Olá a todos!
Adicionei um segundo disco ao Ubuntu e criei nele duas partições com o comando “fdisk /dev/sdb”. Formatei a primeira partição em EXT4 (mkfs -t ext4 /dev/sdb1) e a segunda partição em NTFS (mkfs -t ntfs /dev/sdb2) e não criei Pontos de Montagem para nenhuma delas.
O meu problema é que quando tento aceder às duas partições o sistema na primeira vez pede-me sempre autenticação.
Como posso evitar que o sistema me peça sempre autenticação no acesso às partições?
Obrigados
Editas o ficheiro /etc/fstab e adicionas lá essas entradas para que ele quando inicie o sistema te monte a partições
Código:
sudo gedit /etc/fstab
e colocas algo do género
Código:
/dev/sdb1 /mnt/disk1 ext4 defaults 0 0
/dev/sdb2 /mnt/disk2 ntfs defaults 0 0
Só tens que ter em atenção é de criar as directorias onde as partições vão assentar
Código:
sudo mkdir /mnt/disk1
sudo mkdir /mnt/disk2
Após isto podes fazer
Isto vai fazer com que ele te "corra" o fstab e te monte o que não tiver montado.
Após iniciares o sistema da próxima vez, as partições já estarão montadas e com "user access".
Espero ter ajudado,
Abraço
sLUGo, obrigado pela atenção.
Através de pontos de montagem eu já sabia fazer.
O que eu queria era ter acesso às partições, sem pontos de montagem, e não ter de fazer login (não sei se é uma boa politica trabalhar assim com o linux e por isso agradeço comentários).
Não entendi, explica lá isso melhor.
Uma partição tem que ser montada para que o sistema possa fazer uso dela.
Logo é impossível "ter acesso às partições, sem pontos de montagem"...
Da maneira que sugeri acima, não necessitas de login para a montagem ser feita.
No Ubuntu se eu for ao menu "Locais/Computador" eu visualizo ai todos os discos reconhecidos pelo sistema. Então acedo ao disco pretendido.
Qual é o inconveniente de trabalhar assim?
Penso que nenhum.
E qual é o inconveniente de montares os discos no ínicio? Podes sempre criar um grupo e adicionar os users que podem aceder a esse disco, e no fstab na "coluna" das opções defines o grupo.
Uso GNU/Linux há muito tempo e sempre usei este método de utilizar o fstab para gerir a montagem de partições. Até hoje nunca tive problemas.
sLUGo, mais uma vez obrigado pela tua ajuda e opinião, mas continuo a perguntar se existe forma de ultrapassar o login no acesso às partições sem ponto de montagem?
Eu utilizo um programa que no início me monta automaticamente a partição do windows, sem ser preciso a pass.. mas já não tenho a certeza do nome, vou tentar procurar!