Forum Pplware

Versão Completa: [Resolvido] Problema no Gestor de Arranque...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Bom, estou com problemas na minha máquina, e é o seguinte...

Com o Live CD do Partition Master, editei o tamanho do unico disco que tenho para criar uma nova partição de 20GB para instalar o Ubuntu.
No entanto quando o fiz, quando reiniciei a máquina para sacar o Wubi (para realizar à instalação do Ubuntu), apareceu-me uma tema preta nomeada como "Gestor de Arranque do Windows".
Dizia que o Windows não encontrou, não sei o quê.
E também alguns passos que podem solucionar o problema:
Citar:1) Insira o CD do Windows;
2) Escolha a linguagem Português e clique em Seguinte;
3) E escolha "Repara o seu computador"

0xc0000225
Problema de arranque...
Algo assim. O problema é que eu não tenho o CD do Windows 7, só tenho do XP.
Já eliminei a particão que criei, voltando a compor como se encontrava.

Estou a utilizar um Live CD do Ubunto neste momento.

Pensei em fazer download (torrent, ou algo parecido) de uma cópia do Windows 7 (e já agora quem disponibilizar uma Wink), gravar e fazer o dito acima, mas se houver algo "mais rápido"... Agradeço...
Acrescento, estava a tentar entrar pelo modo de segurança, quando apareceu-me uma tela vermelha, qualquer coisa de Grub... Não sei ao certo o que é, mas se der para fazer algo no command de lá...

E qualquer outra informação estou disposto a colaborar... Big Grin
Atenção que "Repara o seu computador" é uma opção que, ou muito me engano, te vai formatar o disco (pelo menos isso aconteceu-me uma vez no Vista e aqui o noob - eu -, sem estar ciente do risco, acabei por formatar todo o disco)!

Experimenta instalar o ubuntu (ou pelo menos, através da maquina virtual do live cd deste) e depois acede ao disco onde tens os dados.. faz backup de tudo e depois sim, formata o pc tu mesmo!

Se não desfragmentaste o disco antes de fazer a partição, corres o risco de ter andado a comer bocados de ficheiros, e por azar algum poderia ser do Windows!

Acho que não disse nenhuma asneira..eheh Abraço
@André, pois mas para formatar precisaria do Windows para reinstalar... :|
Pois, e realmente não desfragmentei o disco, o que pode ter acontecido o que disseste.
Realmente reparei o imenso tempo que demorou no passo em que move os ficheiros no disco... Neutral
No entanto, não resolve. Mas obrigado por tentares! Wink
Esse erro deve-se ao particionamento ter tido um erro e em princípio nem com a reparação, tem que formatar o disco inteiro, apagar todas as partições e voltar a criar e só depois instalar os sistemas operativos.
Pode tentar o comando chkdsk/r na esperança que seja alguma entrada do bdc no índice de ficheiros danificada, mas não tenha muitas esperanças, não sei até se justifica o trabalho de dar o comando, não tenho fé nisto quase nenhuma, mas como não tens o cd...
Nao disseste que tinhas o cd do xp? depois de formatares podes começar por instalar o xp e depois fazes upgrade para o Se7en, que dessa forma não te apaga os documentos que tiveres! ah, e quando quiseres instalar o ubuntu escolhe a opção de instalar os SO lado a lado, para isto não voltar a acontecer!

Abraço
Já experimentaste o comando Fixboot com a consola de reparação do XP?

Ou experimenta usar o Acronis Disk Partition que se encontra no cd do Hiren's Boot CD e vê se a partição do Windows está activa e podes sempre eliminar a partição que criaste e fazer um join com a do Windows. Pode ser que ele rescreva os sectores.
@Yamato, vou então tentar fazer o chkdsk...

@André, os documentos é o de menos, estão todos num disco externo. E quanto à instalação do XP e depois o upgrade, não faço isso, sempre que é para instalar é uma instalação limpa.

@nioxys, não tenho a consola de reparação do XP desde que instalei o 7.
E quando o instalei estava dentro do Windows, aliás, até foi o ComboFix que o fez... Smile
Há alguma maneira de o fazer pelo Live CD do Ubuntu? Porque no CD não tem isso...
E a partição não está activa nem pode... Tem uma de 100MB, antes "da geral", que é onde tem o boot, ou coisa do género.
Se eu colocar a maior (onde tem o Windows) como activa, a outra vai deixar de ser, claro, e dá-me o erro de boot.
(07-03-2010 15:35)avlisrotiv Escreveu: [ -> ]@Yamato, vou então tentar fazer o chkdsk...

