Forum Pplware

Versão Completa: Google leva a "privacidade" para outro nível
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Hoje decidi instalar o Google Earth, coisa que já não fazia a algum tempo já que o normal é recorrer ao maps.google.com para visualizar mapas.

Fui ao site normal http://earth.google.com e fiz o download do software e instalação normal, mas ao tentar abrir o Google Earth recebo uma notificação no minimo "estranha" ...

[Imagem: privacy1.png]


Pois, ao que parece agora sou obrigado a ter que instalar o Google Update em Background é se quero usar o seu software! Ou seja, ele pode coletar todo o tipo de informação que assim entender tudo para o bem da nossa privacidade!

[Imagem: privacy2.png]

Parece contraditório mas é verdade! O programa diz que quer instalar o Google Update para nos actualizar o software de forma automática e segura.. até aí tudo bem, mas decidi fazer aquilo que pouca gente faz. Ler as politicas de privadade e lá encontro outra informação complementar e útil, e muito provavelmente do desconhecimento de quem usa Software da Google (Chrome, Google Earth, etc) que diz muito resumidamente que o software dá direitos ao Google de colectar todo o tipo de informação que achar necessário de forma transparente?!.. é no minimo.. caricato, já que eles nem sequer indicam que informação é obtida...

Isto já parece um cavalo de troia dos tempos modernos...

Ao ponto que o Google chegou...

Quando essa informação era colectada directamente dos programas, tudo bem, agora ser obrigado a ter que instalar o Google Update, dando ao Google o direito de actualizar e instalar automáticamente o que entender, sem necessitar a ordem do utilizador, já começa a ser um "pouco" abusivo a meu ver. Por norma gosto de ser eu mesmo a fazer isso, por isso acho que deveriamos ter liberdade de escolha. Claro que sendo o Software da Google eles fazem o que entender, afinal de contas não é pago, mas quanto a mim, só me dão motivos para não o usar. Acho natural que retirem informação para melhorar os seus serviços e oferecer o melhor aos consumidores, agora levarem as coisas para um nível destes é no minimo, abusivo!
Citar:... mas decidi fazer aquilo que pouca gente faz. Ler as politicas de privadade...
Também o faço, mas é só mesmo por ser algo "discreto"... Big Grin
Google Update? Aqui não! Wink
É que antes não eramos obrigados a ter que instalar esta porcaria em Background.... é isto que acho inadmissível. Que eles sempre tiraram informação de tudo o que fazemos isso é natural e sempre fez parte da politica deles, agora chegar ao ponto de para usar um simples programa sermos obrigados a instalar o Google Update já começa a ser demais.

Tive que fazer este topico porque é bem informativo para alguns mais distraidos que não saibam disto, e outros se calhar até já sabiam...

Ps. Acabei por desinstalar o Google Earth, já que ter que instalar um "extra automático" vai contra as minhas politicas de privacidade. Não sei o que ele fará cá em Background mesmo quando eu não estou a usar software da Google.
É simples, vais a "C:\Users\*\AppData\Local\Google\Update" (Windows 7), e eliminas... Mr Green
Quando o fazes, e quiseres actualizar algum software da Google, como por exemplo o Chrome, ele diz "O servidor de actualização não está disponivel"... Unsure
Isto é óbvio para toda a gente... E não é só o Google Update...
A resposta disto tudo, desta "falta de privacidade" (ou não) é feita com a seguinte pergunta: Para que serve o Google? Wink
Esse não é o metodo mais correcto Wink

O ideal é fazer um "Kill" à aplicação, remover dos "startup programs" (Com por exemplo o CCleaner) e depois é que sim, pode ser removido...

Soluções à sempre, mas o importante é que se mantenha o pessoal informado o máximo possível para ter cuidado com o que instala, mesmo que o software seja de uma empresa "segura" como o Google.

Não se trata do Google retirar informações do que pesquisamos.... trata-se apenas do "abuso" de ter que instalar um software automático que pode fazer o que quiser em background mesmo não usando o software da Google.

Já agora deixo a dica para quem usa MacOSX ... já que o Google anda a fazer cada vez mais "maroscas" para que o GoogleUpdate não seja de fácil instalação e se instale automáticamente sempre que usamos algum software da Google.

http://www.macosxhints.com/article.php?s...4045847496
Sim, mas no entanto ele é "usado" quando as aplicações actualizam...
Logo, o "kill", seria modificar o ficheiro, que foi o que fiz, de ".exe" ficou ".exe0"... Big Grin
Resulta! Wink
(09-05-2010 16:26)aFriend Escreveu: [ -> ]Soluções à sempre, mas o importante é que se mantenha o pessoal informado o máximo possível para ter cuidado com o que instala, mesmo que o software seja de uma empresa "segura" como o Google.

Bravo, é esse o espírito! Smile
Quando vi este tópico fiquei com curiosidade por isso reinstalei o Google Earth, mas a mim não me pediu para instalar Google Software Update, pelo sim pelo não fiz CTRL ALT DEL, para ver se tinha alguma coisa a correr em background e não tenho, estou a utilizar Windows 7.

Amanhã testo no Ubuntu e digo alguma coisa.
Qual é o mal de a Google guardar as vossas informaçõe?

Sabem a finalidade?! Se calhar é para melhorar os seus serviços e não para usar em algum mal...

O meu Google Chrome está sempre actualizado....

@avlisrotiv: já pensaste que se calhar a Microsoft também guarda, envia e usa as informações que tu fazes no computador?????

Já tentaram fazer um search no Windows XP e ver os pacotes que estão a ser enviados??

Se calhar aí tens um nivel mais grave com que te preocupar....

Tens sempre uma solução: Ubuntu!
xOy, não percebi o teu comentário, não perguntei nada, e de nada duvidei... Se leste alguma coisa, irás verificar que não estou minimamente preocupado com isso. Eu não sou o autor do tópico! Smile
Apenas opinei! Think about that, ok?
Wink
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência