10-02-2010, 19:28
Desenvolvida nos EUA, onde começou a ser utilizada em 2009, a tecnologia Video in Print (VIP) vai agora ser lançada pela empresa Pixel em Portugal, que se torna um dos primeiros países na Europa a utilizá-la.
De acordo com Ana Santana Lopes, directora executiva da Pixel, esta tecnologia é vista como «a primeira ponte entre os Media impressos e digitais», ao aliar o formato impresso à tecnologia full motion video.
A tecnologia baseia-se num ecrã integrado na página da publicação, por enquanto os ecrãs disponíveis apenas têm um tamanho de 2,4 ou 4,1 polegadas, onde surge o vídeo com até 120 minutos de duração, sempre que a página se abre.
Estes ecrãs podem também receber mais imagens, através de uma porta micro-USB, entrada que serve também para carregar a bateria do dispositivo.
Outra das funcionalidades desta tecnologia é a inclusão de até cinco botões, através do qual podem ser incluídos na página conteúdos diferentes.
Quanto ao preço desta tecnologia, Ana Santana Lopes não quis adiantar preços, afirmando apenas que depende do tipo de utilização que se quer dar.
De acordo com a responsável a tecnologia já está a ser procurada por diversas empresas, dos Media a empresas de publicidade, mas uma vez mais não adiantou nomes.
Em relação há possibilidade de ver o seu jornal com vídeos, na edição em papel, Ana Santana Lopes revelou que espera que tal seja possível ainda durante o primeiro semestre de 2010.
In SOL
De acordo com Ana Santana Lopes, directora executiva da Pixel, esta tecnologia é vista como «a primeira ponte entre os Media impressos e digitais», ao aliar o formato impresso à tecnologia full motion video.
A tecnologia baseia-se num ecrã integrado na página da publicação, por enquanto os ecrãs disponíveis apenas têm um tamanho de 2,4 ou 4,1 polegadas, onde surge o vídeo com até 120 minutos de duração, sempre que a página se abre.
Estes ecrãs podem também receber mais imagens, através de uma porta micro-USB, entrada que serve também para carregar a bateria do dispositivo.
Outra das funcionalidades desta tecnologia é a inclusão de até cinco botões, através do qual podem ser incluídos na página conteúdos diferentes.
Quanto ao preço desta tecnologia, Ana Santana Lopes não quis adiantar preços, afirmando apenas que depende do tipo de utilização que se quer dar.
De acordo com a responsável a tecnologia já está a ser procurada por diversas empresas, dos Media a empresas de publicidade, mas uma vez mais não adiantou nomes.
Em relação há possibilidade de ver o seu jornal com vídeos, na edição em papel, Ana Santana Lopes revelou que espera que tal seja possível ainda durante o primeiro semestre de 2010.
In SOL