Forum Pplware

Versão Completa: Edigma (empresa nacional) cria película que torna qualquer superfície um ecrã táctil!
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os laboratórios da empresa portuguesa Edigma acabam de anunciar o desenvolvimento de uma película de polímero que permite criar ecrãs multi-toque sobre qualquer superfície.

[Imagem: ecras-tacteis-displax-edigma-5563.jpg]

Segundo comunicado da empresa nortenha, a nova película pode ser usada sobre qualquer tipo de material, independentemente de ter ou não propriedades condutoras, conter curvas, ser opaco ou transparente.

Vidro, madeira ou plástico são alguns dos exemplos de materiais que a Edigma garante poderem ser usados para suportar um ecrã multi-toque.

A nova película, que dá pelo nome de Displax Multitouch Technology, deverá fazer amanhã a primeira aparição pública, durante a feira Integrated Systems Europe (ISE), que decorre de 2 a 4 de Fevereiro, em Amesterdão, Holanda.

De acordo com a Edigma, a Displax Multitouch consegue reconhecer o toque de 16 dedos em simultâneo e opera mesmo com condições de luminosidade adversas.

A película tem ainda a capacidade para medir a intensidade e o fluxo de movimentos de ar, o que lhe permite actuar como um detector do sopro (airflow detection).

A película de polímero que permite criar um ecrã sobre qualquer superfície já está a ser testada em parceria com outras marcas. A Edigma já registou patentes sobre esta inovação.

in Exame Informática
Significa que vamos ter um futuro onde o nosso "monitor" vai ser onde quisermos...

Espero para ver!
isto significa que a pedra consegue empatar ...

boa tecnologia ... Wink
(02-02-2010 21:25)JPedrosa Escreveu: [ -> ]isto significa que a pedra consegue empatar ...

boa tecnologia ... Wink

Bem visto LOL
Pode transformar qualquer superfície, plano ou curva, num ecrã multi-toque capaz de detectar 16 dedos em simultâneo. Chama-se "Displax" e é a mais recente inovação da empresa portuguesa Edigma.

O novo dispositivo tecnológico chama-se Displax Multitouch Technology e promete tornar interactivas todas as superfícies não metálicas, sejam elas planam, curvam, flexíveis, opacas ou transparentes. A película de polímero transparente é mais fina que uma folha de papel e pode ser aplicado em vidro, madeira ou plástico, entre outros materiais. Ao contrários dos dispositivos multi-toque actuais, o Displax, desenvolvido pela Edigma, empresa com sede em Braga, permite detectar até 16 dedos em simultâneo em ecrãs de grandes dimensões - até três metros - e é, também, a primeira tecnologia multi-toque sensível ao sopro. Com esta tecnologia será possível, por exemplo, transformar um ecrã convencional LCD num ecrã multi-toque, podendo ser utilizado em montras, museus, grandes edifícios de escritórios e aeroportos.

A mais recente inovação foi apresentada na feira holandesa Integrated Systems Europe (ISE). O ano passado, a empresa foi distinguida com o " Digital Signage Best Practice Awards 2009"na feira de comunicação visual VISCOM 2009, em Düsseldorf, Alemanha, tendo a EDIGMA sido distinguida entre algumas prestigiadas marcas mundiais, como a Samsung, Audi ou AEG.

A Edigma foi fundada em 2000 e inspirada pelo filme de Spielberg "Relatório Minoritário", inspirado na obra de Philip K. Dick, em que o actor Tom Cruise usava as mãos e os dedos para processar informação sem teclado nem ecrã convencional, e tem presença em 30 mercados, trabalhando em sectores diferenciados, da saúde às telecomunicações, banca ou imobiliário.

