Forum Pplware

Versão Completa: XP pirata ainda é pirata?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Tá bom então. Então, tomemos por exemplo o site Mygazines. Eles dizem que disponibilizam as revistas tão-somente para leitura (não download), como se fosse um consultório médico onde se lê pelo que se não pagou.
Ocorre que hoje pela manhã alguém deixou cair na rua, aqui próximo ao meu trabalho, uma edição do mês passado de uma revista semanal muito conhecida. Estava no chão, para quem quisesse pegar, sem que por ela houvesse pago. Isto infringiria os direitos autorais?
Da mesma forma, todos os CDs e DVDs vêm com aviso de que não podemos executá-los publicamente. Então, a cada vez que damos uma festinha em casa, estamos a infringir os direitos autorais, ou não???
Uma pergunta, qual séria a média de preço de um SO ae em portugal ? por exemplo quanto custa o Windows Vista pra vocês ?
rafaelslam Escreveu:Uma pergunta, qual séria a média de preço de um SO ae em portugal ? por exemplo quanto custa o Windows Vista pra vocês ?

Varia bastante de loja para loja. Na Fnac:

Windows Vista Home Basic, em Português: 219€
Windows Vista Business, em Inglês: 366€
Windows Vista Ultimate, em Inglês: 375€

Podes encontrar mais preços no Kuantokusta, que compara preços de imensas lojas cá em Portugal.
Para termos uma base do que está sendo dito, hoje 1€=R$ 2,39

Na loja online da FNAC daqui os preços são os que seguem:

Windows Vista Home Basic SP1 PTBr: R$ 299 (124,99€)
Windows Vista Business Full SP1 PTBr + mochila grátis: R$ 619 (258,76€)
Windows Vista Ultimate Full SP1 PTBr + mochila grátis: R$ 799(334€)

Claro, estes não são os preços mais baratos. Há sites como o Boa Dica, aqui do Rio de Janeiro, (http://www.boadica.com.br/iniciopreco.asp) em que se encontram preços MUITO melhores, como estes:

Vista Home Basic 32bit PTBr 1 pk DSP OEM DVD : R$ 169 (70,65€)
Windows Vista Business 32-bit PTBr 1 pk DSP OEM DVD: R$ 297 (124,15€)
Windows Vista Ultimate com SP1 - 32BIT - PTBr: R$ 385(160,94€)

Se algum português em férias no Brasil (ou a caminho dele) estiver lendo, aproveite os preços! Wink
Nossa, nunca imaginei que o SO estivesse mais caro em portugal que aqui... em lojas como Americanas.com o Home Basic chega até a 598 reais o que é pouco mais que a média salarial das classes mais baixas.

Ae me vem a pergunta, qual a necessidade de se cobrar TÃO caro pelo SO ?
A necessidade de cobrar caro é de acordo com o fabricante, já a necessidade de se PAGAR tão caro é conosco. Só compra quem acha que vale a pena.

Mas e aí, XP pirata ainda é pirata???
Não concordo que o software deve se tornar um abandonware logo após a descontinuidade do projeto já que em muitos casos as coisas podem ser retomadas alguns anos depois de declarado o término, mas depois de alguns anos sim o software deve ser totalmente liberado para uso livre, um espaço de 5 anos seria suficiente já desanimando muitos a usar o software por estar desatualizado e dando liberdade para quem realmente precisa do produto de usar sem precisar infligir qualquer lei ou ser forçado a se adaptar a um novo sistema que não está adequado as suas necessidades. Séria interessante também uma iniciativa das próprias empresas liberando o software que não tem mais suporte nem venda como grátis ou a preços extremamente baratos e produção limitada, não entendo muito desse assunto mas acho que ia ser uma boa idéia.

Mas enquanto isso não acontece eu acho que é pirataria sim.
Páginas: 1 2
URL's de Referência