, se bem que nunca la postei nada.

Mas já activei um Windows via telefone, chorei tanto que jurei para nunca mais CryEvil
Páginas: 1 2
URL's de Referência