Forum Pplware

Versão Completa: Disco externo com problemas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde

Tenho um disco externo de 750 GB da Samsung. Infelizmente não está nas melhores condições. Consigo aceder à maior parte dos ficheiros por lá, apesar de existirem alguns que não consigo aceder ou sequer apagar. Ultimamente também me deu alguns problemas a escrever para o disco.

O disco já caiu duas vezes, por isso não é novidade para mim que tenha lá alguns (talvez muitos) sectores danificados.

Tentei correr o hdd regenarator, mas chega prai aos 8% e começam a surgir sectores danificados, que ele estava a conseguir recuperar (supostamente). O problema é que demora mesmo muito muito muito tempo, sem garantias de que me resolvia o problema ou não.

Portanto, o que eu queria mesmo era uma aplicação que me analisasse o disco me desalocasse os sectores lixados, deixando-me apenas a parta saudavel do disco. De preferencia, que faça um low level formatting e, já gora, que funcione em ambiente windows (não bootável). É que a ferramenta da Samsung é de boot e eu só tenho um portatil para resolver isto.
Nao vale a pena... salva o que puderes agora... já me aconteceu e a unica coisa que me resto foi polo como pisa papeis LOL
Quando um disco cai o mais provavel é danificares alguns ou mais sectores portanto ou tentas magia ou encaras a realidade Tongue
Eu fiz a segunda... o meu disco caiu e fiquei sem 300 GB de filmes e series piratiadas
Eu sei que este disco não me durará muito mais tempo. Só que não me dava jeito nenhum agora ter de comprar outro imediatamente e precisava de sabr se há alguma maneira de fazer o que eu quero ou não.
Boas.

No meu anterior local de trabalho quando apareciam discos com sectores danificados e caso o cliente não quisesse trocar por um novo, o HDD regenerator era extremamente eficaz.

O que tu procuras é capaz de ser ligeiramente complicado, porque para mexer em sectores danificados convém ter acesso directo ao disco, coisa que duvido que seja possível dentro do windows.
Primeiro faz um backup daquilo que conseguires e depois cria uma partição deixando algum espaço de fora, ou seja, não cries a partição com o espaço total do disco. Depois podes usar o chkdsk do Windows para fazer um scan e ele automaticamente marca os bad sectors e coloca-os nesse espaço vazio do disco, não sendo mais utilizados pelo SO.

Podes usar o Partition Magic para o efeito ou um qualquer software de partições.

Podes ainda usar o HDDScan para saberes a localização dos bad sectors e dessa forma criares uma ou mais partições no disco de forma a evitar os bad sectors.

Por fim, quase todos os fabricantes de discos têm ferramentas de diagnóstico que te permitem fazer LLF (Low Level Formating), ao fazeres isto os bad sectors em principio também são postos de lado.

Nota: Existem bad sectors lógicos e físicos, sendo os físicos aqueles que te levam a reformar o disco mais depressa.

Recomendo-te que não guardes nada de importante no disco, uma vez que a probabilidade de vires a ficar sem esses dados é grande.
Boa noite

Bem, estive a fazer backups desde ontem à noite até agora do disco (tinha prai 550-600 gigas ocupados) e, nos ultimos 50 gigas, o meu disco morreu. Salvei a maior parte do software e das séries, não consegui salvar a cópia (única...) de 30 gigas de informação da minha namorada...

De qualquer forma, agradeço as dicas que aqui me deram, mas tendo em conta que agora o meu disco manda um estalo bem audivel ao ligar e que o sistema operativo apenas o detecta por breves instantes e pede para o formatar (que não dá...) acho que já não vou poder testar o que aqui me propuseram.

Podem fechar a thread.

Abraço pessoal.
URL's de Referência