Forum Pplware

Versão Completa: Sendo verdade...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
As pessoas hoje em dia não são educadas para trabalhar, as escolas não ensinam ninguém a trabalhar nem para irem para o mercado de trabalho...
Hoje formam-se grandes gurus da teoria, tem grandes quantidades de informação naquelas cabeças mas e a prática?E saberem ir para a selva caçar?
Nada...
Cada vez mais as empresas procuram não só pessoas formadas/licenciadas, procuram pessoas que sejam capazes de corresponder as expectativas deles e não pessoas que tenham médias de 20valores.

Muitas vezes as pessoas não se lembram, mas para se conseguir sobreviver na selva, necessitamos acima de tudo de ser bons vendedores...seja qual for a área necessitamos de conseguir vender algo, seja lá o que for.
Começamos desde pequeninos, quando pedimos algo aos nossos pais, vamos para a escola e se vendermos bem o nosso peixe temos a ajuda dos professores e dos colegas...
Para conseguirmos trabalho temos de vender a nossa pessoa, depois para lá continuarmos temos de vender o nosso trabalho e por aí fora...

Hoje, as pessoas são broncas(geral), não querem sequer saber e só acham que tem direitos...
Interessam-se antes daquilo que vão receber do que daquilo que vão ter de dar, isto porque contam dar o minimo dos minimos...
Tem direitos, mas não tem deveres e acham que os outros tem a obrigação de os suportar...

Outros acham que quem ganha melhor é chulo e que devia de ganhar menos...mesmo que trabalhe para ganhar o que ganha...

enfim
Como dizes e muito bem... Enfim.
Vamos lá ver se a mentalidade das pessoas vai mudando...

Para quem não saiba, temos grandes empresas em Portugal a criar grandes ideias...temos pessoas capazes de fazer coisas fantásticas por cá, na realidade nós somos desenrascados e inteligentes...somos é também muito preguiçosos e notasse bem a nossa falta de produtividade e comodismo.
A falta de produtividade é justificada por várias variáveis... Wink
Quanto ao comodismo..., que remédio temos todos nós em aceitar a realidade e continuar em frente..., nem que seja de rastos.
seria possível dares-me exemplos?

Na questão comodismo, lamento discordar mas não creio que seja assim. Smile
Exemplos da falta de produtividade?
Penso que isso dá pano para muitas mangas..., mas sem estar a generalizar pois como é óbvio há sempre casos e casos, com os salários cada vez mais reduzidos, com que motivação é que os trabalhadores vão trabalhar? Qual é a vontade que eles têm em produzir? Acredito que a grande maioria vai trabalhar porque o tem de fazer, porque tem de colocar comida na mesa para a família, porque tem as suas despesas para pagar, etc,etc,etc.

Quanto á questão do comodismo, o que quero dizer é que independentemente dos aumentos em tudo, dos cortes nos salários,etc,etc,etc..., que remédio têm as pessoas em olhar para a frente e prosseguir com a vida quer se goste ou não.
Sim entendo, então temos um problema que se fosse resolvido poderia-mos aumentar a produtividade, correcto?

O que sugerias?O aumento dos salários para que os trabalhadores tivessem vontade de trabalhar?

Vejamos...
Tendo em conta que um trabalhador que tenha os seguintes vencimentos.

599€ (base)
82.50€ (Subsidio de refeição, ou seja 3.75€*22 dias).
160€ (Prémio de produtividade)
39.15€ (Horas nocturnas correspondendo a 45horas no total).
149€ (Subsidios de Domingo/Feriados, correspondente a 5 unidades)

Terá um salário de 1037.16€

No entanto terá de pagar de impostos, os quais são retidos logo na empresa e ele nem os chega a ver a não ser na folha de vencimento,
104.60€ (Correspondentes a 11% segurança social)
76€ (Dedução de rendimentos categoria A)

Ou seja no total afinal ele vai ver na conta bancária apenas 856.56€

A juntar a isso ainda temos o seguro de acidentes de trabalho que é pago pela empresa mas que tem de ser despendidos pelo trabalhador na realidade.

Juntamos ainda o custo do funcionário em questão para a empresa que vai ter de receber ainda Subsidio de férias e Subsidio de Natal nos valores de 599€ cada correspondendo a mais uma despesa de 1198€/ano ou seja 99.93€/Mês.

Conclusão...
Em média este funcionário a empresa tem um custo de pouco mais de

1037.16€ + 99.93€ = 1137.18€/Mês.
Isto tirando o valor do respectivo seguro de acidentes de trabalho que varia mediante vários factores.

O que achas?que podemos fazer...para aumentar a produtividade
Já "discutimos" este tema n vezes, logo já sabes qual é a minha opinião.
Adiciono só que nem toda a gente recebe isso, e muito menos me referia ás pessoas que recebem este tipo de salários, pois sempre podem cortar em mais alguma coisa... Wink
Penso que não tenhas percebido onde eu queria chegar.

Qualquer das formas vamos então para uma situação de salário minimo.

Achas que o que descrevi é viver bem?Que existem locais onde cortar ali?

Vamos então fazer contas...

Alimentação - 7€/dia (por baixo) 217€ total
Habitação - 300€ (Arrendamento básico)
Deslocações - 150€
Luz - 50€
Água - 20€
Gás - 25€

712€ em despesas.
Repara que não meti aqui telefones, nem tão pouco acesso a Internet.

Vais dizer-me que há quem ganhe menos, há é verdade...
Mas...
Onde queria chegar é que uma grande parte do bolo vai para o estado, achas que muitas empresas podem pagar mais do que 1000€/Mês por um funcionário?
Não creio...

Daí eu dizer que o caminho seria reduzir os impostos as empresas mas, obrigar as mesmas a pagar esse valor aos funcionários sob a forma de salário, prémios ou qualquer coisa...
Era disso que eu falava Wink
Pois, realmente não tinha percebido onde querias chegar.
Sem dúvida alguma em conforme concordo contigo, uma grande fatia vai mesmo para o estado, logo se conseguissem reduzir a "pressão" sobre as empresas, muito provavelmente conseguiriam "motivar" melhor os seus funcionários aumentando assim entre outras coisas a produtividade, ou seja, vantagens para todos, mas... é a pouca vergonha que se vê.

Em todo o caso, penso que ambos concordamos em conforme se vive bem melhor com 1037.16€, do que com 485€ certo?. Smile
URL's de Referência