Forum Pplware

Versão Completa: Transístores até 100 GHz
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A pesquisa científica da IBM está a demonstrar como usando grafene como material podemos vir a ter transístores que funcionam a 100 GHz.

[Imagem: cpu-250-cdb5.jpg]

De acordo com o Ars Technica, a grafene é um material que consiste de folhas únicas de carbono grafítico, e é interessante por ter apenas um átomo de espessura e electrões com alta mobilidade (100 vezes superior à do silício).

Por outro lado, as propriedades eléctricas da grafene podem ser controladas para dar origem a materiais condutores, semicondutores ou isolantes.

Investigadores da IBM demonstraram transístores baseados em grafene que funcionam a 30 GHz. Extrapolando os resultados, chegaram à conclusão de que este material poderá resultar em velocidades de até 100 GHz.

Todavia, estas conclusões são ainda apenas baseadas em extrapolações, e ainda há muita investigação pela frente antes de os cientistas chegarem a uma conclusão mais clara sobre as potencialidades da grafene. Ainda assim, este material é, neste momento, o melhor candidato a substituir o silício actualmente usado nos transístores.


in Exame Informática
Caramba, como isto evolui!
100Ghz!!!
URL's de Referência