Forum Pplware

Versão Completa: Disco Rigido (Formatar espaço livre)
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Estou com problemas em formatar uma partição de modo a conseguir usa-la no Ubuntu e no Windows, tentei formatar em FAT32 mas nao resultou. Talvez por ter em cima a indicação de (Estendida), fazendo como que so seja reconhecida no ubuntu. Se alguem me poder ajudar a "retirar" a (Estendida) para poder formatar o Espaço livre e conseguir usar a partição em ambos os SO's
[Imagem: discou.jpg]
Hum estás a tentar criar uma partição nesse espaço livre no Ubuntu? Com que aplicação?
Penso que talves nao seja possivel a criares dentro da partição estendida se o Espaço Swap estiver a ser utilizado pelo teu sistema nesse momento.

Uma ideia seria usar o GParted, fazendo swapoff (botão direito do rato em cima da partição e encontrarás essa opção) da partição Swap de 4GB e de seguida tentar de novo.
Outra ideia seria, com um LiveCD de uma distro Linux, utilizando o GParted, fazer todas essas alterações sem problemas.

Sugiro que faças backup dos teus dados importantes enquanto estiveres a fazer alterações na tabela de partições Big Grin

Espero ter sido util Smile
Acho que ja está resolvido.
Tive que usar o LiveCD para apagar a partição estendida e voltar a criar a swamp para ficar com o outro espaço livre. E nao foi necessario mexer nas partições de dados.

Obrigado pela dica
Ainda bem que já está tudo em ordem Big Grin

Um pequeno offtopic:
De qualquer das formas pelas minhas contas atingiste o limite maximo de 4 partições nesse disco.
Se por acaso precisares de mais, necessitarás de criar uma partição estendida, onde depois colocarás lá dentro outras partições "logicas", ficando a partição estendida a contar apenas como uma no tal limite de 4 partições.
Fica descansado que as partições dentro da partição estendida, são reconhecidas pelo Windows dependendo do seu formato (como qualquer outra partição).

Eu proprio tenho o Windows instalado dentro de uma partição logica de 20GB (formato: NTFS) dentro de uma partição estendida.

Boa sorte com isso Big Grin
URL's de Referência