Forum Pplware

Versão Completa: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
A associação pretende mesmo que os tribunais obriguem as operadoras de telecomunicações a reembolsarem aqueles pagamentos.

[Imagem: Be_Mobile__by_BBCVersus.jpg]

"Não há qualquer tipo de justificação, técnica ou legal, para que os operadores de telemóveis continuem a manter o bloqueamento após o período de fidelização, o prazo em que o cliente está preso a um contrato", afirmou Luis Pisco, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), à 'Lusa'.

O desbloqueio gratuito dos telemóveis findo aquele prazo é aliás uma reivindicação antiga da DECO: "Há falta de razões legais para obrigar o cliente a ficar numa rede contra vontade e exigir que pague certo montante para se poder libertar" dessa rede, disse o jurista.

No mesmo sentido, a Direcção-geral do Consumidor fez saber que está a estudar a "melhor forma" de proibir as operadoras de telecomunicações de cobrarem pelo desbloqueamento dos telemóveis após o período de fidelização.

"Fizemos uma análise aos contratos de adesão [das operadoras]. Identificámos alguns problemas para os consumidores e achamos que a tarifa de bloqueamento não se justifica e devia ser gratuita", afirmou a directora geral do Consumo, Teresa Moreira, à ‘Lusa'.

In DE
Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar.

É uma 'chulisse' desmesurada. Os telefones são mais baratos do que desbloqueados, e somos forçados a ter um período de fidelização para garantir à operadora o retorno do investimento, até aí tudo bem, só que depois o telefone continua bloqueado.

Além de que as tarifas que cobram para desbloquearem, tornam o dispositivo muito mais caro do que se fosse comprado originalmente desbloqueado. Há casos, em que a diferença é mínima (tipicamente em gamas baixas) entre o que se paga pelo telefone bloqueado e pelo telefone livre.

Mas Portugal, é efectivamente uma república das bananas e um país sem lei, vai acontecer uma de duas coisas:
a) os contratos de fidelização aumentam para valores estúpidos, tipo 3 anos, quando o equipamento já é completamente obsoleto
ou
b) os preços dos telefones disparam.

Isto porque num país com lei, o que deveria acontecer, era ficarem os preços como até aqui, mas deixarem de cobrar algo que não deviam nunca ter cobrado.
ebay rulla Smile

No entanto, esta lei já deveria ter sido alterada.
Vamos aguardar por mais desenvolvimentos, a DECO tem boas iniciativas demora é demasiado tempo a responder...
(14-02-2010 15:20)JPedrosa Escreveu: [ -> ]Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar.

É uma 'chulisse' desmesurada. Os telefones são mais baratos do que desbloqueados, e somos forçados a ter um período de fidelização para garantir à operadora o retorno do investimento, até aí tudo bem, só que depois o telefone continua bloqueado.

Além de que as tarifas que cobram para desbloquearem, tornam o dispositivo muito mais caro do que se fosse comprado originalmente desbloqueado. Há casos, em que a diferença é mínima (tipicamente em gamas baixas) entre o que se paga pelo telefone bloqueado e pelo telefone livre.

Mas Portugal, é efectivamente uma república das bananas e um país sem lei, vai acontecer uma de duas coisas:
a) os contratos de fidelização aumentam para valores estúpidos, tipo 3 anos, quando o equipamento já é completamente obsoleto
ou
b) os preços dos telefones disparam.

Isto porque num país com lei, o que deveria acontecer, era ficarem os preços como até aqui, mas deixarem de cobrar algo que não deviam nunca ter cobrado.

É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem...
Há-de haver sempre gente com "a mania das grandezas".
Os 7 pecados mortais fazem parte dos instintos básicos do Homem Smile
(19-02-2010 03:41)Lápis Azul Escreveu: [ -> ]É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem...

É por isso que tenho o meu 5310.... simples cabe no bolso e não quero outra coisa, mas também tenho sempre pc "atrás digamos".
Mas concordo, existe muita mania de comprar a última moda agora e os operadores fazem o que querem porque sabem que no fundo eles acabam por mandar e a maioria segue atrás!
Acho muito bem, uma pessoa já paga bem por eles ao menos podiam vir

desbloqueados Tongue

Uma boa iniciativa pela parte da DECO Wink
Nem mais, ao fim da fidelização eles já estão mais que pagos, o que é um absurdo cobrarem 100 e tal euros para o seu desbloqueamento!

Antigamente era assim... mas não durou muito tempo até encontrarem a "formula" mágica de chular os clientes Wink
pois pra chular o pessoal estão sempre prontos, arranjam sempre artimanhas xD
Nem sei como ainda não arranjaram a desculpa de vender à parte dos
auscultadores etc dos telemoveis lol ( não sei se é verdade ou não, mas disseram que no Brasil era assim) Tongue
Eu sinceramente não entendo esta gente...
Ora, se querem alguma coisa vão ter de pagar por ela...isso é mais que lógico não?
Quando compram um telefone, já sabem que este está bloqueado a operadora e que se o quiserem desbloquear vão ter de lhes pagar um valor X...
Qual é o vosso stress?!
Andam sempre a mudar de operadora?

Quanto a questão de já pagarem bem os telefones...
Um dos problemas desta economia, e não me refiro apenas a Portugal, é haver sempre alguém que está disposto a vender um bocadinho mais barato...


Produtos caros = Margens de lucro maior
Margens de lucro maiores = Salários mais altos
Salários mais altos = Maior poder de compra...

As operadoras não estão a chular ninguém, as coisas estão lá bem explicitas, apenas compra quem quer...
Se acho que o negócio com a operadora é vantajoso?Compro através da operadora bloqueado e com um plano de tarifas adjacente...
Caso contrário, tento comprar desbloqueado...
No caso dos exclusivos, se achar que compensa comprar e pagar para desbloquear...desbloqueio, caso contrário deixa andar...
Até dou um exemplo...

Comprei um iPhone 3G 16Gb...
Inicialmente ponderei em adquirir desbloqueado, no entanto como o meu número de telemóvel é o mesmo desde a a cerca de 15anos atrás....
Decidi adquirir bloqueado, neste caso a vodafone...
Depois veio a segunda duvida, comprar com um plano de tarifas ou comprar sem estar preso a nada..
Fiz as contas, no final achei que era mais vantajoso adquirir sem ser através do plano de tarifas e adquiri assim...
Simples não?


No caso do 3GS 32Gb, comprei desbloqueado e fora de Portugal Smile Group-buy rocks!Smile

As coisas estão lá bem explicitas, as pessoas é que vão atrás do que lhes é menos caro hoje e não pensam no dia de amanha...O que interessa é comprar mais barato hoje, se no fim sai mais caro não interessa...

Comecem a ponderar bem as compras e ver todas as hipóteses que tem ao vosso dispor...
Certamente que conseguirão poupar muito mas muito dinheiro Smile
Páginas: 1 2
URL's de Referência