Forum Pplware

Versão Completa: Internet candidata a Nobel da Paz
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
É a primeira vez que uma ferramenta de comunicação é nomeada para Nobel da Paz. A iniciativa partiu da revista italiana "Wired" e do seu editor-chefe, Riccardo Luna.

É a primeira vez que uma ferramenta de comunicação é nomeada para Nobel da Paz.

A iniciativa partiu da revista italiana “Wired” e do seu editor-chefe, Riccardo Luna.

A revista italiana decidiu “lançar” a Internet como candidata ao Nobel da Paz de 2010 porque “é uma ferramenta que permite o diálogo, o debate e o consenso através da comunicação”, ao tentar promover a democracia.

A versão online da italiana “Wired” – logo depois de conhecer a atribuição do Nobel do ano passado a Barack Obama - desenvolveu uma página na Internet onde qualquer pessoa pode votar para que a Internet possa ser uma das candidatas ao Nobel. Esta proposta tem como embaixadores nomes que são conhecidos mundialmente, como é o caso do estilista Giorgio Armani.

O manifesto da página diz que a “Internet é muito mais do que uma rede de computadores. É um lugar interminável de pessoas conectadas. Homens e mulheres de qualquer lugar estão conectados uns com os outros, graças à maior rede social que a humanidade já conheceu”.

Apesar de a academia responsável pela atribuição do Nobel não ter divulgado os candidatos – as propostas devem ser entregues até à próxima terça-feira – vários dos responsáveis pelas nomeações estão a anunciar as suas preferências.

A petição da “Wired” não especifica quem irá receber o prémio em nome da Internet na cerimónia agendada para 10 de Dezembro, caso a escolha recaía sobre a Internet.

São já também conhecidas outras propostas para o Nobel da Paz de 2010. O partido conservador da Noruega escolheu uma activista dos direitos humanos russa Svetlana Gannushkina. Já Kwame Anthony Appiah, professor da Universidade de Princeton nomeou o dissidente chinês Liu Xiaobo, que esteve preso recentemente.

Um grupo de fãs de Michael Jackson também já lançou uma petição na Internet para que o Nobel da Paz de 2010 seja o rei da pop. Uma iniciativa condenada ao insucesso, uma vez que não são permitidas nomeações de pessoas já falecidas.

in Jornal Negócios

Nota Pessoal: Sinceramente se for avante este tipo e candidaturas, deixo de prestar atenção à atribuição destes prémios.
a internet tem tanto de bom como de mau. e por isso não vejo que seja candidata ao Nobel da Paz.
É tão candidata como a humanidade no seu todo ... onde há bons e maus ...
Não acho bem. Os prémios Nobel devem ser atribuídos a personalidades e não a tecnologias. Porque se assim fosse, quem devia receber o prémio era o Pai da Internet.
Acho que deve ser escolhido alguém e não alguma coisa, acima de tudo essa pessoa tem de fazer algo com vista a paz e significativo, algo que possa ser tomado como exemplo!

Concordo se isto for avante deixo mesmo de prestar atenção a estes prémios, já o do Barak não foi propriamente a melhor opção a meu ver. Confused
Desde quando é que aqueles que ficam viciadões na internet (e por causa disso começam a surgir problemas a nível familiar/social), é sinónimo de paz? E isto é um dos mais pequenos exemplos do malefício da internet. Sem falar que é uma "coisa" em vez de uma personalidade.
Está tudo doido!
Amanhã na revista Playboy, Eset com a sua perfeita e sexy GUI em português, estampado na primeira página!.. LOL
Comentários, para quê?...

E quanto ao Michael Jackson, eu não percebo... Era tudo muito banal, e só agora dão valor, depois do individuo morrer!.. Unsure
Depois do Obama, qualquer coisa pode ganhar...

Perdeu toda a credibilidade, tem tanto valor como uma medalha do Inatel (com todo o respeito para o Inatel que é uma instituição séria).
(06-02-2010 13:39)pmorais Escreveu: [ -> ]Depois do Obama, qualquer coisa pode ganhar...

Perdeu toda a credibilidade, tem tanto valor como uma medalha do Inatel (com todo o respeito para o Inatel que é uma instituição séria).

Concordo mas reforço que o INATEL merecia mais respeito! Big Grin

E o já referido exemplo da PLAYBOY era muito mais válido que a internet... A bela da revistinha já fez muito mais pela paz... paz... paz... paz... paz.... paz... paz... paz... paz.... paz... paz... paz... paz... Wink
(06-02-2010 13:44)Lápis Azul Escreveu: [ -> ]Concordo mas reforço que o INATEL merecia mais respeito! Big Grin

E o já referido exemplo da PLAYBOY era muito mais válido que a internet... A bela da revistinha já fez muito mais pela paz... paz... paz... paz... paz.... paz... paz... paz... paz.... paz... paz... paz... paz... Wink

És terrível....
URL's de Referência