Forum Pplware

Versão Completa: Comunicado Google sobre operações na China - Actualização
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
[Imagem: google-china-blogsearch-large.png]

No dia 12 de Janeiro, anunciámos neste blogue que a Google e mais de 20 outras empresas norte-americanas tinham sido vítimas de uma sofisticado cyber ataque com origem na China e que, durante a investigação a estes ataques descobrimos evidências que sugeriam que contas de Gmail de dezenas de activistas de direitos humanos com ligações à China haviam sido acedidas, de forma regular, por terceiros através de sistemas esquemas de phishing e malware colocados nos seus computadores. Tornámos também claro que estes ataques e a vigilância detectada – combinados com as tentativas, que tiveram lugar ao longo do último ano, para com vista a limitar a liberdade de expressão na China, incluindo o bloqueio persistente de websites como o Facebook, Twitter, YouTube, Google Docs ou o Blogger — levou-nos a concluir que não poderíamos continuar a censurar os nossos resultados no Google.cn.

Desta forma, ontem ao final do dia, deixámos de censurar os nossos serviços de pesquisa – pesquisa Google, Google News, e Google Imagens— no motor de pesquisa Google.cn. Os utilizadores que visitam o Google.cn estão, agora, a ser redireccionados para o Google.com.hk, onde não é realizado qualquer tipo de censura dos resultados e está disponível em chinês simplificado, especificamente concebido para os utilizadores na China e disponibilizado via os nossos servidores em Hong Kong. Os utilizadores de Hong Kong, por seu turno, irão continuar acesso ao tradicional serviço chinês sem censura também a partir do Google.com.hk. Devido a acréscimo de tráfego nos nossos servidores em Hong Kong e à natureza complicada destas alterações, os utilizadores poderão verificar um maior lentidão no serviço ou encontrar alguns produtos temporariamente inacessíveis enquanto procedemos a todas estas mudanças.

Encontrar uma forma de concretizar a nossa promessa de pôr fim à censura dos resultados no Google.cn foi difícil. Queremos que o maior número de pessoas possível no mundo tenham acesso aos nossos serviços, incluindo os utilizadores na China mas o Governo chinês tem sido claro nas nossas negociações que a auto censura é o um requisito legal inegociável. Acreditamos que esta nova abordagem disponibilizando resultados não censurados em Chinês simplificado em Google.com.hk é uma solução sensível para o desafios que enfrentamos — é totalmente legal e irá aumentar o acesso à informação das pessoas na China. Esperamos que o Governo Chinês respeite a nossa decisão mas estamos também cientes que, a qualquer momento, o acesso aos nossos serviços pode ser bloqueado. A partir de agora, passaremos também a monitorizar o estado completo do acesso aos serviços e criámos esta nova página Web, que passará a ser actualizada diariamente de modo a que todos possam ver quais os serviços Google disponíveis na China.

Em termos do desenvolvimento das nossas operações, tencionamos o nosso trabalho de Investigação e Desenvolvimento na China e manter ali a presença da força de vendas. A dimensão da equipa de vendas estará, como é óbvio, parcialmente dependente da possibilidade dos Chineses poderem aceder ao Google.com.hk. Finalmente, gostaríamos de deixar claro que todas estas decisões foram tomadas e implementadas pelos nossos executivos nos Estados Unidos e nenhum dos nossos colaboradores na China poderá ou deverá ser responsável por eles. Apesar de toda a incerteza e dificuldades que enfrentaram desde o nosso anúncio em Janeiro, continuaram focados em servir os nossos utilizadores e clientes. Estamos por isso muito orgulhosos deles.


In D&E
Pplware: O problema da Google.cn resolvido! (Criado por Pedro Simões em 22 de Março de 2010)
URL's de Referência