Forum Pplware

Versão Completa: HTML5 vs Flash
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Depois de em 2008 a W3C (consórcio de empresas de tecnologia) anunciar a primeira especificação do HTML 5, este atingiu grande hip por causa do iPad mas quais as suas vantagens em relação ao Flash?

HTML 5 novidades:
Aplicações web Offline:
Bancos de dados locais
Canvas: Esta alteração permitirirá desenhar na página por meio de funções APO, todo o tipo de formas estas poderão estar animadas, isto é exatamente o que o Flash faz hoje.
Estrutura do corpo
Etiquetas para conteúdo específico
Geolocalização
Fim das etiquetas de apresentação
Novas APIs para interface de utilizador
Web Workers

Adobe Flash Player características:
Máquina virtual utilizada para executar arquivos SWF
Contém suporte para ActionScript.
O Flash player é designado para exibir todo o tipo de formas que poderão estar animadas..
É um plugin externo para os navegadores.

HTML 5 vs Flash
Teste do New York Times

No Mac
O New York Times fez uma comparação entre as duas linguagens.
No Mac utilizando o Safari o HTML 5 foi mais eficiente consumiu 12.39% de CPU. Já o Flash Flash 10.1, consumiu 32.07%.
No Google Chrome, Flash e HTML5 foram igualmente ineficientes , consumiram cerca de 50%
No Mozilla Firefox, o Flash funcionou um pouco melhor do que no Safari e o HTML 5 um pouco melhor do que no Google Chrome.

No Windows
Safari
Nesta altura o Safari ainda não reproduzia videos HTML 5 no Windows. O Flash 10.0 utilizou 23.22% CPU mas o Flash 10.1 utilizou só 7.43 CPU
O Google Chrome foi mais eficiente em Windows do que em Mac e o Flash 10.0 24% mais eficiente que o HTML 5 enquanto o Flash 10.1 foi 58% mais eficiente.
No Firefox o Flash 10.0 utilizou 22% CPU enquanto o Flash 10.1 utilizou 6%
No IE8, Flash 10.0 utilizou 22.41% CPU e o Flash 10.1 14.62% CPU

Como podem ver o HTML 5 conseguiu ser de facto mais eficiente que o Flash mas esta não foi uma superioridade esmagadora.

By: Tiseac (juntando toda a informação na Web)
Pelo que consigo ver, para já, é que a não ser que utilizemos MAC, o Flash continua a ser a alternativa mais viável.. Mas isto sou eu a ver, na óptica do utilizador comum (um noob Tongue)!
@v_andre segundo estes testes sim, mas lembro que o HTML 5 é uma linguagem ainda experimental que só estará totalmente pronta lá para 2012, portanto ainda devem haver muitas melhoriasWink
Interessante, falei sobre esse artigo há alguns dias e a conclusão foi essa: Flash bom para Windows, Mau para MAC. HTML5 melhor do que Flash? No Mac Sim, nos "Windows" ainda não...

Mas tal como a guerra de navegadores, guerra de SO's... cada um tem a sua opinião Wink
@Cognitivo agora que vejo foi no seu site que eu encontrei o link para o artigo do New York Times. Fiz a minha própria tradução mas utilizei alguns elementos da sua espero que não se importeWink.
Só um reparo, onde diz:
"No Firefox o Flash 10.0 utilizou 22% CPU enquanto o Flash 10.0 utilizou 6%"
o último será o 10.1 à partida...

Quanto ao artigo, sempre me deu mais a impressão que tenha o flash os problemas que tiver, o mau desempenho no Mac deve-se mais a casmurrice do que outra coisa.
E tal como o Tiseac disse, o HTML5 será na minha opinião o futuro, mas ainda não está pronto.
Vamos esclarecer de uma vez por todas. HTML5 é o melhor standard para conteúdos WEB, do que o Flash. O Flash é mais especifico para outras coisas, mas NUNCA deveria ter sido usado como standard para conteúdos. É pesado, e requer muitos recursos.

No entando podem ver que não é teimosia da Apple, a propria Microsoft já disse que o Flash no WindowsPhone7 não é para já. Nem eles se sentem convencidos. A Adobe agora virou-se para a plataforma Android para tentar comprovar algo, mas não convenceu ninguém ainda.



O que vemos no video?
Um site cheio de conteudo de flash, arrasta-se.
Os videos, não correm com grande fluidez. Sendo a media de FPS de um video 24, 25 e 29 frames, ele só os consegue a correr numa média de 10-15fps, contrariando o HTML5, que em video corre directamente o Mp4/H.264 com o desempenho normal.

Sugiro também que façam isto:

Abram este video num browser compativel com HTML5


E mais abaixo, na info do video cliquem no botão “Swich to HTML5 Player”, ou seja, ele irá correr todos os videos do Vimeo em HTML5, e vejam a qualidade.

Ao contrário do Youtube na fase BETA, o Vimeo em termos de qualidade (igualmente em fase beta) já está mais avançado e vejam a leveza com que ele corre o video.
@Shadow está corrigido obrigado.
@aFriend também concordo que o HTML 5 será o futuro dos conteúdos Web, até porque como disse atrás este será muito melhorado até à sua versão finalWink
Agora que todos os Browsers asseguram compatibilidades futuras com HTML 5 este provavelmente irá matar o Flash, porque os programadores se sentirão seguros para mudar para HTML 5.
Tiseac, exactamente Wink

O que a Adobe quer é Smartphones compativeis com o Flash 10.1 para tirar recursos do GPU, e o que a Apple quer é um formato que corra bem, sem a necessidade de CPU's especificos.

Para além de que o Flash 10.1 não faz milagres, ele ao tirar proveito do CPU+GPU só irá fazer os smartphones para além de mais lentos, gastar ainda mais bateria. Quando o HTML5, faz isso apenas com o CPU, usando menos recursos e tirando o mesmo proveito ou até melhor, e é claro, com o seu desenvolvimento, melhor ficará.

Um breve exemplo, é vermos como se comporta um video .FLV ao lado de um video .Mp4 .. ou .Ogg ... Qualidade, Performance, e Processos Requeridos. Todos eles dão mais vantagens ao video Mp4/OGG do que ao FLV.

Um FLV só corre rápido, sacrificando a qualidade.
(02-04-2010 16:21)aFriend Escreveu: [ -> ]No entando podem ver que não é teimosia da Apple, a propria Microsoft já disse que o Flash no WindowsPhone7 não é para já. Nem eles se sentem convencidos. A Adobe agora virou-se para a plataforma Android para tentar comprovar algo, mas não convenceu ninguém ainda.
Mas aí já estás a falar em plataformas mais reduzidas, no caso do MacOS continuo a pensar que seja teimosia, por exemplo o win, firefox.... todos se adaptaram melhor ou pior.


E já agora, muito se fala na net e comentaste noutro post o mesmo:
"porque eles sabem que a Apple tem a força suficiente para matar o Flash."
...é assim eu posso estar mal informado, mas além de criticas da Apple para a Adobe e vice-versa, eu não tenho visto a Adobe fazer nada no sentido de lutar pelo Flash.
"HTML 5 este provavelmente irá matar o Flash"
...será que a não é a própria Adobe que está a deixar morrer o Flash??
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência