Forum Pplware

Versão Completa: Ericsson mostra Internet móvel a 84 Mbps
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Ericsson prepara-se para mostrar este mês uma actualização tecnológica que vai permitir o acesso à Internet móvel a uma velocidade de 84 Mbps.
[Imagem: 2ih0291.png]

A primeira demonstração mundial do HSPA (High Speed Packet Access) a 84 Mbps terá lugar na próxima feira internacional de telecomunicações de Barcelona (Espanha), o Mobile World Congress, que acontece entre 15 e 18 de Fevereiro e que é habitualmente palco de muitas novidades para o sector. As primeiras, como esta da Ericsson, já começaram a ser reveladas, assim como as primeiras estimativas de lançamento comercial de serviços aí suportados.

A tecnológica sueca - que já tinha aproveitado a edição do ano passado da feira para mostrar a primeira ligação HSPA a 42 Mbit/s, que começa agora a chegar a várias redes de operadores em todo o mundo - salienta, no entanto, que as velocidades mencionadas se referem aos valores máximos de downlink e que a velocidade de download pode variar devido ao congestionamento da rede, distância da central, condições locais e outros factores com influência na ligação, como é habitual neste tipo de tecnologia.

A Dinamarca e quatro cidades suecas serão os primeiros locais a ter acesso à ligação sem fios de 84 Mbps, assegurado pela operadora escandinava 3, que deverá a começar a preparar as redes para o novo serviço ainda durante o primeiro trimestre deste ano. A disponibilização comercial está agendada para a primeira metade de 2011.

A responsável pelo departamento de desenvolvimento de comunicações móveis da Ericsson, Marie Westrin, explicou em entrevista à Vnunet, que a aposta se deve ao crescimento do tráfego de dados suportado por redes móveis, seja através de smartphones ou computadores portáteis para os quais o acesso sem fios à Internet se tornou vital.

Fonte: TeK
URL's de Referência