Forum Pplware

Versão Completa: Boot Camp em Linux ?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde,

Antes de mais devo dizer que sou um utilizador de Windows (actulamente com o Windows 7 Ultimate) mas sempre que posso dou uma espreitadela ao Linux (nomeadamente Ubuntu por ser a mais conhecida) e fico cada vez mais agradado com o aspecto e funcionalidade desse SO principalmente com a última versão (10.04) que para já ainda é uma versão Beta.
Gostava de no futuro migrar em definitivo para Ubuntu mas tenho algumas limitações nomeadamente a nível profissional pois trabalho com algumas empresas que dispões de software próprio que só corre em ambiente Windows. Daí ter algumas dúvidas:

- Existe algum tipo de software para Linux semelhante ao BootCamp para Apple? Dessa forma podia ter Windows instalado em Linux sem problemas e correr os referidos programas.
- As últimas versões do Ubuntu já têm compatibilidade com todas as redes Wireless? Cheguei a experimentar o Ubuntu 9.04 e não reconhecia a minha rede da empresa.

Espero que me possam ajudar.

Cumprimentos,
Manuel Costa
das duas uma, ou usas o wine caso tenha suporte para as aplicaçoes q necessitas, ou instalas uma virtual machine. qt à compatibilidade com o wireless estas à vontadeWink

cumps
À semelhança do BootCamp para Mac, no Linux pode-se utilizar um software para criar máquinas virtuais e assim correr o Windows e as aplicações que lá deseje instalar, um exemplo deste tipo de software é o VirtualBox da Oracle, que também tem versão para Windows (http://www.virtualbox.org/ ). Quanto às redes wireless, actualmente o Ubuntu (bem como a maioria das distribuições Linux) funciona sem qualquer problemas com qualquer tipo de tecnologia de encriptação de redes. O que poderá estar a acontecer é o Ubuntu não ter drivers de origem para a sua placa de rede, caso seja esse o caso deverá ligar o seu computador através de um cabo ethernet à internet, ir ao menu Sistema > Administração > Controladores de Hardware e activar os respectivos drivers.
(30-03-2010 20:22)Guilherme de Sousa Escreveu: [ -> ]das duas uma, ou usas o wine caso tenha suporte para as aplicaçoes q necessitas, ou instalas uma virtual machine. qt à compatibilidade com o wireless estas à vontadeWink

cumps

(31-03-2010 00:28)pmsm1100 Escreveu: [ -> ]À semelhança do BootCamp para Mac, no Linux pode-se utilizar um software para criar máquinas virtuais e assim correr o Windows e as aplicações que lá deseje instalar, um exemplo deste tipo de software é o VirtualBox da Oracle, que também tem versão para Windows (http://www.virtualbox.org/ ). Quanto às redes wireless, actualmente o Ubuntu (bem como a maioria das distribuições Linux) funciona sem qualquer problemas com qualquer tipo de tecnologia de encriptação de redes. O que poderá estar a acontecer é o Ubuntu não ter drivers de origem para a sua placa de rede, caso seja esse o caso deverá ligar o seu computador através de um cabo ethernet à internet, ir ao menu Sistema > Administração > Controladores de Hardware e activar os respectivos drivers.


Obrigado aos dois pelas respostas e, apesar de saber que vou entrar um pouco em off-topic, gostava que me pudessem responder (ou encaminhar para um tópico que me possa responder) a estas questões. Não tenho grande prática com máquinas virtuais; aliás, experimentei uma vez e fiquei algo desiludido pois depois de pôr o Ubuntu a correr virtualmente quando tentei fazê-lo a 2ª vez tive que repetir todo o processo de instalação. Ou seja, como faço para que um sistema operativo fique instalado definitivamente mas virtualmente? Ou seja, não o quero instalar todas as vezes que inicio a minha máquina virtual.
Espero ter-me feito entender Confused

Cumprimentos,
Manuel Costa
@manewinho
Provavelmente não instalou correctamente o Ubuntu (talvez por lapso estivesse a correr sempre em live cd??). Sou utilizador de Ubuntu 10.04 e tenho o Windows XP instalado no VirtualBox sem problemas a correr as aplicações que desejo.

http://www.psychocats.net/ubuntu/virtualbox
Podes ter os dois sistemas instalados usando um ambiente virtual ou em dual-boot. Se trabalhas em 3D o melhor será sempre dual-boot pois virtualização com 3D fica muito aquem...
A migração tem que ser feita devagar, eu usei sempre dual-boot só ia ao windows para determinadas aplicações, resto do tempo estava no ubuntu.
URL's de Referência