Forum Pplware

Versão Completa: Aspirador para lixo electrónico
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O lixo electrónico que diariamente entope milhares de contas de e-mail tem finalmente uma espécie de aspirador. Dois cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência desenvolveram um método capaz de o detectar.

O projecto é inspirado no funcionamento do sistema imunitário dos seres vivos e será apresentado hoje, na Universidade de Southampton, em Inglaterra, no âmbito da conferência intitulada "Artificial Life XI". O encontro destina-se a divulgar os mais importantes estudos realizados a nível internacional sobre as propriedades fundamentais dos sistemas vivos, através de simulações de processos biológicos em meios artificiais.

Para que os computadores consigam diferenciar os e-mails legítimos (chamados "ham") dos e-mails fraudulentos (designados como "spam"), os investigadores Luís Rocha e Alaa Abi-Haidar basearam-se no modelo de regulação cruzada do sistema imunitário. Nos humanos, este método permite descrever as interacções entre três tipos de células durante o processo de distinção entre os antigénios inofensivos e os que provocam danos no organismo.

O projecto de detecção de "spam" é semelhante: permite que a memória do computador reaja a determinadas palavras ou características de um e-mail, de forma a perceber se este é legítimo ou fraudulento, da mesma forma que aqueles três tipos de células analisam os antigénios - geralmente fragmentos de proteínas, com o objectivo de identificar a sua natureza.

De acordo com os cientistas, este modelo apresenta vantagens sobre os modelos de detecção de lixo electrónico já existentes. Além disso, contribui para a melhor compreensão do funcionamento das células do sistema imunitário envolvidas no processo de controlo das doenças auto-imunes.

Fonte: Jornal de notícias - http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnolog..._id=975961
URL's de Referência