Forum Pplware

Versão Completa: Gmail adiciona a funcionalidade de alerta de Hacker
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Google criou um sistema alerta que avisa os utilizadores quando a sua conta de correio electrónico está sob suspeita de ter sido invadida por um cibercriminoso. A Google determina se o alarme deve soar através de um rastreio do endereço IP de cada ligação bem-sucedida, explicou a empresa.

O alerta apresenta um pop-up, informando o local associado ao último login. Se uma conta for acedida de um certo país e, algumas horas depois, alguém entra a partir de um território diferente, a mensagem de advertência também aparecerá no topo do ecrã.

No entanto, o sistema não se baseia apenas no rastreio de IPs, mas o gerente de produto do Gmail Will Cathcart explica que não foram apresentados mais pormenores aos utilizadores por serem mais «sofisticados» e impossíveis de entender de uma forma fácil. O objectivo é dar aos clientes mais informações sobre as actividades relacionadas com as suas contas de e-mail, explicou.

Fonte: Diario Digital
A Google, em todos os seus serviços disponibilizados ao público em geral, acrescenta um forte grau de segurança. Este suporte é continuo e cada vez mais exigente.

Desta feita, a Google implementou um novo mecanismo de segurança (passivo) para alertar os utilizadores de acessos potencialmente não autorizados às contas do Gmail.

A possibilidade de vermos o histórico de acesso à nossa conta de Gmail não é novo. Esta funcionalidade está disponível há já algum tempo e é extremamente útil para despistarmos eventuais acessos indevidos. A novidade agora implementada faz uso desta informação e aplica-lhe um pouco de inteligência.

Como devem ter já reparado têm no final da página do Gmail um link que vos permite aceder à informação sobre os últimos acessos à vossa conta. Ai encontram informação relativa ao tipo de acesso (Web, IMAP ou POP), a localização (Local e IP) e a data desse acesso. Podem ainda forçar o fim de algumas sessões que estejam abertas.

O mecanismo que a Google agora implementou faz uso dessa informação já disponível e passa a (co)relacionar geograficamente os acessos. Ou seja, se acederam em Portugal às 12:04 e estão a aceder às 13:27 nos Estados Unidos então é muito provável que os vossos dados de acesso à vossa conta esteja comprometidos.

Quando estes casos são detectados é mostrada uma mensagem na janela que o Google determina como sendo a fidedigna.

Fonte: Pplware.com [Criado por Pedro Simões em 25 de Março de 2010]
Finalmente, uma noticia em que não fico contra a Google xP

Fizeram bem esse sistema.
URL's de Referência