A NOTICIA CONTÉM VIDEO

Fonte: Expresso
E Portugal continua a inovar xD
Que máximo! Ainda por cima portuguesa! O problema é que é uma empresa pequena e provavelmente, ou consegue patentear de forma eficaz o seu produto, ou será facilmente roubada pelas grandes empresas. Não sei é se já existirão empresas interessadas ou capazes de aproveitar a tecnologia. Ainda está melhor que o SixthSense do MIT. xD
Este reconhece 16 dedos!
"O estado das coisas" a que se chegou em Portugal ? Que a imprensa Politica no nosso País possa "acartar"empresas que de certa forma vivam de marketing e publicidade e façam plágio do trabalho de outras pessoas vivendo e alimentando essas empresas por forma a tomarem na opinião pública um pouco do brilho que as mesmas possam parecer ostentar ainda compreendemos. Mas que um orgão de comunicão social como é a exame infomática entre no mesmo tipo de atitude acho que a maioria dos leitores não vai entender. Vejamos então como podem atribuir um prémio a uma empresa como a Edigma por intermédio de uma marca sua Displax quando a única coisa que essa empresa possui é um optimo sector de marketing e publicidade que é a imagem das politiquices que colocaram o nosso País na situação frágil em que o mesmo se encontra actualmente.
Vejamos então alguns factos:
http://www.engadget.com/2010/02/09/displ...lanet-fro/
Um dos sites mais conceituados internacionalmente descobriu o que há muito tempo os sectores especializados internacionais sabiam e que tornavam a empresa displax (na área de hardware) alvo de chacota internacional pelo plágio descarado (Não falo da edigma pois esta desenvolveu diversos programas e conteúdos tais como sites entre outros que são conhecidos do público em geral. Claro que o plágio feito pelo software de piso interactivo da ydreams pela displax em um dos seus videos de promoção se tratou de um conteúdo que na realidade deveria ser da competencia da edigma e só pelo comportamento exemplar e profissional da ydreams passou impune).
O que é incrivel é que esta empresa consegue colocar uma universidade na situação (Universidade do Minho) e até ganhar um prémio de inovação nos anos de 2004 ou 2005, sem nada ter inventado. Acompanhar os presidentes da républica portuguesa principalmente o actual em diversos eventos internacionais sendo apresentados como empresa de referencia tecnologica em Portugal sem uma vez mais nada ter inventado.
Fiquem sabendo que nem a tecnologia de overlay ou frames de touch e/ou peliculas de projeção é da invenção destes senhores mas sim de empresas como nextwindow, holopro, zitronic, sax3d entre outras dos quais ainda hoje são representantes de algumas não sendo sequer OEM o que poderia justificar usar os equipamentos como marca sua.
Actualmente lançam a tecnologia de 4 toques e foi acariciada por toda a imprensa mas alguem ao que parece não fez o seu trabalho de casa pois mais uma vez existem empresas internacionais com 6, 8 16 e 32 toques, logo me expliquem qual é a novidade (será que a novidade é que o produto de 4 toques finalmente é da displax ou da edigma... dúvido).
Entretanto navegam na crista da onda transportados por jornalistas que mais uma vez não fazem o seu trabalho de investigação e lançam em Fevereiro de 2010 a iinformação de que pretendem em de 6 meses lançar um produto (que no fundo é da visual planet ou da Zitronic, ambas empresas Inglesas) com uma controladora (deveria ser o único item que a displax produziria, a controladora) capaz de aceitar 16 toques e o sopro. Bom, aqui temos de rir novamente pois até á presente data não lançaram o produto (mas continuam a sair em todos os jornais e revistas) e o mesmo na sua base é de fabrico da visual planet (apenas a controladora poderia ser displax mas ainda não lançaram fazendo uma vez mmais futurologia alimentada pelas midia)
Ora meus senhores acho que deveriam retratar-se e explicar ao povo que estas empresas ao contrário de serem um bom exemplo são de facto o que não se deve fazer em matéria empresarial.
Perguntem aos senhores da Displax onde estão as tão faladas patentes ?
Perguntem também a esses senhores se a loja conceito da vodafone (que recebeu tantos prémios) foi de sua concepção ou se receberam todo o processo seja de arquitectura seja de conteúdos em envelope fechado ?
É de facto inaceitavel que estas situações ocorram e que os empresários na economia actual sejam substituitos por pessoas da área de marketing e publicidade possibilitando que se viva uma ilusão empresarial.
URL's de Referência