Forum Pplware

Versão Completa: Sugestões? Preciso de compra um telemóvel/PDA
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Livre ou rede TMN.

A compra terá de ser feita até 25 de Fevereiro ou talvez mesmo até 22 de Fevereiro próximos.

Os critérios para um bom telemóvel, para mim, são os seguintes, por ordem decrescente de importância.

FUNDAMENTAL

(a) bom para usar browser na Internet, uso o google para tudo e tenho quase tudo no google. Twitter é desejável. Skype se possível. Redes sociais e mensagens instantâneas são dispensáveis. Não uso videoconferência pelo que dispenso uma segunda câmara.

(b) boa máquina fotográfica com boa óptica, geo-tag, autofocus, flashes fortes e até se possível estabilizador de imagem. Macro. 5 Mpixel ou semelhante. Se for suficientemente boa para fotografar um ecrã de computador e uma página de texto a4 posso deixar de andar sempre com a outra máquina fotográfica atrás. O zoom digital é uma completa inutilidade. Formato jpg, se boa qualidade possível, é suficiente.

© GPS

(d) carregar as baterias por uma ligação USB. Se possível ao ligar o cabo USB a memória do telemóvel aparece como um disco do PC. Ficha USB padrão.

(e) Poder servir para escrever textos, não necessariamente com uso intensivo. Modo voo (sem ligação celular). Prefiro usar um estilete a usar os dedos. Um teclado "físico" é bom mas não é indispensável.

DESEJÁVEL

(f) poder ler pdfs

(g) menus e manuais em inglês

(h) suporte de placas SD ou micro SD ( aka T(rans)Flash ) das antigas. Passo sem ficheiros superiores a 4G.

(i) gravar vídeo e/ou voz qualidade pelo menos televisão clássica a cores (permitindo um microfone exterior padrão se possível)

(j) ecrã grande e com boa qualidade (a visão piora com a idade)

(k) uma bolsa boa para trazer o telemóvel à cintura na posição horizontal.

(l) Assistência técnica em Lisboa ou arredores.

(m) wifi com pelo menos b/g e wpa2.

(n) bonito e sexy

(o) muita autonomia

(p) leve

(q) barato, nunca ultrapassado 1k euro. Espero não ter de comprar outro no prazo de 3 anos (que é menos que a idade do meu HTC TyTN actual).

Depois de passar algum tempo a estudar intensivamente e detalhadamente o meu novo telemóvel não quero voltar a pensar no assunto durante 3 anos.

A minha experiência com a tecnologia é imensa pelo que não receio coisas complicadas, mas cujo execução rotineira na prática não seja muito demorada.

Sugestões???

Agradecido José Simões
Tirando a parte de flash, acho que consegues uma boa experiência com camera de 5 MP que o HTC Hero trás. E penso que a interface é intuítiva disponibilizando uma experiência topo de gama.

Vê a review aqui: (só existe desbloqueado)

http://pplware.sapo.pt/2009/10/21/review-htc-hero/

Podes encontrá-lo em algumas lojas, por exemplo a Jumbo Box, sei que o vende desbloqueado, a FNAC também.
(02-02-2010 03:18)racoq Escreveu: [ -> ]Tirando a parte de flash, acho que consegues uma boa experiência com camera de 5 MP que o HTC Hero trás.

Não ter flash incomoda-me um pouco. Uso muito uma máquina fotográfica para tomar notas e se poder substituir pelo telemóvel é menos uma coisa na pasta.
Mesmo que a qualidade das fotos não seja famoso, ainda serve, mas sem flash fica tudo preto.

Mas obrigado pela opinião.

José Simões
O Hero tem a desvantagem de ter ecra capacitivo, nada de stylus.

Os Nokia's normalmente nao carregam por usb (nao sei como é com o N97 ou N900).

Ha sempre o Samsung Omnia II ou o Omnia Pro, com ecra resistivo e com ou sem teclado fisico.
Mas talvez o SO nao dure os 3 anos...
(02-02-2010 23:15)Alziro Escreveu: [ -> ]O Hero tem a desvantagem de ter ecra capacitivo, nada de stylus.

Os Nokia's normalmente nao carregam por usb (nao sei como é com o N97 ou N900).

Ha sempre o Samsung Omnia II ou o Omnia Pro, com ecra resistivo e com ou sem teclado fisico.
Mas talvez o SO nao dure os 3 anos...

Creio que os Nokia estão a começar a carregar pelo USB. Tenho uma amiga que tem um amiga que comprou um nokia super-simples e aparentemente carrega pelo usb (se bem que isso nunca foi experimentado, mas diz no manual)

Penso que o N900 carrega por usb, mas é uma coisa que tenho de ver com cuidado porque é uma coisa muito cara, dinheiro que só pago se tiver tudo o que eu quero, mesmo.

Também vou ver os samsung que dizes, e o HTC muito caro com windows e 1 GHz. Pode ser que valha o dinheiro. 1 GHz num telemóvel, puxa.

Quanto ao sistema de operação, 2 anos dura de certeza, graças a uma coisa chamada garantia. Só por azar não dura 3. (O meu velhinho HTC TyTN já fez os 3 anos regulamentares, tem um windows e um software qualquer que funciona tão bem...como sempre funcionou). Eu cá faço o meu software (e hardware) durar o mais possível. Não é só o dinheiro que poupo espaçando as compras, é o tempo que poupo a por as coisas a funcionar e aprender coisas cujo valor da aprendizagem não dura muito. Mesmo que o investimento inicial seja um pouco maior em tempo e dinheiro. E é mais ecológico.

Ainda recentemente mandei para o lixo um PC que estava a correr win95...

Mas por isso sou sempre tão demorado na escolha. É para uma casamento de 3 anos, pelo menos.

Obrigado pelas ideias.

José Simões
Já viste o Touch Pro? Para mim é excelente..e a câmara apesar de apenas 3.2, é mesmo bem boa!
(02-02-2010 23:15)Alziro Escreveu: [ -> ]O Hero tem a desvantagem de ter ecra capacitivo, nada de stylus.

Os Nokia's normalmente nao carregam por usb (nao sei como é com o N97 ou N900).

Ha sempre o Samsung Omnia II ou o Omnia Pro, com ecra resistivo e com ou sem teclado fisico.
Mas talvez o SO nao dure os 3 anos...

Desde quando ter um ecra capacitivo é uma desvantagem?

Usar stylus é que é uma maçada e uma treta do passado, é muito mais anti produtivo que escrever com os dedos.
Sem duvida que para mim preferia um capacitivo, mas o Jose escreveu que dá preferencia ao stylus vs dedos.

Nem sabia que os AMOLED da Samsung ainda sao resistivos.
[Imagem: e72_html_5b5be79f.jpg]

em bateria este é dos melhores, e tem todas as funcionalidades que refere menos touchsreen
Ora Viva,
o Xperia X10, seria opção?

Cumpre a opção b) talvez melhor que nenhum. estabilizador de imagem, 8.1MP, geo-tagging, auto-focus, detecção de sorrisos...

http://www.sonyericsson.com/cws/products...ifications

já trás a pesquisa via google, e um web kit, portanto a a) está assegurada.
URL's de Referência