Forum Pplware

Versão Completa: Sendo verdade...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
(18-05-2012 17:15)RaCcOn Escreveu: [ -> ]Não vou mais longe, a uns tempos uma pessoa minha conhecida no ramo imobiliário decidiu medir a produtividade das pessoas que trabalhavam com ele durante um mês inteiro...

Durante esse mesmo mês fez as respectivas medidas e foi realizando relatórios diários acerca de cada uma das pessoas em questão...

A brilhante conclusão a que chegou é que a pessoa mais produtiva da equipa, apenas era produtiva durante 2 horas por dia em média...isto de 8 horas de trabalho contabilizados.

Outro exemplo,

Em tempos fui até uma loja de uma cadeia de lojas bastante conhecida, estive lá no meio da loja na conversa com o gerente e até cheguei a falar com alguns dos colaboradores...enquanto esperava por um documento e mais umas coisas reparo num dos funcionários a arrumar um linear de MP3.
A tarefa era mudar o linear em questão de lugar dentro da loja de modo a torna-lo mais atractivo...
Então o funcionário em questão, pegava em 3/4 caixas e lá ia ele percorrer cerca de 5/10metros até ao novo local, voltava para trás e pegava em mais 3/4 caixas e lá ia ele outra vez...
Entretanto vem o gerente, vê aquilo e pede a mais um funcionário para o ir ajudar pois ainda haviam bastantes caixas para levar para o outro lado...

Onde está o mal perguntas tu?

Porque é que ao invés de as pessoas pegarem numa tarefa e "Vamos fazer" não pensam antes?
Sugeri então eu que fossem buscar um porta-paletes com uma palete vazia em cima, colocavam as caixas praticamente todas de uma só vez lá em cima e levavam para o novo local...
Em menos de 10 minutos uma única pessoa fez uma tarefa que ia demorar pelo menos 1 hora a duas pessoas...

Quanto ao resto, não se trata de uma questão de queixar do trabalho ou assim...todos nós sem excepção achamos sempre que fazemos muito...

Se alguém tiver um trabalho em que estejas a fechar caixas e te sejam dadas 50caixas por hora para fechar, essa pessoa vai achar que é muito trabalho para apenas uma pessoa...entretanto baixam a carga para 30caixas/hora, ao inicio até nem diz nada mas algum tempo depois já acha que é muito para uma pessoa só...
Baixam então a carga para 10caixas por hora, e possivelmente continuará a reclamar...
Se entretanto aumentarem a carga para 50caixas novamente, vai ser um Deus nos acuda...pois vai ter a ideia de estar a fazer o trabalho de 5 pessoas...

E já agora, produtividade é diferente de trabalhar muito...podes trabalhar muito e não ser produtivo e podes trabalhar pouco e ter uma produtividade muito alta...

Concordamos em discordar.., em especial pois não se aplica a todas as áreas/trabalhos. Smile
De uma forma ou de outra aplica-se...

Sempre que haja uma forma de trocar o nosso trabalho por algo seja monetário ou físico, haverão sempre níveis de produtividade...produtividade essa que é calculada com base no lucro obtido através do trabalho realizado.

Se obtiveres mais lucro, quer dizer que és mais produtivo...se obtiveres menos lucro és menos produtivo.
Todo o trabalho é sempre baseado num valor monetário calculando através desse mesmo valor monetário o respectivo lucro do teu trabalho.
Duvido..., se assim fosse provavelmente metade do pessoal que está empregado ia para olho da rua engrossar a lista dos desempregados.
Não é isso que está a acontecer?

Ou na tua ideia os postos de trabalho são mantidos com base em quê?
Onde queria chegar, é que se uns são mais produtivos que outros e se a sua produtividade de acordo com o que dizes é calculada com base no lucro, então os que são menos produtivos não estariam lá a fazer nada...
Sim claro, é isso mesmo que acontece não?

Se fores bom no teu trabalho, quer dizer que és produtivo e que geras lucro para o teu patrão...

Se não fores produtivo, muito possivelmente estarás no olho da rua entretanto.

Acho que as pessoas ainda não se aperceberam que estão a vender algo a entidade patronal, neste caso o seu trabalho...
Como qualquer pessoa, a entidade patronal quer lucrar, logo se compra o teu trabalho é porque este lhe dará lucro...ou estou errado?
Se fosse só o trabalho...
Explica-te então...Não estou a conseguir perceber o teu ponto de vista
(18-05-2012 12:14)Progster Escreveu: [ -> ]Sim..., quem me dá trabalho são as empresas, quem me paga o "salário" são as empresas, quem paga mais impostos até podem ser as empresas, mas o mesmo não lhes dá o direito (sem generalizar), de "andarem com o chicote na mão", de "antagonizarem" os trabalhadores acerca da segurança do posto de trabalho, etc,etc,etc...

Infelizmente isto sempre aconteceu, e creio que de uma maneira ou de outra vai continuar a acontecer, estejamos "nós" em crise ou não...
Só fazem porque deixam que o façam...
Há que mudar a mentalidade, há que entrar no mercado e primar pela mudança da mentalidade...
URL's de Referência