Forum Pplware

Versão Completa: Nova Técnica de Software permite que Programas ganhem até 20% em Desempenho
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os pesquisadores da State University do Estado da Carolina do Norte nos EUA, desenvolveram uma nova abordagem no desenvolvimento de software para que programas como navegadores e processadores de texto, possam utilizar múltiplas threads.
Embora esta capacidade já exista em jogos de PC e muitas outras aplicações, surge agora um processo de aproveitamento para a globalidade dos programas existentes, dado que muitos programas comuns ainda despejavam todo o processo para um núcleo, não aproveitando a capacidade dos restantes.

De acordo com os pesquisadores, usando esta técnica nos programas mais tradicionais é possível um aumento de 20% no desempenho dos mesmos, e eventualmente incorporar novas medidas de segurança.

[Imagem: processor_wif_cores.jpg]

Para que possamos entender como este processo é feito, falarei de algumas bases.
Cada CPU possuía apenas 1 núcleo, actualmente a tecnologia avançou de tal forma que é comum termos entre 4 a 8 núcleos no mesmo CPU, mas para que estes núcleos sejam usados é necessário o programa ser separado em threads,em que cada núcleo corre uma parte diferente do programa em simultâneo. O processo de dividir um programa em threads é chamado paralelismo, e permite que os computadores corram os programas com maior rapidez.

Até agora aplicar este principio em processadores de texto e browsers era extremamente complicado. Esta nova técnica permite que estes programas sejam separados em threads usando abordagens não-tradicionais.
Todos os programas consistem em várias etapas, eles realizam um cálculo, em seguida executam uma função de gestão de memória - armazenando ou libertando a mesma. Estes passos são repetidos muitas vezes num só ciclo.
A novidade está na remoção da gestão de memória para um thread em separado, tornando assim o programa mais eficiente.

O separar da gestão de memória, pode abrir portas a novas "funções" dentro dos programas que permitam identificar anomalias no comportamento do programa, ou apenas verificações de segurança adicionais.


O Papel "MMT: Exploiting Fine-Grained Parallelism in Dynamic Memory Management", será apresentado dia 21 de Abril no simpósio "IEEE International Parallel and Distributed Processing" em Atlanta.



Nota: Threads - normalmente é associado a um núcleo, ou seja 1 threads - 1 núcleo; mas nem em todos os casos isto está correcto, por exemplo um computador com HT possui a capacidade de ter 2threads por cada núcleo, ou seja 2threads lógicos-não físicos (neste caso a eficiência não é tão grande).

in North Carolina State University - NEWSROOM
URL's de Referência