Forum Pplware

Versão Completa: Google fora da China?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Citar:Google desafia governo chinês e admite poder vir a ser forçada a sair do país
13.01.2010 - 08h54
Por PÚBLICO
A gigante de Internet Google está em rota de colisão com o governo chinês e já admitiu poder vir a ser forçada a sair do país, depois de ter anunciado o fim da censura nas pesquisas realizadas pelos cidadãos chineses no motor de busca, como era exigido pelas autoridades de Pequim.

A decisão surgiu depois de a Google ter identificado em meados de Dezembro “um ataque sofisticado e direccionado” por parte de hackers aos e-mails de activistas dos direitos humanos chineses, noticiou a BBC.

Um ataque originado na China, que a Google não atribuiu directamente ao Governo chinês, mas que levou a empresa a dizer-se indisponível para continuar a restringir os resultados das pesquisas na Internet e pôr fim à censura com que se comprometeu em 2006, quando iniciou actividade no mercado chinês.

Na sequência do anúncio, na quarta-feira a pesquisa por Tiananmen, a praça de Pequim onde, em 1989, uma manifestação de estudantes e professores foi brutalmente reprimida pelo exército, passou a liderar as pesquisas feitas no Google.cn. Também entraram para o top ten outras pesquisas relacionadas com esta decisão da empresa norte-americana.

A decisão da Google, que foi comunicada previamente à Administração Obama, já levou a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton a dizer que as alegações “levantam sérias preocupações e questões” e a revelar que os Estados Unidos estão a tentar obter explicações junto do governo chinês.

Uma fonte próxima da Google, citada pelo Financial Times, garante que a administração da empresa não teria tomado “uma posição tão extrema” se não tivesse a certeza que o ataque foi ordenado pelas autoridades chinesas.

Estes ataques, “combinados com outras tentativas, nos últimos anos, para limitar a liberdade de expressão na Internet, fizeram-nos concluir que deveríamos rever a exequibilidade das nossas operações na China”, sublinhou a Google, no seu blogue.

“Decidimos que já não estamos dispostos a continuar a censurar os nossos resultados [das pesquisas de Internet] “, prosseguiu a empresa, reconhecendo que a decisão poderá levar ao fecho do motor de busca e dos escritórios na China.

O objectivo primário dos hackers foi o de acederem às contas de e-mail de activistas, no que foram bem sucedidos em pelo menos dois casos. A Google também descobriu que os e-mails de dezenas de utilizadores do Gmail chineses, europeus e norte-americanos, que são advogados ou representam activistas dos direitos humanos chineses, foram “sistematicamente acedidos por terceiros”.

E acrescentou que pelo menos 20 grandes empresas internacionais, de diferentes ramos de actividade como os media e o sector financeiro, foram igualmente atacadas por hackers chineses.

A empresa norte-americana revelou que vai manter conversações com as autoridades chinesas nas próximas semanas, para chegar a acordo sobre a forma de cessar qualquer forma de censura ou interferência das suas actividades, dentro da lei. Mas se as conversações fracassarem, a saída do mercado chinês será a única alternativa.

Todavia, o anúncio público da Google de que poderá ter que abandonar o mercado chinês antes de iniciar quaisquer negociações oficiais deverá certamente ter desagradado ao governo de Pequim.

Em 2009, o Google chinês foi avaliado em mais de mil milhões de dólares, e os analistas apontavam para que a empresa obtivesse lucros de cerca de 600 milhões de dólares em 2010.

Fonte: Público


--------------------

Finalmente, eis que a Google assume que servir os interesses do governo chinês não era uma atitude aceitável, quer a nível dos direitos humanos e da defesa da liberdade na Internet, quer ao nível da segurança informática.

Ninguém acredita que as autoridades de Pequim sejam tão incentes ao ponto de nunca tentarem atacar "sites" por onde circulam dissidentes políticos refugiados. A julgar pelas constantes atitudes da China, numa tentativa frustrada de censurar por completo material "indesejável", este "duro golpe" vindo do Google é de aplaudir!

O governo de Pequim não ficará muito contente, mas a bem da segurança informática global e da defesa dos direitos fundamentais do Homem, creio que esta é uma boa forma de pressão sobre o governo chinês para rever a sua política de censura electrónica, sob pena de, se as empresas estrangeiras começarem a se aperceberem dos riscos e perigos da continuação e endurecimento destas práticas, poderão reduzir a actividade no país e inclusivamente sair da China.
Ui! Um "bastião" da liberdade (China) desafiado por esse "bastião" das liberdades (Google).
Não se esqueçam que o Google mais de uma vez provou que ignora completamente as liberdades individuais, sendo que entregou os emails pessoais a qualquer advogado que aparecesse com uma intimação (casos no Estado Unidos).
Outra coisa: são as empresas estrangeiras que precisam da China, não o contrário.
Mas o Google vai novamente passar por uma empresa como modelo a seguir.
Viva o Google!
(13-01-2010 13:59)raptor Escreveu: [ -> ]Ui! Um "bastião" da liberdade (China) desafiado por esse "bastião" das liberdades (Google).
Não se esqueçam que o Google mais de uma vez provou que ignora completamente as liberdades individuais, sendo que entregou os emails pessoais a qualquer advogado que aparecesse com uma intimação (casos no Estado Unidos).
Outra coisa: são as empresas estrangeiras que precisam da China, não o contrário.
Mas o Google vai novamente passar por uma empresa como modelo a seguir.
Viva o Google!

UI! Que querias? Que desrespeitasse a lei?
Não fazem mais que a sua obrigação... cumprir a lei como qualquer pessoa ou entidade!
E se os advogados o fazem com uma intimação... então têm o aval de um juiz, ou um juiz não faz cumprir as leis impostas?
O que a cegueira faz...
Na verdade nos casos nos Estados Unidos o Google criou o chamado "precedente".
Como muita coisa digital havia bastante incerteza na aplicação de leis sobre conteudo digital (ex. DRM,cópias,emails pessoais,etc).
Ao decidir entregar toda a informação pessoal colectada sobre um utilizador o Google definiu a abrangência da lei. Para mal de todos nós...
(13-01-2010 15:46)raptor Escreveu: [ -> ]Na verdade nos casos nos Estados Unidos o Google criou o chamado "precedente".
Como muita coisa digital havia bastante incerteza na aplicação de leis sobre conteudo digital (ex. DRM,cópias,emails pessoais,etc).
Ao decidir entregar toda a informação pessoal colectada sobre um utilizador o Google definiu a abrangência da lei. Para mal de todos nós...
Para bem dos criadores e donos dos direitos de autor... afinal tambem têm direitos, ou não?
O preço final, que é a maior argumentação para a pirataria, não é da sua responsabilidade mas sim dos editores, distribuidores, etc!
Portanto... o Google (empresa) fez o mais lógico e correcto... maybe...
Porque afinal o precedente não foi criado pelo Google (empresa) mas pelo tribunal, que foi quem decidiu em última instância!
Explicando-me melhor: o precedente foi sobre o email "pessoal".
Isto é, os dados do gmail e todos os outros colectados pelo Google são (quase) propriedade do Google e não nossa (da pessoa que tem a conta de email). Isto para não falar dos comentários do CEO do Google sobre provacidade.
O Google podia ter lutado pela privacidade dessas contas e não o fez (obviamente outras empresas também têm esta politica, facebook, hotmail, etc).
E isso foi a maior perda.
É por isso que acho sempre graça quando o Google se arma em "bastião" da liberdade.
E vou parar por aqui que isto já está "Off-Topic"...
Realmente, o que o Raptor disse, tem o seu quê de alarmante... pelo menos para mim.

O Google tem estado a evoluir tão depressa e em tantas direcções ao mesmo tempo que é quase que uma gota de agua numa poça. As ondas expandem-se em todas as direcções apanhando quem? Nós ... o consumidor ou neste caso o Utilizador.
Uso o termo alarmante, pois assusto-me com a quantidade de informações que o Google tem (e cada vez mais, á medida que lance mais produtos) sobre cada utilizador.
Imaginem a Base de Dados gigantesca que o Google poderá preencher com os dados de Utilizadores que têm contas de correio, que usam os Docs do Google, que usam o Browser, que passarão a usar o Sistema Operativo, que usam o Android, que passarão a programar na Cloud do Google .... Unsure

Enfim, com tantas coisas a debitarem info em simultâneo preocupa-me que num futuro possamos encontrar mais sobre a nossa vida e hábitos no Google que num momento de introspecção. EEK!

De resto sou a favor duma Empresa (chame-se Google ou chame-se Noodle) querer apanhar cada vez mais quota de mercado e que inove na sua área de intervenção...
Concordo... liberdade na coxas...
@Raptor,
Gustavo?
Isto é assim... A google nao sai da china... e se sair o primeiro a matar os gajos so eu...

O mercado nao é liderado por CEO´s mas sim por dinheiro... e a google esta a ganhar muito la... e ja agora muitas ideias do google saiem da cabeca daqueles chineses boe espertitos...

A google inova muito no mercado da tecnologia... sem a google penso que as tic nao tinham nem metade da influencia que tem hoje na sociedade...

Com tanta informacao que a google tem o que acham que haveria de fazer? pedia um ultimato... ou nos dao liberdade ou a google sai daqui... é assim que vai ser e a google ganha... a google nao sai de la... a google rulezzz... e a google esta a fazer granda plano de markthing... GOOOOOOOOOOGLE!

Voces acham esta noticia viavel? google fora da china? ate acredito mais no pai natal do que nisto? viram bem a noticia? viram a quanto esta o mercado chines? viram que esta quase igual ao mercado americano? viram que esta noticia nao vai dar a lado nenhum? VIRAM? eu vi Tongue
URL's de Referência