Forum Pplware

Versão Completa: Vodafone promete 43,2Mbps sem fios até ao final de 2010
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Vodafone fez hoje a primeira demonstração da tecnologia HSPA+, Release 8, com uma largura máxima de 43,2Mbps. No final de 2010, a nova velocidade deverá estrear em Portugal nas redes 3G.

[Imagem: antenas-redes-3g-f9e8.jpg]

A Vodafone estima que o upgrade da rede 3G possa ser concluído em Maio, mas lembra que, só no final de 2010, cheguem ao mercado as primeiras placas USB para portáteis compatíveis com as redes que operam em HSPA+, Release 8.

Os primeiros telemóveis compatíveis com esta tecnologia deverão ser lançados posteriormente (a avaliar por outros upgrades do passado, já a meio de 2011).

Durante a demonstração realizada em parceria com a Ericsson e a Qualcomm, os responsáveis da Vodafone informaram ainda que a Release 8 da HSPA+ deverá permitir uma largura de banda de 11Mbps em upload.

A Vodafone prevê que a nova largura de banda comece a ser disponibilizada nos grandes centros urbanos, prevendo-se que só, depois, a cobertura se alargue para as cidades e vilas de menor dimensão.

Uma vez que a tecnologia exige a instalação de fibra óptica entre os vários nós da rede central (backbone), dificilmente o HSPA+, Release 8, poderá tornar-se, de imediato, uma alternativa comercial às redes fixas das regiões com menor densidade populacional.

O salto para a tecnologia HSPA+, Release 8, pressupõe o recurso à tecnologia Metroethernet e ao protocolo Full IP. Mas o grande "segredo" da duplicação da largura de banda (a HSPA+, Release 7, que já está ser comercializada, alcança pouco menos de 22Mbps) está na concatenação (junção) das "portadoras" de rádio usadas pelas operadoras móveis.

Em Portugal, cada operadora móvel dispõe de quatro "portadoras" com um espectro de 5Mhz cada. Com a nova tecnologia, é possível juntar duas "portadoras" e duplicar, assim, a largura de banda de cada conexão.

Os responsáveis da Vodafone preferiram não se alongar muito quanto às tecnologias vindouras, mas admitiram que, tendo em conta a periodicidade do lançamento de upgrades do HSPA+ no passado, a Release 9 da HSPA+ possa chegar em 2011. Por essa altura, os operadores móveis já poderão anunciar larguras de banda acima dos 84Mbps.

HSPA+ é a sigla de Evolved High-Speed Packet Access, um standard mundial que é definido pelo 3rd Generation Partnership Project (3GPP).
URL's de Referência