@André, os documentos é o de menos, estão todos num disco externo. E quanto à instalação do XP e depois o upgrade, não faço isso, sempre que é para instalar é uma instalação limpa.

@nioxys, não tenho a consola de reparação do XP desde que instalei o 7.
E quando o instalei estava dentro do Windows, aliás, até foi o ComboFix que o fez... Smile
Há alguma maneira de o fazer pelo Live CD do Ubuntu? Porque no CD não tem isso...
E a partição não está activa nem pode... Tem uma de 100MB, antes "da geral", que é onde tem o boot, ou coisa do género.
Se eu colocar a maior (onde tem o Windows) como activa, a outra vai deixar de ser, claro, e dá-me o erro de boot.

Puder pode, aliás é a que deve estar se verificares com o Acronis. A partição onde tenho Windows é a que está activa e não tenho erro de boot!

Citar:When Windows 7 is installed on a hard drive where another OS is in place, that partition is usually already "Active" and the installer automatically places the boot code in the "Active" partition.
When you deleted the partition you deleted the boot code. When you tried to boot to Windows 7, did you mark its partition "Active" with GParted or from the Windows 7 Disk Management utility? The "Startup Repair" cannot repair your BCD Store if it cannot find an "Active" partition with the boot code. You may be able to restore your Windows 7 boot code if you mark the partition "Active".

Se não tens um cd do XP com consola de recuperação podes tentar reparar o boot com software do Hiren's Boot CD.

Com o LiveCD do Ubuntu podes tentar seguir este guia do pplware,

Reparar um Windows MBR com um Ubuntu LiveCD

Neste guia usam o ms-sys cujos comandos são,

Código:
Usage:
    ms-sys [options] [device]
Options:
    -1, --fat12     Write a FAT12 floppy boot record to device
    -2, --fat32nt   Write a FAT32 partition NT boot record to device
    -3, --fat32     Write a FAT32 partition DOS boot record to device
    -4, --fat32free Write a FAT32 partition FreeDOS boot record to device
    -5, --fat16free Write a FAT16 partition FreeDOS boot record to device
    -6, --fat16     Write a FAT16 partition DOS boot record to device
    -l, --wipelabel Reset partition disk label in boot record
    -p, --partition Write partition info (hidden sectors, heads and drive id)
                    to boot record
    -7, --mbr7      Write a Windows 7 MBR to device
    -i, --mbrvista  Write a Windows Vista MBR to device
    -m, --mbr       Write a Windows 2000/XP/2003 MBR to device
    -9, --mbr95b    Write a Windows 95B/98/98SE/ME MBR to device
    -d, --mbrdos    Write a DOS/Windows NT MBR to device
    -s, --mbrsyslinux    Write a public domain syslinux MBR to device
    -z, --mbrzero   Write an empty (zeroed) MBR to device
    -f, --force     Force writing of boot record
    -h, --help      Display this help and exit
    -v, --version   Show program version
    -w, --write     Write automatically selected boot record to device

    Default         Inspect current boot record

Warning: Writing the wrong kind of boot record to a device might
destroy partition information or file system!
@nioxys, acho que tem a ver com o tal Grub que refiro em cima. Não sei...
Mas pronto, já fiz download de uma cópia do Windows 7 e vou ver se consigo corrigir, no entanto se for como André disse (Vai formatar o disco), então tento com o Hiren's Boot CD.

Bem, não é bem assim. Eu até pedia uma cópia ao gajo que levei o pc, foi ele que me colocou o sistema, e claro, não é verdadeira, mas mesmo assim funcionava muito bem, e esta versão, não sei... :|
E lembrei-me agora, não tenho o Hiren's Boot CD Big Grin, ficou dentrou da máquina quando o levei a arranajar, e lá ficou na loja... LOL

Pronto, resumindo, vou tentar agora com o CD que gravei do Windows 7.
TMN. Até já! Big Grin
Não formata se escolheres a opção certa. Startup Repair

Podes ver aqui

Já agora, para remover o Grub, na linha comandos (podes usar o dvd do Seven)

Código:
1) C:\WINDOWS
Escolhe 1, se pedir pass... escreve... claro.. =D
C:\WINDOWS>
Escreve,
C:\WINDOWS> CD..
C:\> FIXBOOT C:
C:\> FIXMBR
C:\> BOOTCFG /rebuild
Páginas: 1 2
URL's de Referência